quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O hobby está morrendo ou está decadente?

Vergonha: Hoje é o que venho sentindo

Olá pessoal

Já falei de todo tipo de fã, entusiasta, bicha nervosa apaixonados no meio do hobby, este conhecido como busologia. Mas tem lacunas que não falei ou esqueci de falar, pra não ficarmos num pleonasmo e eu ficar como um papagaio a repetir a mesma coisa 500 vezes, vou falar de um outro assunto em volta de um mesmo tema já tratado aqui (To aproveitando até o bagaço da laranja para extrair um suco).

Como assim? Hobby decadente?

Sim, infelizmente. Muitas pessoas vem se identificando com o sentido deste blog que é mostrar a verdade nua e crua e não fantasiar uma falsa verdade ou varrer os podres para baixo do tapete. Os leitores que me mandam emails vem dizendo da desmotivação que estão tendo atualmente, e até em fóruns expõe suas decepções.

"Já fui "busólogo" (embora nunca gostei do termo, sempre me considerei apenas entusiasta, que acho um termo bem mais sério e respeitado), lá pelos anos de 2002 a 2006 eu participava de listas como a bushobby, railbuss e ônibus nostalgia, tirei muuuitas fotos, mandava pra sites como railbuss, ia em exposições e tal, mas depois o interesse foi baixando. Ainda tenho interesse mas nada como antigamente. Por conta disso, me afastei do hobby e apenas pesquiso os sistemas de transportes de várias cidades. Os busólogos poderiam ser agentes para a melhoria da mobilidade urbana em muitas cidades com seus conhecimentos, mas a molecada desmiolada que não tem namorada acabou com o hobby. 

Hoje me considero entusiasta de transportes em geral, mas sem nenhum fanatismo"

Aí você já tira o quão decepção está por parte das pessoas de antigamente, assim como eu, pois no começo, o hobby era bem interessante, pois trocávamos idéias sobre modelos, empresas e até mesmo sistemas de linhas em algumas cidades. Mas, como toda moda na Net, a molecada na faixa dos 14 anos invadiram o hobby, por ser algo diferente.

Deu no que deu: Várias cidades proibiram a presença de busólogos nos terminais rodoviários porque os moleques se jogavam na frente dos ônibus para conseguir fotos melhores e o que era uma saudável troca de fotos virou uma competição selvagem para ver quem consegue tirar a primeira foto de uma novidade de uma empresa. Os sites de fotos contribuem para isso, aumentando a competição e promovendo a putaria.

Os bozologos Causadores:


Olha só como "Istô seqssi" vou tirar fotos de todos Itapemirim

Macacos do hobby: Ficam mudando de curso e curso (técnico), empresa para empresa, esses tipos de macacos são sem ambição (digo macacos por pular de galho em galho, ou seja os galhos são, em metáfora, os cursos e as empresas). Ficam conhecendo todas as empresas passam por 3, 4 e prolongam o curso por anos e aceita o cargo de estagiário (sofredor da empresa) já sendo "marmanjos velhos" e maior de 18 anos em troca de 400 reais (O salário mínimo atual é 622) e tirar fotos dentro da garagem. Esses macacos mal sabem o quanto ele fica queimado e seu currículo é pobre

Bozologos de cadeira: Alguns moleques fazem coisa pior: "roubam" as fotos da Net, retiram os créditos e botam em fotologs como sendo de sua autoria. São os "busólogos de cadeira", geralmente pirralhos com 9 ou 10 anos de idade. Sem falar nos vacilões que jogam fotos sem créditos em perfis em rede social, é "entregar o ouro ao bandido".

Sempre o primeiro: Ficam com a viadagem de EXCLUSIVIDADE ou EXCLUSIVO, faltam aula, matam a mãe e tudo pra ficar na rota para a garagem e ser o primeiro a tirar a foto, com a mera ambição de ser foto da hora (Na moral, a vida vai muito além disso). Essa competição por ser primeiro em tudo já passou os limites da sanidade e aprendam que Exclusividade de cu é rola. (Bitches, Please?)

