segunda-feira, 4 de março de 2013

Climatização evaporativa: velha conhecida dos caminhoneiros, com um potencial inexplorado no segmento de ônibus

Volvo N10 com climatizador evaporativo montado no teto, e reservatório suplementar de água atrás da escada lateral. Fotógrafo: Daniel Girald

Uma alternativa significativamente mais barata ao ar condicionado convencional, o climatizador evaporativo é sucesso entre os caminhoneiros. A um custo inferior a R$900,00 já traz conforto próximo ao de um condicionador de ar convencional que pode ter um custo mais de 5 vezes superior, valores que se tornam ainda mais altos quando trata-se de ônibus e, mesmo com a instalação de uma quantidade maior de climatizadores para atender às necessidades desse tipo de veículo, ainda é uma alternativa mais acessível. Normalmente, a montagem do equipamento em caminhões é feita no teto da cabine, mesma disposição adotada nos condensadores de ar condicionado em ônibus, o que levanta questionamentos sobre a viabilidade do uso da climatização evaporativa nos mesmos.

Será que a climatização evaporativa pode vir a ganhar espaço e concorrer com o ar-condicionado no mercado de ônibus?

Um ar-condicionado tradicional, que usa os processos de compressão de um gás (atualmente prevalece o HFC-134a, também conhecido como R-134a) e sua posterior expansão dentro de serpentinas metálicas, que diminuem abruptamente a temperatura e acabam por condensar parte da umidade do ar, que fica mais seco. Já um climatizador evaporativo veicular tem um funcionamento diferenciado: o ar externo é tragado, forçado por eletroventiladores, passando por uma série de filtros umedecidos, e o calor absorvido força a evaporação da água, sem que ocorra gotejamento no interior do veículo como alguns incautos podem supor. O único fator que pode diminuir a eficiência do processo é uma umidade relativa do ar elevada, que resultaria numa evaporação menos intensa. Porém, não requerendo força do motor para ser mantido em funcionamento, como normalmente acontece com o compressor de um ar-condicionado veicular, o consumo de combustível é reduzido, e o desempenho do veículo não sofre prejuízos.

Praticamente qualquer ônibus, mesmo que já esteja em operação, é tecnicamente apto a ser equipado com climatizador evaporativo

 Pode-se dizer que não há impedimento técnico à instalação de um climatizador evaporativo num ônibus já existente, por não requerer modificações tão extensas no interior, onde seria necessário instalar dutos, caixas evaporadoras e "cortinas-de-ar" nas portas, nem no compartimento do motor, onde normalmente é instalado o compressor do ar-condicionado. Também vale destacar as possibilidades de instalação discreta dos reservatórios de água, que num veículo com piso alto podem ser montadas paralelamente às longarinas do chassi, sem formar o "calombo" que normalmente se vê num modelo equipado com ar-condicionado para a montagem do condensador, e assim tanto o centro de gravidade quanto a aerodinâmica sofrem uma discreta melhora.


Nos ônibus híbridos recentemente introduzidos, o climatizador evaporativo faria ainda mais sentido

A carga gerada pela climatização evaporativa sobre o sistema elétrico de bordo não é muito mais elevada que a gerada um simples sistema de ventilação forçada. Um caso digno de nota são os ônibus híbridos que já circulam por Curitiba, nos quais o ar-condicionado é totalmente elétrico, gerando uma carga mais intensa.


Uma situação bastante inusitada ocorre em São Paulo, onde ar-condicionado foi proibido nos ônibus urbanos novos
O caso de São Paulo, onde o ar-condicionado foi simplesmente proibido pela SP-Trans, de acordo com alguns boatos em função do temor que facilitasse a propagação da Gripe A-H1N1 (também conhecida como "gripe suína") por exigir que as janelas permaneçam fechadas para não prejudicar a refrigeração do interior dos veículos, é um caso interessante para se analisar as vantagens trazidas por climatizadores evaporativos, que chegam até mesmo a apresentar resultados melhores quando algumas janelas são mantidas abertas, visto que a renovação mais constante do ar favorece a eficiência desse método de refrigeração.

Mesmo que seja uma ilustre desconhecida no mercado brasileiro de ônibus, a climatização evaporativa é capaz de atender bem tanto aos operadores quanto aos passageiros em função do custo operacional reduzido sem sacrificar demasiadamente o conforto.

2 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Do jeito que o calor daqui de Porto Alegre no verão é seco, não seria má idéia se a climatização evaporativa fosse adotada ao menos em parte da frota que não dispõe de ar condicionado convencional.

mega disse...

Ate esse climatizador no onibus da um bom resultado! Ja andei em um onibus marcopolo torino 2007 da viacao piracicabana q tem esse equipamento! Ate q o onibus estava fresquinho por dentro! Ele eh equipado com 2 climatizadores! O unico onibus "climatizado" da empresa! Eu aprovo essa ideia! tomara q faça sucesso