quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fanatismo por empresas, quando a coisa fica séria.

Pra não ficar sem imagens, arrumei essa

Olá pessoal

Na postagem de hoje vamos falar dos bozologos fanáticos por determinadas empresas: Onde comem, onde vivem, onde dormem, de onde vem... hauahuahauhauah, Brincadeiras a parte para começar descontraindo (Lembrei do quadro do Hermes & Renato da boa época da MTV: Documento Trololó)

Enfim, da parte de quem goste de ônibus, seja ele Busólogo/admirador ou Bozologo, sempre terá uma empresa favorita. O problema é quando essa admiração foge do controle...

O que é o fanatismo?


Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente (E tradicionalmente) associado a motivações de natureza religiosa ou política, mas também se aplica a futebol e ídolos da música/TV em casos dos bozologos, as empresas. É extremamente frequente em paranoides  cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
1. Agressividade excessiva ;
2. Preconceitos variados;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto há um determinado "sistema"
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.


O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.

Ok, agora sei sobre o fanatismo, e quanto as empresas?

O Fanatismo, obsessão, exagero, frescurite com um quê de viadagem se aplica em situações que a admiração virou obsessão. Vejamos alguns sinais:


  • Não pesa os prós e contras: É o que mais ocorre, a empresa pode ter os carros detonados, dando problema, renovar com carroças, sempre arrumará justificativa como se fosse o porta-voz da empresa, certa vez questionando com uma criatura fanática sobre quebras, recebi a resposta: -"Ah empresa grande é assim, muita atividade, isso acontece". Sei que o amor racional dosa qualidades e defeitos, enquanto o cego só enxerga as qualidades. PUTA QUE PARIU! esse tipo de comportamento é irritante até nos encontros de busólogos e de quebra será zombado (e com razão) pelos amigos do grupo e até nomeado como MUSA DA EMPRESA.
  • Defende cegamente, mesmo estando errado: Defende??? ele discurtirá, terá um pití, brigará com todo o grupo. Isso se chama frescura, vamos soletrar F-R-E-S-C-U-R-A, e "das brabas". Já vi muito marmanjo, de maior 23 anos com a mentalidade de moleque de 8 por conta desses comportamentos, usa características como argumento do tipo: Pelo menos a Empresa X (que tanto ama) nunca precisou comprar carro usado pra renovar frota (Já pensou em necessidade emergencial, ainda mais se for aumentar frota em vez de renovar?) e usa isso para dar uma indireta ao outro comentário que é de um sujeito que é fã da empresa Y
  • Menospreza as outras empresas: Xinga todas as empresas, agora vá falar da dele, pra ver como não arruma u minimigo para o resto da vida, pra ele só a dele é a que presta, por mais que apresentem defeitos sobre ela ou se a empresa compra carro com assento plástico em vez de cadeira estofada.
  • Só se interessa por ela: Se tira fotos e publica, só se for dé dessa empresa, já as outras ele nem quer ver
  • Veste, usa itens que lembrem a empresa: Ah sim, isso ocorre muito. Por exemplo, se a empresa tem a cor amarela, ele vai viver usando amarelo, terá caderno amarelo, adotará a cor amarelo como favorita.
  • Só quer viajar se for com aquela empresa quando há outras opções: Tipo vem o ônibus da empresa amada e o de outra empresa, ambos tão indo pro mesmo lugar, ele vai no ônibus entupido pendurado na porta, mas só porque é da empresa querida dele enquando outro da outra empresa vai só levando vento
  • Tem chilique quando um ônibus dessa determinada empresa é danificado: Tipo já vi esse tipo de gente fanática só faltando se atirar ao frente do ônibus ou entrar no fogo, porque o ônibus da empresa querida dele tá sendo incendiado, apedrejado, até desmaia quando vê um ônibus da empresa batido. (Recomendo procurar tratamento urgente)
  • Monitora todos os passos da frota em detalhes: Tem gente que faz um acompanhamento milimétrico no qual placas, escala de cada dia é verificado para ver que alteração houve naquele dia e anotado, quem quebrou, quem bateu, mas tudo daquela empresa.
  • Até o seu nome em perfil de rede social é modificado: Tipo incorpora nome da empresa, área de atuação ou tipo de serviço de empresa rodoviária (EX: John Normandy, John 06 ou John Premium)
  • Quer ser a estrela da visita, quando esta ocorre: Quer ser o sabe tudo, mostra parte das suas ações fanática acima mencionadas, isso falei em outro artigo que tratava sobre visitas em empresa e nem queira saber o efeito que isso causa nesse momento.
Não quero discriminar nem agredir ninguém, todo mundo tem seu determinado gosto, mas seja moderado. Tudo em exagero não presta.


4 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Em alguns casos, o fanatismo por uma determinada empresa parece caso de hospício. Mas também tem o fanatismo por fabricantes de carroceria, basta observar a quantidade de fãs da Busscar que ficam descendo a lenha na Marcopolo como se isso fosse melhorar a situação financeira da Busscar...

Busão de Natal disse...

Rapaz to morrendo de rir com esse texto, pois sou um busólogo fã da Guanabara, mas um fã muito fã mesmo com direito a sair várias vezes em jornais por causa disso.

Realmente, quando via um busão da Guanabara quebrado chegava a ficar com febre e das autas, mas depois fui reconhecido pela a empresa como fã número 1 no ano de 2005 e essa obceção melhorou muito, em 2007 criei meu primeiro blog e nunca mais tive essas reação de fanatismo.

Além disso, hoje sou funcionário da mesma e gosto muito do que faço, pois gosto de ônibus. E como vi em outros post sou um BUSÓLOGO e não um BUZOLOGO.

Parabéns pelas as matérias.
Josenilson Rodrigues

Anônimo disse...

As viúvas da Busscar estão descontroladas mesmo, mas já era. Já faz tempo que a Comil está sendo um player sério no mercado de ônibus, com qualidade pau a pau com a da Busscar e um design melhor e mais arrojado. Mesmo agora com o Campione regredindo e ficando mais simples, continua funcional e até bonito.

RD11 O TERRÍVEL!!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.