quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Motor traseiro: a melhor configuração para ônibus


Motor Mercedes OM-366 LA de 210 cv, na versão traseira (Chassi OH-1621)

Olá pessoal

Hoje vamos falar das vantagens do motor traseiro nos ônibus

Mesmo com a concorrência dos aviões, oferecendo um serviço rápido e que recentemente passou a ter preços mais competitivos, os ônibus ainda desempenham uma função essencial no transporte interurbano e interestadual de passageiros por todo o território brasileiro. Um país com dimensões continentais e cenários tão diversos acaba impondo diferentes níveis de exigência aos veículos, e um reflexo desse fenômeno pode ser visto pela diversidade de configurações técnicas na frota local...

Chassi Volkswagen 17-260 EOT

Um bom exemplo dessa característica está na presença de modelos com motor dianteiro, que podem ser consideradas uma mera adaptação de chassis de caminhão para o transporte de passageiros.

Uma configuração considerada mais robusta e apta a enfrentar terrenos mais rústicos, à qual também é atribuído um menor custo de manutenção, além do custo de aquisição ainda ser mais baixo devido à menor tecnologia agregada, sobretudo nos sistemas de suspensão, mas na prática não supera vantagens de modelos com motor traseiro. Ironicamente, ao considerar modelos com um nível de equipamentos semelhante, um chassi equipado com motor traseiro acaba por ser mais simples de produzir em virtude do sistema de transmissão ser mais compacto, bem como as tubulações de escapamento...

A bem da verdade, a maior concentração de peso próxima ao eixo de tração é mais favorável aos ônibus de motor traseiro para enfrentar trajetos mais adversos...

Ônibus urbano dotado de motor traseiro:
Equipamentos como Ar Condicionado são melhor aproveitados em ônibus nessa configuração de motor

Ainda que modelos antigos tenham uma configuração de suspensão tão rústica quanto similares de motor dianteiro, hoje a suspensão a ar está muito difundida nos modelos de motor traseiro, melhorando significativamente o conforto. O auto-nivelamento proporcionado por esse sistema também acaba colaborando para a manutenção de maiores níveis de segurança durante procedimentos de embarque e desembarque, tanto que tornou-se equipamento obrigatório nos ônibus articulados novos, por exemplo...

Desde o final de 2009, por norma da ABNT determinou-se obrigatório que todo ônibus articulado fosse dotado de motor central ou traseiro
Sistemas como BRT fazem uso desse tipo de ônibus.


Para o transporte urbano, uma característica marcante é a possibilidade de montar um veículo com piso baixo, sem degraus, contribuindo para uma melhor acessibilidade para deficientes físicos, podendo contar com simples rampas retráteis para manter um nivelamento correto da plataforma de embarque sem ter de recorrer aos pesados elevadores eletro-hidráulicos usados em modelos com motor dianteiro.

Ônibus com piso baixo: Melhor acessibilidade.

Ônibus bi-articulado com piso baixo.

No segmento rodoviário, a plataforma rebaixada mostrou-se fundamental para que os ônibus double-decker alcançassem o grande sucesso do qual hoje gozam. Essa foi a única forma encontrada para manter a altura interna sem entrar em conflito com legislações referentes à altura total do veículo...

Ônibus Double Decker

Mesmo em ônibus rodoviários com um único andar, também há benefícios na motorização traseira: devido à menor intrusão de elementos de transmissão (mais notadamente o eixo cardan), linhas de combustível e tubulação de escapamento, é possível incorporar bagageiros passantes, que além de serem mais amplos são acessíveis por ambas as laterais, facilitando a arrumação das bagagens e eventuais encomendas. Os veículos também acabam sendo mais leves, o que pode tanto aumentar a capacidade de carga sem comprometer os limites de peso máximo admissível por eixo quanto reduzir o consumo de combustível.

Amplitude do bagageiro é um ponto forte a ser observado.

Sob uma óptica mais generalista, um mito relacionado aos ônibus de motor traseiro é referente a eventuais dificuldades de manutenção. No entanto, a posição acaba por favorecer a acessibilidade ao motor e componentes de transmissão, que por não disputarem espaço com o cockpit podem ser posicionados de maneira mais adequada.

Amplitude do cockpit, facilidade de acesso além do conforto para o condutor são algumas das vantagens dos ônibus com motor traseiro.

Por não haver intrusão do motor na cabine, o operador também tem um nível melhor de conforto. Além de permitir uma acomodação mais ergonômica do posto de condução, o nível de ruído interno é atenuado significativamente, bem como a irradiação de calor. Com o motor montado num compartimento totalmente separado, é possível fazer a aplicação de materiais isolantes termoacústicos com maior precisão, e também acaba-se diminuindo os riscos de um eventual vazamento de gases de escapamento dentro da cabine.

Ônibus com motor dianteiro: Com custo de aquisição menor, os denominados "cabritos" ainda é a grande fatia do mercado de ônibus no território nacional. Pão Durismo e hipocrisia das empresas são os subliminares pretextos de compra desse tipo de veículo.

Na prática, por mais que gestores de frotas ainda se iludam com o motor dianteiro (Embora sabemos que é pão durismo por parte dos empresários), cada vez mais o motor traseiro se mostra a melhor opção para os ônibus...

Fonte: Fotolog Cripple Rooster: http://cripplerooster.blogspot.com.br/2012/06/motor-traseiro-melhor-configuracao-para.html

4 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Motor traseiro deveria deixar de ser exceção para tornar-se regra. Os "cabritos" deveriam ficar restritos a casos extremos como algum modelo 4x4 para aplicação em ambientes severos.

Unknown disse...

Alguém me diz se ônibus motor traseiro anda mais?

Antonio disse...

pessoal exist a possibilidade de adaptar um motor dianteiro pra traseiro?

Anônimo disse...

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