Metidos a engenheiros, mas defecam pelo teclado e boca: A arrogância de muitos bozólogos que só por terem preferência por uma determinada marca de chassi, carroceria ou uma empresa acham que são grandes entendidos, decoram uma ficha técnica mas não conseguem visualizar a vantagem de uma determinada configuração de chassi e ficam defendendo a cabritagem (Motor dianteiro), vejam a pérola de um desses palhaços:

"Um motor traseiro em uma subida é o mesmo que apertar o freio de trás em uma bicicleta subindo em uma rampa", essa merda dita só pode ser coisa de bozólogo, esse preconceito com motor traseiro, fica a dica pra saber: Um motor traseiro vai até melhor em subida que motor dianteiro por causa da concentração de peso sobre o eixo motriz assentando ele melhor no pavimento, tipo em alguns trajetos uma kombi vai melhor que uma sprinter


Ônibus Brasil: Eu fiz um artigo há dias atrás falando sobre o que meus leitores achavam ou viam sobre o Ônibus Brasil, mas vejo que fui bonzinho demais e vemos todos que as verdades são três e essas vem de minha opinião e não de leitor:


Só faltou a palavra ônibus e logotipo no lugar da bandeira

1ª  Hipocrisia e Apologia a essas picuinhas por mero fanatismo doentil: Pois há também os fanáticos doentes, como times de futebol. No site Ônibus Brasil, há os fanáticos pela Viação Itapemirim, Viação Garcia, Gontijo, Scania, Volvo e a falida encarroçadora Busscar. Levados pela emoção, idolatram as suas empresas favoritas e rejeitam qualquer tipo de críticas. O próprio site é uma panelinha: foto ruim de um ônibus da Itapemirim é aceito; foto ruim de outra empresa é deletado na hora. Cansei de reclamar foto que não está de acordo com as regras e ver um belo Não Aprovada no relatório de correções solicitadas e sem me consultar, dar prévio aviso ou direito de resposta deletar foto minha as vezes por razões fúteis e as piores que as minhas podem passar? Quer saber, tô cansando dessa porra e quase publicando minhas fotos aqui.

2ª Falta de seriedade: O Ônibus Brasil tem uma ótima estrutura, só seria melhor se houvesse um fórum como o SSC Brasil. Mas como disse anteriormente foi tomada por movimentos e modinhas, sem contar as regras completamente antiquadas ao tamanho. E deu pra lembrar da história do Millennnium III? O cara tirou a foto sem autorização da CAIO só pra estar entre as mais acessadas. Quanto aos busólogos poderiam ser agentes para a melhoria da mobilidade urbana em muitas cidades com seus conhecimentos, é melhor deixar pra lá, temos a péssima experiência com o Adamo Bazani, que acha que devemos parar de investir em Metrô pra investir em BRT


Sua liberdade de pensamento está bloqueada pela nossas regras

3ª Impor regra e quem acessa que aceite ou foda-se: É o tipo do Ame-o ou Deixe-o (Lembrando até do lema imposto pela ditadura). Ele determina como você deve fotografar, penalidades, e tal, assim como foi a publicação que matou o Trollando o OB (Grupo do Facebook, que passou na cara do OB a falta de critério e cumprimento com o que se determina) Acessem os links de política de qualidade, termos de uso e essa que falou do Trollando o OB. Vejam que nestes links, essas imposições são artigos fechados, por mais login, senha e tal que tenhas, NINGUÉM PODE COMENTAR, ou seja o direito de liberdade de questionar, você não tem. É simplesmente, você enfiar sua opinião sabe onde, e não ter direito de opinar ou decidir democraticamente. TUDO ISSO PORQUE??? Atualmente site pra isso é o Ônibus Brasil, outros bons que davam espaço para pessoas pensar, fecharam. E ninguém se mexe e aceita isso.

Enfim ser busólogo, ou entusiasma de ônibus virou algo triste, vejo que dias gloriosos em tão pouco tempo se acabando, os legítimos busólogos  das antigas, pouco se pronunciam devido e essa nova geração que só faz merda! Ainda tem muita gente boa no hobby, mas o brilho de outras fases está mudando e não encaro isso positivamente. 

