sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Torino: Sucesso e uma história.

O Torino é um dos modelos mais vendidos do mercado e o que mais agrada frotistas.

Olá pessoal

hoje é o dia da história e como a história do dia escolhi o Marcopolo Torino, um urbano que se destacou por todos esses anos desde sua fabricação. Porém não encontrei muito o que que falar sobre ele, então sobrou pra mim levantar a história.

Origem do nome


Turim, na Italia, mas em italiano é Torino, nome emprestado ao ônibus urbano da Marcopolo

Basicamente o nome de uma cidade Italiana, que nós conhecemos por Turim. Vale lembrar que nessa região também há um time de futebol local com o mesmo nome.

Turim (Torino em italiano e Turin em piemontês) é uma pequena cidade da Italia, capital e maior cidade da região do Piemonte, e efetivamente a quarta maior cidade do país, com uma população de 910,188 habitantes (2009), estando atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles. Estende-se por uma área de 130 km², tendo uma densidade populacional de 6596 hab/km². Faz fronteira com Venaria Reale, Settimo Torinese, Borgaro Torinese, San Mauro Torinese, Collegno, Rivoli, Baldissero Torinese, Grugliasco, Pino Torinese, Orbassano, Pecetto Torinese, Beinasco, Moncalieri e Nichelino. A cidade de Turim tem aproximadamente 1.700.000 habitantes em sua região metropolitana e 2.200.000 em sua área urbana (Metropolitan Database OCSE). Eitcha, Parada Solcitada também é cultura!!!

1ª Geração - 1983


Um modelo totalmente novo! Aqui começa a história do Torino.

Surge para o mundo, o Torino, em 1983 para substituir o Veneza II, que teve muitas unidades vendidas durante sua fabricação. O primeiro modelo do Torino foi inspirado no Sanremo II. Inicialmente tinha janela do motorista menor e placa traseira no para-choques. Em 1984 foi lançado uma nova versão, que foi produzida até 1988, com janela do motorista maior e placa traseira entre o conjunto de lanternas. Suas portas eram de 2 folhas indo ambas para dentro, na parte do meio (Como o Caio Amélia), suas lanternas eram parecidas com do resto da linha, não tinha sinaleira de ré e lentes agora eram instalados na horizontal uma em cima da outra (sendo assim, o pisca e lanterna / luz de freio)

Concorrência da época: Caio Amélia, Ciferal Padron Alvorada, Incasel Cisne, Thamco Águia

2ª Geração - 1989


Mudança discreta, mas dando ânimo para enfrentar a concorrência forte e renovada

A Marcopolo precisa se mexer, a concorrência melhora seus produtos (A Caio lança o moderno Vitória, Nielson estréia com seu Urbanus super moderno, A Thamco fazendo o esboço do Scorpion na base do Caio Vitória totalizando 2 concorrentes de peso), com isso é dado um tapa no visual do Torino onde as portas de duas folhas passam a girar em sentidos opostos (Embora houvesse esquema de abertura antigo em algumas versões básicas até 1991) A moldura de farol fica meio quadrado, mesmo a lente atrás sendo redonda, piscas novos, vidro onde instala o itinerário maior, com as lâmpadas superiores menor, ficando já no teto, tento na dianteira como na traseira, lanternas de caminhão Mercedes, similar ao Torino GV e nova janela do motorista.

Concorrência da época: Caio Vitória, Ciferal Padron Rio, Thamco Scorpion, Nielson/Busscar Urbanus

3ª Geração - 1995


1ª Mudança radical do ônibus, é um modelo totalmente novo

É lançado o Torino GV, onde a Marcopolo mostra uma mudança radical em tudo, até no logotipo da marca, um ônibus com extrema modernidade, a altura do recém reestilizado Busscar Urbanus e os lançamentos da toda concorrência ao mesmo tempo, agora no novo Torino há itens melhores do que antes, a única coisa vinda do Torino anterior são as lanternas de caminhão Mercedes, as portas e os bancos.


