segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Motorhome: Sua casa sobre rodas.

Que tal uma casa sobre rodas, dentro da estrutura de um ônibus?

Olá pessoal,

Semana passada falamos de um sonho que impera em 2 entre 3 busólogos que é a empresa de ônibus, seja turismo, rodoviário ou fretamento. Hoje vamos falar de outro sonho que habita os sonhos de muitos busólogos: Motorhome.


O que é um Motorhome ?



O Motorhome, também conhecido como Motor Casa, é uma casa acoplada num veiculo automotor, ou seja, uma casa sobre rodas. Pode-se dizer que é um trailer montado sobre um chassis motorizado. O termo "motorhome" é mais comumente usado no Reino Unido , Estados Unidos e Canadá. Em geral muitos desses veículos usam toda a estrutura de uma carroceria de ônibus.



O Motor Home proporciona todo o conforto de uma casa. ao ser construído, são instalados todos os aparelhos e eletrodomésticos necessários para o funcionamento de uma casa. A planta a ser executada, é escolhida e definida por você.

Equipamentos que existem num motorhome


Tá melhor do que meu "cafofo"

Vale salientar que alguns itens são opcionais conforme pedido do fabricante e a versão/configuração do veículo.

Sala de estar: Televisão. Antena para TV por assinatura (satélite), Antena para TV aberta convencional, DVD, Home Theater, Sofá que se converte em bi-cama ou cama-casal, Poltronas, armários e Ar Condicionado.

Cozinha: Pia com água quente e fria, Fogão, forno, exaustor, Forno Microondas, Geladeira Duplex, Máquina de Lavar Louças, Despensa, armários, Sala de almoço / jantar para 4 pessoas que pode se converter em cama-casal.

Dormitórios: Beliche para duas pessoas, vaso sanitário, box para banho com aquecedor central, pia, quarto para casal, armários, gavetas, Televisão e ar condicionado.

Lavanderia: Máquinas de Lavar e de Secar Roupas.

Alimentação

A energia elétrica do Motor Home, pode vir de três fontes:


  • Do Conversor que é alimentado por qualquer tomada de força 110V ou 220V.
  • Do gerador de energia movido a gasolina ou diesel.
  • Do Inversor de Energia, que é um aparelho que transforma a energia da(s) bateria(s) em 110V.


As baterias podem ser recarregadas de três formas:


  • Pelo alternador do motor, quando o Motor Home está em viagem;
  • Pelo conversor, através de energia elétrica 110V ou 220V
  • Pelo conversor, através da energia do gerador

Desta forma, quando você está em viagem, toda a casa tem energia para o funcionamento de todos os aparelhos.

Instalações hidráulicas

O abastecimento de água é feita através de uma mangueira ligada à caixa de água, onde fica acumulada para o seu uso durante viagens e mesmo parado. A caixa de água fica instalada na parte baixa do veículo. A água é levada para as torneiras, máquinas e ducha, por intermédio de bomba de água, alimentada pela energia das baterias.

Toda água utilizada é direcionada para uma caixa de água servida, onde é armazenada durante as viagens, para posterior descarga.

Os detritos do vaso sanitário também são armazenados em caixa própria, onde são tratados com produtos específicos, para descarregar posteriormente.

A descarga das caixas de água servida e de detritos, podem ser feitas de dentro do próprio veículo através de comando elétrico de válvulas pneumáticas instaladas nas saídas das caixas.

O aquecedor de água que funciona a gás, pode ser de dois tipos:

De passagem
De acúmulo (Boiler)

Versatilidade de Utilização


Planta ilustrando a disposição dos comodos e itens de um motorhome.

Além dos modelos tradicionais, confeccionados para o lazer familiar, podem ser projetados e produzidos modelos especiais para outras finalidades, como por exemplo: escritórios, estúdios, lojas, show rooms, bibliotecas, escolas, consultórios médicos e odontológicos, camarins, equipes de moto cross ou rallys, oficinas, e quaisquer outras finalidades.

Projetos

Com um interior assim, tô vendendo meu apartamento e partindo para o motorhome.

Os projetos são personalizados desde a planta de distribuição interna até o acabamento e a instalação de acessórios nacionais e importados, de acordo com a sua necessidade e gosto, e podem ser produzidos em chassis novos ou usados, em diversos tamanhos e tipos de motorização.

