Olá pessoal,
Hoje como história da semana, venho contar a história da Eucatur, empresa Paranaense situada em Cascavel-PR, a terra dos Mascarellos
Sobre a empresa
A Eucatur - Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo Ltda. é uma companhia brasileira de transportes rodoviários de passageiros e cargas, transporte urbano de passageiros e táxi-aéreo. Sediada na cidade paranaense de Cascavel, conta com mais de cinco mil funcionários e transporta cerca de 270 mil passageiros por dia. A empresa não divulga números sobre sua frota.
Linhas
Presente em 23 estados brasileiros, além da Venezuela, Bolívia e Paraguai, a Eucatur atende linhas de grandes distâncias. Entre as principais estão:
- Porto Alegre-Cascavel
- Florianópolis-Campo Grande
- Cascavel-Porto Velho
- Colatina-Porto Velho
- São Paulo- Tubarão
- Cascavel-Alta Floresta
- Porto Alegre-Aripuanã
- São Paulo-Aripuanã
- Porto Alegre-Florianópolis
- Porto Alegre-Cascavel
- Curitiba-Campo Grande
- Curitiba-Porto Velho
- Cascavel- Rio Branco
- Maringá-Porto Velho
Fundada por Assis Gurgacz, vendedor ambulante que investiu no transporte rodoviário de passageiros. No dia 31 de março de 1964 Gurgacz adquiriu o carro e a linha que fazia a ligação de Cascavel ao então distrito de Santa Tereza.
O empresário Assis Gurgacz desde menino visualizava seu sonho em ter uma empresa de ônibus. Mais tarde, já jovem, começou com um caminhão no transporte de mercadorias, mais precisamente levando feijão e milho do Paraná para São Paulo. Cascavel nessa época era um dos municípios que mais cresciam no estado do Paraná.
O transporte coletivo na região inexistia. Algumas tentativas frustradas foram realizadas, mas devido a carência de estradas e as dificuldades das viagens logo desestimulavam qualquer empresa. Através de muitos contatos, nas conversas dos dia-a-dia com colonos e moradores de Cascavel, Gurgacz percebeu uma oportunidade de concretizar seu sonho no transporte de passageiros, fato que o tornaria figura destacada no setor em nosso país.
A compra se deu por uma negociação de 10 alqueires de terra e 6 cabeças de gado. A linha praticamente não tinha valor, ao contrário do ônibus. Sessenta dias depois o carro já não suportava a demanda, quando Assis Gurgacz se deslocou para a cidade de Erechim/RS com um jipe e deu o mesmo de entrada na compra de um ônibus Ford F-600 (Conhecido como caixote) da Empresa União Erechim (atual Unesul), para fazer a linha Cascavel a Guavirá. Dirigir, cuidar da manutenção e da limpeza eram tarefas realizadas pelo próprio empresário. Foi nesse momento que surgiu a ideia do nome da empresa, União Cascavel, que demonstrava o interesse de seus fundadores em unir a região Oeste do Paraná, prestando serviço pioneiro no transporte de passageiros.
Abrir estradas, atender as cidades, transportar seus passageiros e desenvolver a região. Estes foram os pontos iniciais da Eucatur, conquistados com muito trabalho para o oferecimento de qualidade no transporte, pois a medida que novas estradas foram abertas, a empresa cresceu e passou a ligar os municípios de Catanduvas, Boa Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques à Cascavel.
Rumo a Rondônia
Como consequência do progresso na região, a empresa também expandiu e buscou apoio junto a Empresa Sulamericana, que vendeu sete veículos para a Eucatur, de forma parcelada. Na mesma época o turismo começa se fortalecer e a empresa decidiu abrir fronteiras e percorrer o território brasileiro.
