quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Marcopolo Audace: 4 meses e vendas zero.

E a pergunta que não quer calar: Quatro meses que um ônibus é lançado, tem um belo visual, bom acabamento e até agora não se vê nenhuma procura ou vestígio de pedido, nem que fosse para teste?


Caxias do Sul (RS), 3 de outubro  de 2012 - A Marcopolo amplia a sua linha de ônibus rodoviários e intermunicipais com o lançamento do novo modelo Audace. O objetivo é oferecer uma solução diferenciada para os segmentos de fretamento contínuo, fretamento receptivo e linhas regulares de média e curta distâncias.

Detalhe da porta e divisória interna (Só faltou ser corrediça como na família G7)

O veículo foi concebido de acordo com os mais recentes conceitos de fabricação que proporcionam melhor aproveitamento do espaço interno, mais conforto, segurança e ergonomia, além de conferirem maior rigidez e resistência estrutural e menor custo operacional para o transporte de passageiros.

Detalhes externos bem desenhados e a atenção foi dada em todos os detalhes

Com design futurista, identidade da empresa, o Audace foi desenvolvido para complementar a já conceituada linha de rodoviários, composta pelos modelos Paradiso, Viaggio e Ideale.

Visual inédito e arrojado

A principal característica externa do Audace é o seu arrojado design, com novos para-brisas e vidros colados, que ampliam a visibilidade para os passageiros e para o motorista, assim como o conjunto ótico, com LEDs nas luzes de direção e de posição e faróis de neblina opcionais. Na traseira, recebeu lanternas integrais e delimitadores exclusivos, também em LEDs, o que amplia a segurança. A adoção de LEDs nas sinaleiras aumenta a eficiência luminosa e, por terem maior vida útil, ampliam os intervalos de troca/manutenção.

Visual incrível, mesmo sendo a fusão de um Viaggio com um Ideale, o que deve-se a beleza e modernidade do modelo

Internamente, a grande novidade é o alto padrão de conforto e ergonomia. O Audace ganhou inédita porta do tipo In-Swing, que se desloca para a parte interna do veículo e oferece maior segurança e funcionalidade na operação, além da escada com novo desenho dos degraus, que tornam a operação de entrada e saída mais confortável e agradável. A segurança também é garantida pelos corrimãos posicionados de forma mais acessível e pela iluminação em LEDs. A parede de separação do salão de passageiros e da cabine do motorista também é inovadora, projetada com desenho funcional que permite o melhor aproveitamento do espaço interno do posto do motorista.

Porta ao melhor estilo CAIO VITÓRIA, facilita muito em abertura em locais apertados e transmite melhor segurança (Vejam a perfeição que é a dobradiça embutida no degrau para não atraplhar no embarque/desembarque)
A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas para maior comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, que contam ainda com saídas individuais para o sistema de ar-condicionado.

Audace Volksbus 17-230 OD Euro V

Para maior conforto, o Audace apresenta novas poltronas executivas, mais largas, com 1.030 mm, que proporcionam fácil acesso. Outra novidade está na padronagem mais arrojada e moderna dos tecidos das poltronas, das laterais e dos porta-pacotes. O veículo conta ainda, como item opcional, com monitores de 15 polegadas posicionados no teto ao longo de todo o salão para possibilitar aos passageiros melhor visibilidade de qualquer poltrona.

Outra inovação do Audace, para maior conforto dos passageiros, é o avançado sistema de renovação de ar natural. O ar-condicionado proporciona maior eficiência na climatização de todo o ambiente, pois conta com novos dutos integrados ao teto e chicote elétrico separado, para melhor funcionamento.

Tecnologia de ponta

Divisória com porta,  por mais luxuoso que um ideale tenha sido adquirido, não tem esse equipamento.

A grande área envidraçada nas portas do Audace e nas paredes de separação permitiu aumentar o campo visual e a sensação de bem-estar dos passageiros. A porta de acesso ao salão, que abre para o lado de fora, facilita o deslocamento dos passageiros sem interferir nas poltronas e a fechadura possui acionamento suave e confortável.

A cabine do motorista também tem desenho inovador, com inédita parede curva e ótimo acesso ao posto do motorista, facilitando o deslocamento de sua poltrona e proporcionando maior espaço e melhor dirigibilidade. As linhas do acabamento interior da cabine seguem as tendências automobilísticas, com materiais e texturas mais “amigáveis” e modernos.

