Anúncios tinham imponência na época. Glamourosos chegavam a ser como propagandas de carros |
Olá pessoal,
Hoje vamos falar das propagandas relacionadas a ônibus...
Segundo a Associação Americana de Propaganda, propaganda é a mensagem divulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais etc.) e patrocinada, isto é, paga por um anunciante que tem por objetivo criar ou reformar imagens ou referências na mente do consumidor, predispondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou empresa patrocinadora. O discurso de cada marca se direciona a um determinado público, usando sempre cores, figuras, letras e slogans para atrair um determinado consumidor que, ao se identificar com os elementos das propagandas, fará a escolha por essa ou aquela empresa, podendo assim, tornar-se seu consumidor. Vamos viajar nas propagandas de ônibus no passado???
Propagandas em revistas ou jornais
Revistas como "O Cruzeiro", "Manchete" e "Veja" sempre tinham propagandas de ônibus. Até mesmo em jornais, muitas empresas divulgavam os horários das suas linhas ou os serviços diferenciados que ofereciam
As fabricantes de ônibus, que eram várias, mostravam os seus produtos e suas qualidades, resumindo em poucas palavras, o que seus "revolucionários" modelos tinham a oferecer ás empresas que estivessem dispostas a adquiri-los.
Vamos a alguns exemplos
Montadoras
Magirus-Deutz: A Magirus-Deutz, empresa fabricante de veículos para corpo de bombeiros e ônibus alemã chegou ao Brasil com o nome Companhia de Motores do Nordeste. Fabricou no Brasil chassis para ônibus entre os anos 1960 e 1970 equipados com motor alemão Deutz. Um dos fracassos que levou a empresa a falência era dos veículos que tinham motores refrigerados a ar produzidos na Europa, geralmente adaptados para o clima frio e que no Brasil não deram certo em razão do clima tropical, geralmente quente. Isso levou empresas a adaptarem motores Mercedes-Benz ou FNM nos veículos montados pela empresa.
Em 1975 a empresa foi adquirida pelo Grupo FIAT e incorporada a Iveco, conservando em alguns países a marca Iveco Magirus.
Cirb: Fundada em 1933 no Rio de Janeiro,a CirbS/A Indústria e Comércio foi extinta em 1970. Sua diretoria era de Carlos Moraes Pereira.
Detalhe: Mostrando a carroceria Irizar, que na mesma época era mostrada no Brasil |
Scania: O ônibus Scania-Vabis B75 foi o primeiro a ser fabricado por esta empresa no Brasil, em 1959. Seu motor, de 7 ou 10 litros, diesel, desenvolvia 165cv de potência (versão de 10 litros). Com carroceria Ciferal, podia acomodar até 78 passageiros
Ainda com a Scania, um dos cartazes acima mostrados ressaltava que ela seria a fornecedora dos chassis que equipariam os ônibus que transportariam as delegações dos países que participariam da copa do mundo de futebol de 1998 na França.
Santa Matilde: Empresa de material ferroviário, a Companhia Industrial Santa Matilde, com planta instalada em Três Rios, RJ, e sede em Petrópolis, RJ, teve uma breve experiência no segmento urbano sobre pneus; entre 1985 e 1986, construiu dois monoblocos, sendo um movido a álcool e outro a gás e os entregou à EBTU para serem usados em caráter experimental em Natal, RN. Eram equipados com direção hidráulica e suspensão pneumática, e sua produção foi paralisada desde 1986.
Bussing: Encarroçadora alemã que veio para o Brasil através de uma representação, mas não teve muito sucesso no país graças á sua manutenção extremamente cara e certamente já nesse tempo os empresários já fossem mão de vaca.
Engerauto: A Engerauto, apesar da pequena fatia de mercado que tinha dentro do país, chegou a exportar para países vizinhos. Seus ônibus tiveram boa aceitação e circularam, por exemplo, no Chile.
Thamco (Fofão): Na mesma época, a CMTC procurava uma encarroçadora para tornar concreto o sonho do então prefeito Jânio Quadros de ter ônibus dois andares operando pela cidade - Jânio era fã de Londres e buscava copiar tudo que havia naquela cidade. Os dez primeiros carros foram fabricados pela própria CMTC (projeto do arquiteto Luiz Paulo Gião de Campos e do engenheiro Alvaro Szasz, baseado em um modelo Leyland inglês) e a MAFERSA quem deveria construir os restantes. Porém, devido ao alto preço pedido, a CMTC realizou uma nova licitação onde a THAMCO saiu vitoriosa. Seriam 10 carros por mês, de abril à julho, e 30 entre agosto e setembro. Três desses rumariam para a Transurb, de Goiânia - a produção geral ´já beirava 180 carrocerias (de todos os modelos) mensais. Apelidados de "Fofão" pela população, os ônibus cairam nas graças do povo.
Ford: Em 1992 a Ford disponibilizou chassi ford para encarroçamento em ônibus, porém num passado distante, ela já tinha encarroçado ônibus sob seus chassis. A Auto Viação Dutra era um dos seus principais clientes na Paraíba.
General Eletric: Por muito tempo produziu ônibus. Hoje em dia existem alguns projetos de ônibus futuristas.
Mercedes-Benz: A Mercedes-Benz até hoje mantém propagandas de alto nível. Sempre utilizou desse artifício para divulgar seus produtos que sempre possuíram alta qualidade. Propagandas em revistas, jornais e comerciais televisivos da montadora tinham muito destaque.
Empresas de ônibus
Várias empresas tinham por costume fazer "merchan" de suas linhas horários e serviços. Vamos á algumas delas.
Viação Cometa: Uma das empresas que mais faziam propagandas no século passado.
Expresso Brasileiro: Principal concorrente da Cometa, a Expresso Brasileiro também fazia excelentes propagandas para bater de frente com a sua concorrente.
Pássaro Marrom: Também concorria com a Expresso Brasileiro e Cometa no eixo Rio - São Paulo. Uma curiosidade é que consta no folder da Pássaro Marrom que o percurso entre Rio X SP era na época de 12 horas. Hoje é na metade do tempo!
Viação Nacional: Folder mostrando o lançamento do seu novo layout nos anos 90.
Útil: Apresentando seus novos veículos na nova gestão do grupo Guanabara
oO* Motel??? |
Itapemirim: A rainha da propaganda entre as empresas de ônibus. Nunca foi visto tantas propagandas de uma empresa de ônibus como da capixaba de Cachoeiro de Itapemirim. Qualquer novidade de frota ou serviço já era um motivo de comercial em jornal, revista ou TV.
Empresas paraibanas costumavam usar o marketing em jornais para atrair mais passageiros.
Bonfim
Viação Gaivota
Eta mentira danada! Num sei quem foi o pior mentiroso dessa história toda. Se foi a empresa que prometeu o carro ou a Thamco que nunca lançou o carro, só ficou no conceito mesmo |
Transparaíba: O curioso dessa propaganda da empresa é que esse Thamco Gemini que a empresa anunciava, nunca chegou a rodar pela empresa.
Conclusão
Infelizmente hoje em dia não vemos tantas ações de marketing das empresas e montadoras de ônibus. Somente em edições voltadadas direcionadas para o setor. E raramente em jornais e revistas. Só nos resta curtir essas propagandas do passado e ver como as empresas se relacionavam com seus clientes no passado.
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Um comentário:
;irônico que antes da AutoLatina e dos chassis de Cargo pelados, a Ford chegou a disponibilizar um chassi de motor traseiro no mercado brasileiro. E aquele chassi International movido a gás GLP, hoje seria proibido...
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