Em 1970 veio o primeiro ônibus novo, o número 40 (modelo Mercedes-Benz LPO 1113, carroceria Incasel Continental II versão super luxo, com 32 lugares). Nesse momento a Eucatur já atendia também as localidades Guavirá, Alvorada, Braganey, Porto Pichek, Cachoeira, Campo Bonito, Rio da Paz, Catanduvas, Mato Ralo, Ibiracema, Alto Alegre, Três Barras do Paraná e Capitão Leônidas Marques, bem como a ligação Guaraniaçu x Catanduvas e da linha municipal Capanema x Porto Busato.
Assis Gurgacz observou que Rondônia seria uma área a ser muito explorada e que teria acelerado crescimento. Em 1972 um ônibus de sua empresa partiu em direção ao Território transportando colonos interessados nas terras rondonienses. Foram quatro dias de viagem. Começa então a epopéia da Eucatur na região norte do Brasil.
O fluxo migratório crescia e a empresa oferecia apoio àqueles que chegassem ao desconhecido local com o auxílio de regularização dos papéis para a posse da terra. A vasta região de floresta proporcionava incontáveis desafios. As estradas, todas de terra, tornavam-se verdadeiras armadilhas nos períodos chuvosos. Barro, atoleiros, lamaçais, doenças, buracos eram o que a infra-estrutura da época oferecia.
A solução para enfrentar o caos era ter uma tremenda força de espírito e possuir veículos que agüentassem o tranco das adversidades. Gurgacz não poupou esforços em desatolar ônibus, nem para conseguir melhores estradas. Dentre suas participações como interessado do desenvolvimento local está o engajamento para a chegada do asfalto na BR 364, principal ligação com o sul do país.
Fase gloriosa
O ano de 1972 seria, sem dúvidas, um marco para a empresa. Acreditando no progresso da região Norte do Brasil, até então inexplorado, no dia 21 de agosto, Assis Gurgacz iniciou a primeira viagem para o então Território Federal de Rondônia, fazendo da Empresa União Cascavel a primeira (e então única) a atender uma linha regular de transporte rodoviário de passageiros ligando o Sul ao Norte do país.
Desenvolvimento Conjunto
Eucatur também tem urbanos... |
No princípio as viagens se davam a cada 60 dias, reduzindo-se para 30 e depois 15 dias, até se tornarem diárias. A agricultura na região sul do Brasil crescia de maneira rápida. A mecanização e a ameaça de desapropriação de terras, devido à construção da Hidrelétrica de Itaipu, levaram os pequenos agricultores e famílias gaúchas, catarinenses e paranaenses a venderem suas propriedades e a se deslocarem para outras regiões do país, principalmente o Norte e Centro-Oeste do Brasil utilizando os serviços da empresa para o transporte de móveis, materiais de construção, animais domésticos, para o início de uma nova vida.
Sempre a depender das condições climáticas, as viagens duravam mais de uma semana. Quando a União Cascavel chegou lá, o Território vivia em função do município de Porto Velho, capital do hoje estado de Rondônia. Com o início dos serviços dentro do território pela BR-364 entre Vilhena e Porto Velho, vários municípios foram criados com a forte colaboração da empresa, que transportou a maioria dos pioneiros desbravadores.
Neste período, um dos melhores sistemas de comunicação em todo o Território era a estrutura de rádio amador que a empresa possuía, dessa forma, os serviços eram usados pela coletividade.
Surgimento do nome EUCATUR
No ano de 1973 a denominação social da empresa foi alterada de Empresa União Cascavel de Transporte Ltda, para ```EUCATUR - Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo Ltda```, havendo inclusive um aumento das viagens especiais, de turismo e dos fretamentos. O símbolo da Eucatur é escolhido em 1974: as duas cobras de mãos dadas representa a força da União Cascavel na região Oeste Paranaense ligando ao então Território de Rondônia. O novo slogan era ```A união dos povos, União Cascavel, a união das cobras```.