E todos que estão lendo sabem que tudo o que disse é verdade, não vamos fantasiar perfeições com tanta coisa que está destruindo a imagem do hobby, que eram pessoas distintas que tirava fotos e se encontrava para mostrar os álbuns agora se torna uma aglomeração de pirralhos como se fosse o xôu da Xuxa.

4 comentários:

Unknown disse...

Perfeito o texto! Houve um cara que postou uma foto do PB da Santa Maria Transportes Coletivos, de Minas (era só o primeiro PB mineiro) na fábrica da Irizar e sem a autorização da empresa, que queria fazer uma surpresa com a nova pintura. E ainda faltou falar da puxação de saco infernal (para não dizer outra coisa pior) do Adamo com a Leblon, como se ela fosse a ÚNICA empresa urbana com qualidade no Brasil inteiro. A empresa é citada mesmo em situações em que não tem nada ver com ela, mesmo que seja apenas uma foto.

Unknown disse...

Caros amigos:

Obrigado pelo apoio, prestígio e reconhecimento do nosso canal através do blog. Quando eu comecei a idéia do blog no início tinha a idéia de um vlog no youtube, mas ia arrumar represálias por parte de certos grupos que vivem na base da manipulação e mentira. Eu to cansado da palhaçada da turma da bozologia da nova geração e quis mostrar um blog que falasse dos ônibus, de transporte, sem favoritismo (expondo o fanatismo por algumas coisas) e que levasse muitos temas mais a sério, sem manipulação, omissão de fatos e principalmente, respeitando o leitor.

Resultado: Todos gostaram e estão adorando o blog, sabem porque? Porque a verdade é dita, não fantasio a base de mentiras, nem faço de conta de que tudo é maravilhoso, afinal nós sabemos que a realidade não é ninguém é criança. Muitos estão chateados com muitas coisas que são calos na busologia, como os grupinhos, a molecada sem noção e o Ônibus Brasil que impõe a regra e não escuta o membro nem analisa se aquilo é o que quer.

A fila de artigos a publicar está menor, mas quero mais temas. NÃO SE ESQUEÇA LEITOR QUE O ESPAÇO TAMBÉM É SEU, pegue um tema, elabore um texto, esteja a vontade, me mandem sugestões, mandem email de coisas que desejam ver publicado, até por recado aceito.

Aqui lidamos com transparência sem "papas na língua" e a sério. Eu tiro 3 horas do meu corrido tempo, sento na cadeira e mando ver num texto, reanaliso e vejo coerencia do que to falando, pois além de verdade, seriedade, não digitar merda, pois o leitor que aprecia meus artigos não são babacas, nem idiotas, pelo contrário. São tratados com respeito.

Mais uma vez, obrigado pelo respeito

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Essa neura contra a molecada de 14 anos não me parece fazer tanto sentido. Me parece melhor incentivar os guris para que tenham a cabeça no lugar e valorizem as pessoas pelo que elas são e não pela quantidade de fotos na galeria do Ônibus Brasil como alguns bozólogos insistem em fazer. Alguns que já são cobra criada chegam ao ridículo de arrotar a quantidade de fotos na galeria quando perdem o argumento, como se estivessem tentando dar carteirada...

RD11 O TERRÍVEL!!! disse...

Infelizmente é assim.Fora os busólogos de mais de 30 anos nas costas,que só por causa do seu vasto conhecimento se acham no direito de denegrir a imagem daqueles que estão começando e têm um interesse sério em aprender.Se o cara é novato e erra uma configuração de chassi(ex.:o ônibus é um Apache Vip OF-1721L e o cara fala OF-1724L),já é suficiente pra geral cair matando,como se já tivessem nascido sabendo.
Isso desmotiva demais quem está começando,ás vezes a pessoa entra no hobby achando que irá encontrar busólogos que irão ajudá-la mas ao invés disso os busólogos mais experientes preferem atacar o novato que não sabe,do que ajudá-lo a adquirir maiores conhecimentos.Nem vou citar nomes aqui,mas já passei por isso com um grupinho aqui na minha cidade,que eu vou te falar viu...