segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Herói ou idiota: O que você quer ser com sua publicação?

Pode até não parecer, mas o que você publica ou digita tem sério peso e consequência.

Olá pessoal,

Hoje quero falar num assunto que envolve duas realidades de quem publica em blogs ou comenta em fóruns, sites e etc... O herói e o idiota. 

Publicação

Tudo o que publicamos é o que definirá nosso perfil de acordo com o que é visto pelos demais da sociedade e pesa como responsabilidade. Em geral nosso blog e nossos parceiros relacionados falam sobre ônibus e transporte. Mas tudo o que digitamos terá um efeito, seja ele bom ou mal, positivo ou negativo, haverá o resultado, então é sempre bom pensarmos e analisarmos tudo antes de falar, comentar e até publicar. Membros de órgãos gestor e até empresas de ônibus leem diversas coisas que publicam na internet sobre ônibus e transporte. Se você, que publica fatos na internet, sua reputação e acesso a visita em empresas entram em jogo ou facilitam de acordo com o que você comentar. Então leia-se isso como uma ética de publicações.

O herói

O herói produz boas publicações e é reconhecido pelos leitores

O perfil do herói é simples: Ele é ético, direto e não rebaixa o nível como pessoa, não cria conflitos nos fóruns, pensa no que vai publicar, pensa em quem será tocado o conteúdo e não se venderá ou manipulará como grande parte da mídia de imprensa. Pode até parecer pretensão exagerada e ego inflado da minha parte, mas pelo que vejo eu sou um exemplo de herói, mesmo cometendo alguns deslizes (Afinal, quem sou eu pra ser perfeito). 

Eu, herói do povo: Eu nunca pedi esse título, quem deu o título foi você, leitor. O que eu fiz foi ser uma pessoa decente e não me vender com apadrinhamentos de empresa de ônibus, órgãos gestores para ganhar credenciais de visita com algum tipo de bajulação. Também busquei dizer a verdade de muitos fatos relacionados a ônibus e busologia, mesmo não mencionando nomes expus alguns podres que rolam pelo Brasil e que atingem o hobby e sobre a ditadura de certos grupos e a arrogância de seus representantes. Por último, relacionado a falar a verdade busquei não manipular fatos para amenizar problemas sérios que precisam ser debatidos. Enfim boto a verdade que o povo quer saber e sem "enrolação".

Enfim tudo que fiz foi tratar do tema da forma que ninguém quer falar, seja medo ou não se complicar seja com empresa ou grupos, busquei sinceridade e franqueza, pois tenho respeito com quem lê as publicações, pois o leitor não é palhaço, se fosse pra fazer blog vendido ou com uma falsidade maquiada de linda verdade, não fazia porra nenhuma, pois blogs/sites assim tem as pencas, da mesma forma que tenho a seriedade com o público, tenho em relacionar os blogs/sites parceiros. Eu escolho a dedo, olho todo conteúdo, não é qualquer um que quero relacionar, para não ser uma coisa contraditória com o objetivo do blog, vale lembrar que tenho contato com todos os donos dos blogs parceiros o que garante um elo de confiança

Agradeço a todos pelo reconhecimento e credibilidade ao trabalho do nosso blog, já chegou comentários indiretos de pessoas aos meus ouvidos "Cara, tem um site que é muito bom, o cara fala tudo na lata, fala verdades, o conteúdo é muito bom, é um site novo" e disse que se tratava do Parada Solicitada, fico até sem jeito nessas horas e nem sabem que sou eu o responsável pelo blog.

Eu ganhei dos leitores o título de herói, mas confesso: Tem um preço e uma responsabilidade nisso tudo: Minha rotina corrida, jornada de trabalho, tenho que me desdobrar e todo dia num meio tempo, elaborar o tema para publicar aqui, muitas vezes fico rascunhando num caderninho as pautas e o texto que será publicado. Digo que não é fácil, vezes é necessário apagar e refazer contextos para trazer uma história interessante com nexo. Levo em média de 3 a 4 horas para levantar um artigo, as vezes cansado do trabalho, mas para expor algo bom, que valha a pena ler e onde demostro respeito aos leitores. Como não sou perfeito e as vezes a vida corrida cobra mais ainda e ela é minha prioridade, as vezes acabo copiando algo já pronto de um site parceiro só para não deixar aqui sem publicação, mas procuro oferecer algo bom, conteúdo que preste e só faço isso quando necessário, diferente que muitos blogs que funcionam na base do Ctrl+C e Ctrl+V todos os dias. Por mais que tenham fontes das publicações originais, é bom expor suas idéias.

O idiota

Certas coisas que lemos, nem acreditamos, mas tem gente que tem a capacidade de digitar merda

O idiota é um pateta completo, defeca pelo teclado, não tem ideia própria, publica textos alheios, cita nomes, fala assuntos não concretos. Para se ter noção do quanto alguém pode fazer merda com um computador, um teclado e um blog, um outro dia em conversa com um amigo ele me citou um exemplo de idiota com um blog onde ferrou todos os entusiastas do hobby naquela cidade

Fato: Houve uma publicação mentirosa onde o cara mencionava que um lote de uns ônibus de uma empresa (Empresa X) estariam na garagem de outra empresa (Empresa Y), com isso veio o MP (Ministério Publico) que soube da matéria e foi na Empresa Y atrás dos carros da empresa X e a partir desse ponto, todo mundo do hobby ficou "queimado" em com ambas empresas e algumas outras da cidade e sem falar que foi por conta de uma materiazinha contendo notícia falsa, onde fez o MP se deslocar para tirar satisfação com uma empresa, poderia até render um processo judicial para quem publicou a falsa notícia (Mentira tem perna curta, mas pode dar processo, ah, isso pode.)

Resultado: As empresas fecharam as portas para visitas algumas ainda deixam, mas dificultaram muito depois desse fato, eu preciso falar dessa publicação ainda? Acho que sim, pra todo mundo tomar consciência. Eu falo: "O que você digita é o que lhe visa": 

Antes mesmo da visita, veja sua compostura. As empresas tem perfis falsos olhando grupos, fóruns, comunidades, redes sociais olhando tudo o que se digita sobre ela e outras empresas. Então já veja bem o que digita e lembre-se que é o seu nome que vincula ao que se escreve e isso pode deixar a sua imagem e a do grupo mal visto na empresa. E dependendo da merda que você falar, da porta você não passa. 

Mas mesmo assim, haverá asnos digitando merda nos fóruns, publicando absurdos e depois ficam dando uma de que não sabem o que se passa como se não soubessem a merda que fez, mas já é tarde, a reputação do sujeito estará manchada.

Conclusão

Pense, analise e veja que proporção sua publicação ou até comentários em blogs, redes sociais, fóruns pode lhe comprometer ou até lhe fuder, seja um processo, seja um não na cara logo na porta da empresa no dia da visita. O que você comenta, publica, digita tem um sério peso e consequência. PENSEM E REFLITAM.

Um comentário:

Unknown disse...

Todos querem ser heróis, muito são idiotas, mas nenhum dos idiotas sabe ou quer admitir isto...