Em março de 1977, a Eucatur oficializou sua filial de transportes e turismo na então Vila de Rondônia (atualmente Ji-Paraná), completando 5 anos de presença no Território. No dia 15 de abril de 1977 é deferido pelo Presidente da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo, o certificado de Registro da Eucatur como transportadora turística. Em 1980 continuaria a incorporação de empresas e foram adquiridos vários ônibus Volvo B58B (carroceria Incasel Jumbo) que faziam viagens especiais, turismo e fretamentos para Rondônia. Em Cuiabá/MT, Chegando eram trocados por modelos Mercedes-Benz mais altos e apropriados para as precárias condições da BR-364, que na época não era asfaltada (E ainda não é)
Em março de 1980 foi realizado o primeiro curso de Direção Defensiva aos motoristas no SENAI de Cascavel, para mais de 30 participantes. A partir daí intensifica-se mais o trabalho de capacitação dos motoristas na própria empresa. Em 1983, a Eucatur passou a atender o Paraná e Rondônia com linhas municipais e intermunicipais, além das interestaduais que ligavam também Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Em 12 de maio de 1983 a linha Cascavel-Porto Velho passou a ser oficial e com mais horários diários. É uma das maiores linhas da América do Sul, com 3.160 Km. Em agosto a empresa lança o CEU-Comunicador Eucatur, jornal interno dos funcionários.
Ônibus 4X4
Observe a alura em relação ao solo e saia modificada. Ônibus já preparado para sofrer no barro |
A partir do início dos anos 80, quando Rondônia torna-se estado, a Eucatur já integra a região a outros estados do Brasil. Diversos tipos de ônibus foram utilizados nas operações em terra e barro. Muitos foram modificados especialmente para enfrentar os percalços, com reforços nos chassis e no levantamento das saias das carroçarias. A tração 4x4 também era largamente utilizada. Isso vamos falar logo mais adiante na parte "Os desbravadores do Brasil"
Aumento de frota e linhas
Em março de 1984 ocorre uma revolução nos veículos da Eucatur, com grandes modificação na identidade visual dos veículos, com a parte inferior na cor preta, padronizados nos novos ônibus Volvo (carroceria Nielson/Diplomata). Em junho também chegaram novos ônibus MBB 0-364 e Volvo Monobloco B58B (carroceria Marcopolo Paradiso, os primeiros da Eucatur e os primeiros ônibus Volvo equipados com terceiro eixo e mais altos com novo visual a rodarem na região amazônica). No dia 12 de setembro ocorre a inauguração do asfalto da BR-364 (Rodovia Marechal Rondon), trecho Cuiabá-Porto Velho. Com isso consequentemente acabaram os problemas com lama e atoleiros. O setor de encomendas acompanhava o crescimento da empresa e se fortalecia com o passar do tempo.
Em janeiro de 1985 é inaugurado o novo Centro Administrativo da Eucatur em Cascavel, que substituiu a então garagem que servia de sede da empresa. Esta já se mostrava pequena e apertada para as necessidades da empresa.
Em janeiro de 1986 a frota aumenta com os ônibus Volvo B58E (carrocerias Marcopolo Paradiso e Viaggio). Em abril a Eucatur voltou a operar em caráter extra-oficial uma das maiores linhas de ônibus do Brasil e das Américas: Colatina-Porto Velho, com 3.600 Km de extensão e aproximadamente 52 horas de viagem. Em julho com o desenvolvimento, o progresso, o crescimento e a necessidade de agilidade nos serviços internos a empresa também entra pela primeira vez na era da informação, adquirindo computadores e montando o Centro de Processamento de Dados em Cascavel. No dia 3 de dezembro aconteceu a inauguração do prolongamento da linha Curitiba-Porto Velho, passando a ser Curitiba-Cascavel/Cascavel-Porto Velho, com 3.640 Km, a maior linha de ônibus regular do Brasil. Em 1987 a Expresso Maringá, que ainda não era do grupo Constantino, ganhou algumas linhas do DNER, ligando Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também a região Sudeste e Sul do Brasil. Sem condições de operar todas as linhas, as mesmas foram divididas entre EUCATUR e Expresso Maringá, com operação conjunta, sob o nome Viação Integração, que mais tarde veio a se chamar Nova Integração, fazendo parte do grupo EUCATUR, pois a Expresso Maringá abriu mão das linhas e a Eucatur e Andorinha deram continuidade nas operações.
