Segue a história da Volkswagen e MWM até meados do anos 2000
Volkswagen
A Volkswagen do Brasil iniciou suas atividades em 1953, em São Bernardo do Campo, SP produzindo vários tipos de automóveis e utilitários. Em maio de 1969 é inaugurada em Santo André a fábrica de caminhões Dodge, da Chrysler. Em janeiro de 1979, a Volkswagenwerk A.G. adquire 67% das ações da Chrysler Motors do Brasil Ltda. e em novembro de 1980 a Volkswagen adquire os 33% restantes.
Em fevereiro de 1981 é criada a Volkswagen Caminhões Ltda., com capital de 4 bilhões de cruzeiros e em março deste mesmo ano são lançados os caminhões VW.11.130 , com motor MWM D-229 de 6 cilindros.
Em julho de 1984 é encerrada a produção de caminhões marca Dodge e a VW Caminhões Ltda. é substituída pela Divisão de Caminhões da Volkswagen do Brasil S/A.
Em outubro de 1987 é lançado o chassi para microônibus 7.90 e, finalmente, o de ônibus, começando com o modelo 8.140 CO (urbano). Nesse mesmo ano, a Volkswagenwerk A.G., de Wolksburg, e a Ford Motor Company, de Dearborn (EUA), concluíram, no dia 1° de julho, todos os atos legais necessários à constituição de uma nova empresa, a Autolatina Comércio e Participações Ltda., com capital formado por 51% de ações da Volkswagen do Brasil S/A e 49% de ações da Ford Brasil S/A.
Em junho de 1991 entra em experiências o protótipo do ônibus da Autolatina, com carroceria Marcopolo e mecânica Volkswagen - Ford.
O primeiro ônibus encarroçado com chassi Ford começou a ser testado em março de 1992, prevendo-se o seu lançamento comercial em janeiro do ano seguinte. A carroceria era Busscar e o motor, MWM, série 10, câmbio Eaton de cinco marchas à frente e uma à ré. Outro veículo, dessa vez com uma carroceria Torino da Marcopolo, a empresa Transportes Urbanos Piratininga de São Paulo (Tupi) se encarrega de testar. Era o Ford B-1618, com motor MWM 6-10, 6,5 litros, 184 Cv de potência e 6 cilindros em linha.
Ao mesmo tempo é lançado o Volksbus 16.180 -CO, também com motor MWM 6,10. Pouco depois a Ford lança um novo chassi, com carroceria Engerauto, batizado de Padron Popular. Esse novo veículo vinha com doze metros de comprimento, três portas largas e motor dianteiro.
Em 1° de dezembro de 1994, exatamente 88 meses depois de unidas em torno da Autolatina, a Ford e a Volkswagen anunciam a separação de suas operações no Brasil e na Argentina, acabando assim a Autolatina.
Em 1995 é iniciada a montagem de chassis de ônibus, numa instalação provisória da nova fábrica da Volkswagen em Resende, RJ. Foi produzido o Volksbus 16.180 CO, um chassi para ônibus urbano com motor dianteiro, desenvolvido dentro do conceito de engenharia como parceria entre montadora, fornecedor e cliente. Como resultado dessa participação, conseguiu-se um veículo considerado de encarroçamento mais fácil do que os da concorrência; o assento do motorista seria regulável na altura, na lateral e no encosto. O capô que cobre o motor recebeu um isolamento termo-acústico reforçado e a suspensão era, segundo a fábrica, mais adequada às condições das vias públicas brasileiras, com lombadas, depressões e buracos.
MWM
A MWM Motores Diesel é um dos maiores fabricantes de motores Diesel da América do Sul. Os motores MWM são desenvolvidos no Centro de Engenharia e Pesquisas da própria empresa, fabricados através de processos de produção e equipamentos de última geração. Nela são fabricados motores veiculares, estacionários, marítimos e agrícolas, equipando também os caminhões e ônibus da Ford, Volkswagen e Agrale. Seus motores são exportados para mais de 30 países e, em 40 anos de atividade no Brasil, já produziu mais de 800.000 motores.
A empresa está instalada em uma área total de 85.000 m2, com área construída de
44.000 m2, na Av. das Nações Unidas, 22.002, em São Paulo, e tem capacidade de produção anual de 75.000 motores.
Sua história se resume nas seguintes datas relevantes:
1883 -Carl Benz funda, na Alemanha, a Benz e Cia., com fábrica em Manhein; fabricação dos primeiros motores diesel estacionários.
1886 -A Benz e Cia. fabrica o primeiro automóvel do mundo.
1922- A Benz e Cia. divide-se em duas, formando a MWM (Motoren-Werke Manhein AG), que ficou com a produção de motores estacionários de grande porte, e a Daimler-Benz AG, em Stuttgart, para fabricação de motores de pequeno porte e automóveis.
1924- A Benz e Cia. se junta à Daimler & Cia e forma a Daimler Benz AG para fabricar veículos e caminhões Mercedes-Benz.
1926 -A MWM passa ao controle do grupo industrial Knorr (Knorr -Bremse GmbH) , empresa alemã de fabricação de freios rodoviários e ferroviários.
1933 -A MWM entra no segmento de motores pequenos e médios para aplicação estacionária e agrícola, completando assim sua linha de produção.
1945- Setenta por cento da fábrica é destruída pela Segunda Guerra Mundial
1953- Abre seu primeiro escritório no Brasil.
1956 -Início da produção no Brasil de motores marítimos e estacionários.
1959 -Início da produção de motores agrícolas para equipar máquinas da marca Fendt.
1960- Início da parceria MWM/Valmet, com o fornecimento de motores KO12 para máquinas agrícolas.
1964 -Início de fornecimento dos motores KOl12 para a Valmet.
1966 -Início de parceria com a Miiller com o fornecimento de motores para equipamentos rodoviários.
1968- A Valmet adota a nova linha de motores 0-222 de 3 e 4 cilindros.
1969- Início de parceria com a Santa Matilde, com fornecimento de motores 0-225-3 para colheitadeiras agrícolas.
1971 -Início de parceria com a Fiatallis.
1973 -A MWM entra para o mercado veicular-automotivo, com o motor 0-225, para equipar os caminhões Dodge 0950 da Chrysler.
1974- Início da parceria com a Ford para fornecimento do motor 0-2264 que equipa o caminhão leve F-4000.
1977- Início da produção da série 0-229.
1979 -A Ford lança a pick-up F-1000, com motor MWM 0-229-4.
1980 -A Volkswagen incorpora a Chrysler do Brasil e mantém a linha de caminhões com motores MWM.
1981 -Início de parceria com a Agrale, com fornecimento de motores veiculares para linha de caminhões.
1987 -A união da Ford e Volkswagen cria uma nova empresa, a Autolatina.
1987- Nasce o primeiro caminhão leve com motor MWM, turboalimentado de fábrica, 7.11055, com o motor TD.229-EC-4.
1989 -Início da parceria com Alfa Metais. Fornecimento de motores para caminhões Puma.
1990 -A Agrale lança sua linha de tratores com motor MWM.
-A MWM apresenta a nova Série 10 de motores Diesel de última geração.
1991 -A Volkswagen introduz a Série 10 em seus caminhões médios.
1993- A Volkswagen e a Ford lançam chassi para ônibus urbano, com motor MWM de 6 cilindros, Série 10
-A Volkswagen exporta caminhão 8.140, com motor MWM, para a Alemanha.
Fonte: Ônibus: uma história do transporte coletivo e do desenvolvimento urbano no Brasil (Livro)
Autor Waldemar Corrêa Stiel
São Paulo: Comdesenho Estúdio e Editora, 2001
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