Do antigo, só ficou as lanternas e as portas

Em 1998 é dado um upgrade com novo painel interno inferior e painel superior novo e em uma tonalidade cinza-claro, Brake Light e novo parachoque dianteiro com grade para melhor ventilação do motor, novos bancos de plástico dão lugares aos antigos bancos de fibra na versão básica, além da adoção do novo logotipo da Marcopolo.

Concorrência da época: Caio Vitória, Caio Alpha, Busscar Urbanus, Comil Svelto, Thamco Dinamus, Ciferal GLS BUS / Padron Cidade.

4ª Geração - 1999


Praticamente o GV, com uma nova frente...

A concorrência sempre se atualizando, a Marcopolo precisando se mexer, eis que é lançado uma nova geração, que não é nada mais que um Torino GV com uma mudança no visual, ainda mais bonito: Novas dianteira e traseira e nova janela do motorista. Já por dentro a mudança se baseia em novos balaustres verticais: Em curva em vez de retos e agora tem opções de cores. Nova opção de bancos estofados e seguindo a tendencia oferece opção de Ar Condicionado. Também é lançado a opção Low entry.


...E uma nova traseira, mas ficou muito bonito

Concorrência da época: Caio Apache S21, Busscar Urbanuss, Comil Svelto, Neobus Mega 2000, Ciferal Turquesa (Nem sei se considero um concorrente, pois é o mesmo modelo)

5ª Geração - 2007


2ª mudança radical do ônibus

Enfim, chegamos a versão atual


Do GV, Modelo 1999, esse aí só tem as janelas

Baseado no Gran Viale a Marcopolo inova fazendo um modelo totalmente reformulado, embora agora o Torino só possa ser encarroçado em chassi de motor dianteiro, em 2012 as lanternas (Redondas como a concorrência) incorporam LED's, assim como as luzes internas do ônibus, novas cadeiras de plástico nas versões básicas embora elas possuam dois defeitos: Se deformam precocemente (O sol e o peso dos passageiros são os ingredientes para isso) mostrando grande fragilidade e a borracha do pegamão nas primeiras unidades se desmanchava. O Torino é um dos modelos urbanos com chassi dianteiro que atualmente mais vende no Brasil. Alguns busólogos chamam de g7, mas saibam que ainda não chegamos na 7ª geração.

Concorrência da época: Caio Apache S22 (Produção encerrada em 2010), Comi Svelto, Busscar Urbanuss / Urbanuss Ecoss, Neobus Mega, Mascarello Gran Via, Maxibus Dolphin

Curiosidades


Ciferal Turquesa

A cópia Ciferal: Na ocasião do lançamento da nova geração do Torino em 1999, a Marcopolo adquire parte da Ciferal, com isso é lançado o Turquesa, é nada mais que um Torino com novo conjunto ótico e tampa dianteira do motor. Embora que diferente do Torino, o Turquesa só possa ser encarroçado com motor dianteiro, sendo que a pedidos, houve diversas unidades encarroçadas com motor traseiro


Assinatura de designer renomado: O Torino GV foi desenhado pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro, um designer renomado de carros do mundo todo (O mesmo que fez o desenho do Novo Palio, Fiat Punto, Volkswagen Scirocco além de esportivos de luxo como Maserati, Ferrari e Lamborghini), saiba mais aqui.

Opções de janelas: Nas versões de 1983 (Lançamento) e 1989 houve diversas opções de janelas, mas houve duas versões conhecidas: a totalmente emborrachada e uma fixa onde a janela era parte da carroceria e só o buraco pra encaixar os vidros, tendo janelas comuns com moldura de borracha nas janelas de emergência (Thamco Águia copiou essa ideia)


Até hoje está na ativa, mas logo irá sair de circulação

Bravo guerreiro: Até hoje há um modelo 1988 (Ainda da primeira geração) na ativa no ABC Paulista, é o ônibus 70 da Parque das Nações, esse modelo é impecável ,bem conservado e possui a pintura atual do sistema EMTU, embora por mais bem cuidado que seja, está com seus dias de circulação contados, acredito que a empresa irá ficar com ele como peça de museu.


Bem essa foi a história do Torino, o que acharam???

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Sempre gostei mais do Torino que do Busscar Urbanus/Urbanuss. Ainda tem uns G6 de motor traseiro em Porto Alegre.