Decoração

Todos os materiais de decoração, como pisos, azulejos, granitos, papéis de parede, tecidos, poltronas, cortinas, luminárias, quadros e outros materiais, podem ser escolhidos ao gosto do cliente

Características

Esse motorhome, sem dúvida é o melhor de todos, até mesmo do que o gringo com garagem embaixo

Um motorhome compreende alojamento para dormir entre 2 e 8 pessoas. Cada local de dormir é chamado de cais. Cada vaga são fixados ou converte de outra parte do interior do motorhome da. Uma área de kitnet conterá equipamentos de cozinha. O tipo de equipamento incluído difere, dependendo da marca e modelo de motorhome, mas geralmente uma cozinha tem um fogão, churrasqueira, fogão e pia. Mais modelos de luxo pode também fornecer um microondas . Um banheiro separado será abrigado no motorhome. Cada banheiro terá uma descarga, chuveiro, vaso sanitário e lavatório. O banheiro cassete às vezes gira para fornecer espaço extra e pode ser acessado de fora do motorhome para esvaziamento fácil. Motorhomes mais recentes terão uma cabine de duche separado.

Dããããã, tô babando...

Um motorhome também terá uma área de táxi com um motorista e passageiro. Estes bancos muitas vezes girar para se tornar parte do espaço de vida. A área interna fornece uma tabela e espaço de estar normalmente usado para comer as refeições. A sala pode também ser incluída, consistindo de um sofá quer em forma de U localizada na traseira do motorhome ou uma sala de estar lado.

História


O motorhome remonta à década de 1920, embora houvesse versões anteriores supostamente caseiros que antecedem este tempo. A empresa Jennings montado um corpo motorhome em um chassi de carro em 1938. A produção foi paralisado em 1939, talvez devido à Segunda Guerra Mundial. A guerra atrasou o progresso do motorhome fabricação, mas aumentou novamente em 1950. Os grandes nomes nos primeiros dias foram Dormobile, Paralanian e Westfalia

No Brasil

Ônibus 1992 modificado para motorhome
Até tu, Kombi?
Ducato motorhome

No território brasileiro, por questão de custos, o motorhome não faz tanto sucesso quanto no exterior, mas quando vemos um, é uma excelente transformação de um ônibus urbano ou rodoviário usado em casa, com excelente estrutura. Há também veículos menores como uma Kombi Safari, ou a van conceito Ducato Motorhome, que já foi apresentada em um salão do automóvel. Há algumas adaptações de mini motorhomes que podem ser acopladas em caçambas de pick-up's

No exterior

Laterais expansíveis e garagem no deck inferior, mas ainda prefiro o Paradiso G6

Onde os motorhomes mais fazem sucesso, sem duvidas é a terra do Tio Sam (Estados Unidos). Lá alugam-se motorhomes para cruzar o país (E faz mais sucesso do que aluguel de carros e os motorhomes tem alta procura, por parte dos cidadãos americanos, prova disso são as áreas de estacionamento de motorhomes espalhadas em todo o país disponíveis para os usuários). Muitos dos modelos lá produzidos são bastante sofisticados e chegam a igualar ou superar o conforto de muito apartamento de luxo no Brasil e contam com decks inferior para guardar carros e motos

Ducato chassi com estrutura motorhome acoplada, só na Europa.

O motorhome palavra é comumente usado no Reino Unido. Na ocasião, outros sinónimos são usados, tais como o motor de origem e autocaravanas.

Na Alemanha , um motorhome é referido como um "Wohnmobil". Em França , um motorhome é chamado de "camping-car". Na Itália , o termo "Camper" é usada para significar motorhome. "Auto Caravana" ou "Auto-Caravana" é usado em Espanha e Portugal . Na Suécia , o termo "Husbil" significa motorhome.

Na Austrália e na Nova Zelândia a autocaravana termo é freqüentemente usado para motorhomes menores, eo housebus termo é freqüentemente usado para motorhomes maiores.

Em alguns países a denominação comum Winnebago tem sido amplamente genericised para se referir a qualquer motorhome.