Mudanças visuais e ganhando os ares
Em fevereiro de 1988 ocorre mais uma modificação na identidade visual, com a retirada da cor cinza e o preto da saia. No mês de agosto é inaugurada a linha Campo Grande-Florianópolis (1.544 Km e duração de 24 horas de viagem). Inicia-se também as operações da empresa Eucatur Táxi Aéreo (especializada no transporte aéreo), contando com aeronaves próprias, fazendo vôos principalmente nos Estados do Paraná e de Rondônia.
Em janeiro de 1989 houve a inauguração da linha Boa Vista-Ciudad Bolívar (Venezuela), com 984 Km de extensão e quinze horas de viagem. Neste mesmo ano deu início ao transporte urbano na Capital do Amazonas (Manaus), com cerca de 20 veículos.
Em agosto a Eucatur adquiriu linhas da Empresa Auto São Cristóvão S/A, passando a atender as cidades de São Paulo e Porto Alegre que também recebem os serviços da empresa. Em fevereiro de 1991 ocorre a inauguração da nova garagem em Manaus. Em 9 de julho foram inauguradas mais duas grandes linhas da empresa: Erechim-Ji-Paraná e São Miguel do Oeste-Cuiabá. No mês de agosto chega o primeiro ônibus articulado adquirido pela empresa, um Volvo B58E (carroceria Marcopolo/Torino) para o transporte urbano de Manaus. Em outubro teve mais duas linhas: Criciúma-Porto Velho e Porto Alegre-Porto Velho. Em 1992, comemorando 20 anos da chegada a Rondônia, é acrescentada em dezembro mais uma linha as diversas já possuídas pela empresa: a linha Porto Alegre-Rio Branco (4.200 Km e 72 horas de viagem). Em 1993 a empresa colocava em circulação, de uma única vez, 144 ônibus zero-quilômetro para atender o transporte da cidade de Manaus, serviço iniciado ali 4 anos antes, em 1989. Em 1994 a empresa completa 30 anos de fundação, o que abre espaço para mais inovações.
Dias atuais
Hoje a Eucatur opera em toda a sua área de atuação modernos ônibus. Com o desenvolvimento da infra-estrutura viária os adaptados ônibus pioneiros dão lugar a veículos com suspensão a ar, terceiro eixo, ar condicionado e principalmente, conforto.
A estrutura profissional é atualizada e desenvolvida. São mais de cinco mil colaboradores atuando em uma filosofia flexibilizada, eficiente e organizada. Todos os setores internos são informatizados e seus funcionários recebem constante aprimoramento. O departamento de Recursos Humanos é formado por uma equipe capacitada no desenvolvimento, treinamento e seleção de pessoal. Ao funcionário é oferecida oportunidade de crescimento profissional em todos os setores. Condutores, pessoal de manutenção e agentes de passagens recebem especial atenção em qualificação.
Os centros de treinamentos oferecem a motoristas todo treinamento necessário para uma condução segura. Para se trabalhar na empresa o candidato a motorista submete-se a check-up’s médico, treinamento operacional e estágio no setor de manutenção. Todos os condutores são acompanhados psicologicamente com sessões de aconselhamento, procurando melhorar a auto estima e o autoconhecimento. Para combater o stress do dia-a-dia aos motoristas são ensinadas técnicas de relaxamento físico, mental e respiratória.
A responsabilidade social está presente na empresa com a oferta de curso de ensino fundamental nas dependências da Eucatur; os filhos dos funcionários são assistidos em creches próprias com toda orientação pedagógica e nutricional; ações de prevenção de acidentes – sipatur; veículo de comunicação interna com o objetivo de integrar, informar e divertir os colaboradores; incentivo à prática de esportes através de sua escola de futebol.