Bancada  mais larga e mais confotável, o conforto do G7 que deixa o Audace num patamar melhor e mais distante do Ideale, ainda sim, continuamos sem entender a rejeição do Audace por parte dos empresários

O painel incorpora todos os instrumentos, como o display da câmera de ré, câmeras internas e o sistema multiplex (funções conjugadas de todos os equipamentos do ônibus), com design dos comandos projetado para facilitar o alcance e a reação do motorista durante a viagem.

Saídas de ar condicionado, iluminação de leitura e alto falante, são da linha rodoviária G7

O novo Audace estará disponível nas versões 4x2, com até 12.700 mm de comprimento e 3.200 mm de altura e tem capacidade para transportar de 46 a 49 passageiros, com ou sem sanitário.

Fonte: Marcopolo

Até aí tudo bem... A Marcopolo lançou um ônibus que é um Ideale metido a Viaggio G7, para ser mais preciso, uma "mistureba" dos dois modelos, mas uma pergunta que não quer calar: Cadê esse modelo nas empresas???

Mistério e especulações

Versão para exportação, tem até motor traseiro. Estuda-se a possibilidade de disponibilizar essa versão no mercado brasileiro.

Não sabe sabe ao certo, mas é um fato estranho, um ônibus ter sido lançado há 4 meses, exibido na Fetransrio e nenhum pedido, uma unidade flagrada em alguma empresa do Brasil, se você procurar pelo Audace no Ônibus Brasil, por exemplo, até o momento, você só acha foto dos 3 modelos de demonstração, sendo 2 Mercedes OF-1721 Euro V (Azul e cinza) e mais uma unidade no chassi Volkswagen Volksbus 17-230 OD Euro V (Verde).

Não sabemos se existe alguma outra configuração de janelas, mas os 3 de demonstração só vieram com configuração de janelas coladas (Muitos empresários, por mais veículos com ar condicionado que adquiram, preferem janelas corrediças ou se optam por uma janela de vidro inteiriço, escolhem com a moldura em borracha, o que facilita (e muito) na hora de reposição na hora de um eventual reparo, mas ainda não seria justificativa para ignorar a configuração disponível no Audace.

Enquanto isso, o Ideale ainda segue no interesse dos empresários, enquanto o Audace é ignorado.

Tem outro fator que é o pão durismo a economia dos empresários, por isso a preferência pelas janelas corrediças, pois coloca o veículo na condição de uso misto. (Com ou sem o ar ligado) daí a preferência volta-se toda para o Ideale, assim como o menor valor de compra deste e o tempo de mercado, bem como o custo para peças de reposição.

Será que o Audace vai virar mico ou a Marcopolo terá que forçar a venda dele, sacrificando o Ideale ou Viaggio? Ou até quem sabe, disponibilizar janelas corrediças ou motor traseiro? Tá difícil responder essa, mas se colocar ele no lugar do Viaggio em certas versões, talvez comece a deslanchar as vendas, ou então a Marcopolo que se mexa para vender o peixe dela, digo o ônibus. Se for aparência, não é problema, pois o Audace é muito mais interessante, mais bonito e mais requintado que o Ideale e uma interessante aquisição por quem não tem condição de pegar um Viaggio.

4 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Em operações onde o custo/benefício é levado mais em conta, o Ideale ainda se sobressai, enquanto em outras há um temor de associar um ônibus menos encorpado com uma impressão de "pobreza" da empresa.

Mateus S. disse...

Creio que neste caso o fator financeiro pese, como vc mesmo falou;preferem o Ideale, que é mais barato. Em minha opinião, a Marcopolo está com um excesso de modelos,pois era melhor revitalizar o Viaggio 900(que desapareceu das estradas aqui na região)que lançar Ideale e Audace.Algo parecido fez a Comil na era dos mini micros lançando Bello e Bella,que depois saíram de linha. A Bella vendeu pouco.

Unknown disse...

A Cooperativa Transerrana de Santa Maria de Jetibá - ES, comprou um audace ano 2013, E está tendo dificuldades na utilização do veiculo por motivo dos seguintes defeitos até agora insanáveis pelo fabricante e revendedora: vibração e ruídos fortes na carroceira com reflexos desagradáveis para os usuários e outros defeitos de fabrica. As empresas: MERCEDES e MARCOPOLO todas filiais do Espirito Santo vêm há mais de 60 dias tentando encontrar A SOLUÇÃO dos defeitos, mas até agora não apresentou um solução viável.

tpl disse...

Existe uma unidade do audace na empresa TBS que faz fretamento na paraiba