Habilitação para conduzir motorhomes


No Brasil, indica-se a categoria "D" na carteira nacional de habilitação para conduzir motorhome, se for trailer rebocável pode usar-se a categoria "B", desde que o trailer não exceda 6 toneladas, caso isso ocorra, o condutor deverá portar a categoria "E"

Fatos a considerar

Vale lembrar que o motorhome por ser um veículo, paga-se IPVA e requer manutenção da mecânica do veículo e dos sistemas de funcionamento hidráulico/elétrico da casa, então se quiser embarcar nessa aventura, prepare o bolso, principalmente para a compra, no mínimo terá que desembolsar uns 60 mil para ter sua casa sobre rodas.

E aí, tá a fim? Então boa sorte e boa aventura!

Fonte: Motor Home Brasil

11 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Se o peso bruto total do veículo permanecer abaixo de 3500kg, ainda é possível conduzir com a CNH categoria B. Quanto às carrocerias intercambiáveis para se adaptar em pickups, deve-se constar no documento do veículo a carroceria intercambiável, mas à letra da lei o veículo só é classificado como motorhome quando a adaptação é totalmente integrada à estrutura do veículo.

Wendel Philippe Braga disse...

O § 2º do Art.143, Capítulo XIV (Da Habilitação), Novo código de transito (2013) diz:

"§ 2º São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista. (Incluído pela Lei nº 12.452, de 2011)"

http://www.ctbdigital.com.br/?p=Artigos&artigo=143&campo_busca=Categorias

Motoristas com carteira B podem dirigir motorhomes, sejam ônibus ou vans adaptados ou carros com reboque que não excedam à 6000 kg. Caso um ônibus motorhome carregue um reboque com um carro, será necessário habilitação E, pois excede o peso permido.

Abraços!

Unknown disse...

Quero.comprar um semi.novo
Alguem sabe quem tem?

Unknown disse...

De preferência em cascavel e região...
Para duas pessoas. Preferencia Iveno ou Mercedes.

Unknown disse...

De preferência em cascavel e região...
Para duas pessoas. Preferencia Iveno ou Mercedes.

Unknown disse...

Quero.comprar um semi.novo
Alguem sabe quem tem?

Unknown disse...

Caso um ônibus motorhome carregue um reboque com um carro, será necessário habilitação E, somente se o reboque e/ou o veículo rebocado tiver mais de 6 Toneladas.

Unknown disse...

Você pode fazer seu próprio trailer ou motorhome no Brasil? Eu não tenho certeza, mas procurei algumas maneiras de fazer meu próprio motor-casa. Algumas proibições e normas estão presentes e devem ser observadas. Também você deverá ter bom senso quanto a segurança e também bom gosto. Visto que nossa legislação restringe muito as alterações que você pode fazer num veículo eu procurei maneiras de realizar o sonho do motorhome sem precisar recorrer a grandes alterações no veículo escolhido. Você não pode alterar o veículo, mas você pode transportar coisas e pessoas. Acredito que o segredo está na modularidade. Mas o que é isso? É a possibilidade de você fazer sua casa móvel ser carregada pelo veículo sem alterá-lo. Você pode tentar fazer um tipo de baú-casa que será transportado como carga por exemplo na carroceria de um caminhão, no baú de um caminhão ou até mesmo numa carretinha. Nossas leis prezam pela segurança nas vias públicas, mas ao mesmo tempo restringem bastante a possibilidade de você mesmo fazer seu próprio motor-casa. Também existe as empresas autorizadas a fazer esses tipos de motorhome que por sua vez cobram caro pelos seus produtos. Quando você compra dessas empresas, você não está pagando só pelo requinte e bom gosto, além da segurança é claro. Mas você estará pagando pelo monopólio que essas empresas detêm sobre a produção dos motorhomes. Eu não sou especialista mas observo a dificuldade nas informações que são escassas e dúbias. Para mais informações acesse o twitter em @motorhome2018; instagram motorhome caseiro; tumblr motorhomecaseiro2018. Espero aprender com vocês também.





Robertinho Pxt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robertinho Pxt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robertinho Pxt disse...

motohome PXT - sinta-se a vontade, procure-nos para um orçamento, temos o projeto para todos os gostos e estilo, confeccionamos sua casa sobre rodas.
(32)985171010 Robertinho Pxt