Os veículos
Toda a frota de ônibus da Eucatur – a empresa não revela seu número – tem constante acompanhamento. O setor de manutenção controla e realiza todo o tipo de trabalho que proporciona a segurança necessária nas operações dos veículos. Assis Marcos Gurgacz, um dos filhos do casal Gurgacz que trabalha na empresa, é grande incentivador da manutenção preventiva (prevenção de problemas) nos ônibus. Cada veículo tem seu histórico informatizado a fim de proporcionar controle absoluto da frota. A equipe de manutenção recebe treinamento ministrado por profissionais da Volvo, Mercedes Benz e Marcopolo, garantindo melhor conhecimento e de operação dos veículos.
A idade média dos ônibus é de três anos. 80% da frota é composta por chassis Volvo. “Existe um intercâmbio entre a Volvo e a Eucatur muito bom, começando pela engenharia até o atendimento diferenciado na estrada”, afirma Assis Marcos.
Desde 1995 a empresa oferece a seus passageiros o Amazon Bus, serviço diferenciado que proporciona segurança e conforto aos usuários que permanecem alguns dias dentro dos ônibus nos longos trajetos. Como característica a identidade visual do Amazon Bus tem alusões com a região da Floresta Amazônica. Seu interior tem apenas 34 poltronas e disponibiliza aos passageiros tv, vídeo cassete, som ambiente e geladeira. A empresa também opera o serviço urbano de Manaus (AM) com a utilização de veículos com grande capacidade no transporte de passageiros.
A Eucatur faz referencial a alguns de seus primeiros veículos conservando cinco unidades: o primeiro ônibus – Mercedes Benz L 312; o número 40, um Incasel com chassi Mercedes LP 1113; o número 187, Marcopolo II com chassi MB 1113; o Volvo B58 sob carroçaria Incasel Jumbo e um dos primeiros Paradiso da frota, o número 2030, com chassi Volvo B58 e três eixos.
Além do serviço de passageiros a Eucatur opera também no ramo de transporte de cargas. São mais de cem veículos, entre caminhões, carretas e furgões. O transporte de encomendas nasceu no final da década de 70 e uma curiosidade, as coletas e entregas eram feitas por bicicletas que distribuíam os pacotes nos ônibus para serem transportados.
Nestas quatro décadas de trajetória a Eucatur participou ativamente no desenvolvimento da região de Cascavel e na criação do Estado de Rondônia. Se o Brasil conseguiu integrar o sul e o noroeste com as demais regiões tem-se a certeza que a participação de Assis Gurgacz é de fundamental importância na história dos transportes, podendo considera-lo o desbravador do eldorado rondoniano.
Inovando com frota
Em 1995 a cidade de Boa Vista passa a ser atendida com ônibus urbanos da empresa, que abrange 50% das linhas daquela cidade. Neste mesmo a empresa adquire ônibus Volvo B10M, (com carroceria Marcopolo Paradiso), com a denominação Amazon Bus, sendo o primeiro veículo equipado com ar condicionado, calefação e geladeira (Amazon é um termo usado para definir a região Amazônica, conhecida mundialmente pela sua grandeza e inúmeras belezas naturais. Bus é a substituição da palavra ônibus). Logo em seguida surge o Amazon Bus Special e o Amazon Bus 2000. Os ônibus Amazon Bus inovaram o atendimento aos clientes, dando o conforto encontrados antes somente em ônibus leito.
Em 1998 a Eucatur lança o modelo urbano Amazon Bus para atender a cidade de Manaus. Conhecido como “Verdão” pela população, foi o primeiro onibus a operar na cidade com ar-condicionado, teste inclusive solicitado pelo governo municipal. Ainda em 1998 os ônibus recebem novo visual, tendo sua pintura alterada, mas sempre mantendo suas cores, que estreiam nos novos veículos Volvo B12B, com carroceria Paradiso Low Driver, da Marcopolo, os primeiros com essa configuração adquiridos pela empresa.
Em 1999 é lançado o modelo Amazon Bus Imigrante, primeiro modelo de onibus 2 andares (Double Decker). Sendo uma revolução no transporte, possui tecnologia de ponta, podendo transportar 40 passageiros na parte superior e 12 na inferior. Possui visão privilegiada aos passageiros em qualquer dos pisos, pois as janelas são maiores e os vidros são fumês. O Imigrante foi batizado com esse nome em homenagem ás pessoas que migraram e impulsionam o atual estado de Rondônia, local onde a Eucatur fundou sua primeira filial fora do Sul do Brasil.
Em 2000 ocorre a modernização no setor de encomendas: são adquiridos mais caminhões para o serviço de coleta e entrega, agilizando ainda mais o transporte de mercadorias. Ainda em 2000 complementa a frota de ônibus os veículos B10R Volvo com carroceria Marcopolo 1550LD (os primeiros veículos da serie B10 com motor traseiro).
Em 2002 a frota é ampliada ainda mais com a aquisição dos chassi MBB O-400, carroceria Marcopolo. No setor urbano houve a renovação de frota com a compra dos chassi MBB OF-1721. E com a aprovação dos serviços urbanos de Manaus oferecidos pelos ônibus articulados com ar condicionado, ocorreu a ampliação da frota dos ônibus urbanos articulados com a compra dos chassis Volvo para atuação no sistema de transporte de passageiros com corredores exclusivos de grande capacidade, que foi inaugurado no dia 14 de dezembro, o que melhorou mais o transporte de massa à população de Manaus. Em 2003 entra em operação a nova garagem da filial de Ji-Paraná, com estrutura de primeiro mundo e tecnologia de ponta, concretizando depois de muito planejamento.
Em 2004 a Eucatur completa 40 anos de fundação e para comemorar a data foram lançados os novos ônibus rodoviários Amazon Bus 2004, que trazem as imagens das regiões atendidas pela empresa, mostrando as belezas do Brasil, em especial a Amazônia. No mesmo ano é lançado o livro “Abrindo Caminhos – Os Primeiros 40 Anos da Eucatur” que descreve a história da Eucatur.
Em 2006, com a criação do Consórcio Transmanaus de Transporte Urbano, a Eucatur (urbanos) recebe a denominação de Eucatur/Transamazônia e hoje possui 3 garagens na cidade de Manaus, sendo 2 garagens para transporte urbano e a outra para ônibus urbanos e rodoviários. No transporte urbano de Manaus, estima-se que há aproximadamente 600 ônibus, entre eles Comil Svelto, Marcopolo Torino G7, G6, G6 articulado, GV, GV articulado, GV biarticulado, Ciferal Citmax, Marcopolo Senior Midi e Caio Apache S21.
No final do ano de 2007, entraram em operação novos Marcopolo Paradiso G61550 LD sobre chassis MBB O-500 RSD, da série 44. Interessante é que devido à demanda, iniciaram suas atividades ainda todo em branco pois a empresa não teve tempo suficiente para adesivá-lo - a única identificação era na frente do carro, com o prefixo e o "E" desenhado em vermelho. (Fonte: Alexandre Sanches)
Em 2008, a empresa adquiriu novos Marcopolo Paradiso G61800 DD, pintados com um layout diferente do habitual: prata, com um adesivo em formato parecido de um coração que na verdade é uma ilha localizada na cidade de Ji-Paraná que dá a cidade o apelido de "Coração de Rondônia". (Fonte: Rafael Cuesta)
Os desbravadores do Brasil
Em muitas regiões do Brasil há estradas inacabadas, como em Colorado-MT, repletas de atoleiro e situação onde para passar exige coragem e valentia. A Eucatur mantém alguns ônibus reencarroçados ou antigos nos chassis MBB OF-1318 e OF-1315, só para enfrentar esse trecho, olhe a sequencia de imagens abaixo para se ter uma ideia do que esses ônibus enfrentam.
Vídeo Bônus
Homenagem de um fã da empresa
Fontes: Enciclopediabus / Wikipédia
Espero que tenham gostado, abraços e bom final de semana...
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