Qual o mais vantajoso? |
Olá pessoal,
O mercado anda mudado. De um lado muitas companhias aéreas baixam os valores das passagens e promoções surreais em certos horários e temporadas, de outro lado as empresas de ônibus rodoviárias investem em qualidade de serviço, oferecem até internet wi-fi, serviço leito a bordo, se assemelhando aos aviões em termos de conforto, mas o tempo de viagem no serviço aéreo, logicamente é mais rápido. Nesse cabo de guerra, vamos analisar os pontos de cada um e suas vantagens.
Vivência de um marketeiro
Vale tudo para atrair a clientela. Afinal, o marketing é a alma do negócio. |
Texto feito por Daniel D’Andrea, do Mundo do Marketing
Há alguns meses resolvi visitar o interior do nordeste brasileiro em busca do entendimento in loco da situação de mercado e da competição no setor de transportes de passageiros, com foco especial no segmento rodoviário. Algo que complementasse a visão que tinha do setor desde São Paulo. Foram mais de 30 cidades percorridas, de rodoviária em rodoviária, em quase três mil quilômetros de jornada, quase todos no sertão nordestino. Lugares como Serra Talhada (PE), Piripiri (PI), Guarabira (PB) e Juazeiro do Norte (CE), entre outros.
Guinchê de uma simples rodoviária |
Guinchê de uma rodoviária com estrutura moderna em São Paulo: Parece até o Check-In do balcão de companhia aérea de um aeroporto. |
Eis o aeroporto, sem comparação, né? |
Pude verificar a efervescência da economia local e a forte competição por passageiros na região, acirrada nos últimos anos pela sensível redução nos preços das passagens aéreas, com oferta de assentos a preços muitas vezes equivalentes ou menores que os oferecidos pelas companhias rodoviárias. Estas, tomando-se uma visão histórica, têm visto o volume de passageiros transportados diminuir ano após ano.
Mercado disputado
Rodoviária e aeroporto
A competição com as aéreas, no entanto, não tem sido o único problema enfrentado pelas empresas de ônibus, principalmente as que operam as longas distâncias brasileiras. Passageiros têm migrado para empresas de transporte clandestino, que não oferecem nenhum serviço (e também, infelizmente, pouca segurança), mas que vendem ilegalmente passagens por até metade do valor cobrado pelas empresas regulamentadas. Além disso, o expressivo crescimento da frota de carros do Brasil tem possibilitado que muitas famílias optem por esta maneira de viagem, no qual os custos são divididos entre seus membros.
Dificuldades no setor rodoviário é culpa das empresas: Não é feito um marketing expandido como as companhias aéreas. |
Transporte clandestino é um grave inimigo das empresas de ônibus |
As próprias empresas de ônibus são também responsáveis em grande parte pela dificuldade na captura de passageiros e pela pressão de mercado que têm sofrido. Como concessionárias de serviço público, elas têm suas rotas garantidas e distribuídas entre a concorrência oficial, além de preços regulados. O que a primeira vista parece ser algo positivo tem sido seu Calcanhar de Aquiles. Com toda esta “proteção”, tais empresas, em quase toda sua maioria, acostumaram-se a pouco pensar e entender o cliente e suas expectativas. As melhorias implantadas são de caráter muito mais operacional que mercadológico. Salvo algumas raras exceções, pouco ainda se pensa no cliente.
Promoções e desenvolvimento econômico permitiram a pessoas da classe C realizar viagens de avião, coisa dificílima, quase impossível há 20 anos atrás. |
Enquanto que as companhias aéreas despejam promoções na televisão, internet e revistas a um ritmo alucinante, nas rodoviárias elas praticamente inexistem, mesmo nos períodos de baixa temporada. É certo que a ANTT (a Agência Nacional de Transportes Terrestres, que fiscaliza as empresas que operam trechos interestaduais) não é tão flexível neste quesito quanto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), mas quando realizadas, as promoções se limitam a descontos em determinadas rotas (normalmente para combater as clandestinas).
Qualidade do serviço é um fator que pesa
O entendimento do cliente é outro ponto fraco das rodoviárias quando comparadas às aéreas. Poucas são as empresas que realizam pesquisas com seus clientes ou que mantém uma base de dados atualizada. Menor ainda é o índice daquelas que utilizam ativamente estes dados (que eu me lembre, apenas dois grupos possuem programas de fidelidade, algo corriqueiro nas companhias aéreas).
Quanto à oferta de serviços diferenciados, apenas recentemente as maiores companhias do setor rodoviário começaram a se preocupar com estes aspectos, oferecendo salas vips, tapetes vermelhos, serviços de bordo, entre outras coisas. Menos atenção é dada à experiência do cliente durante a viagem, como a qualidade das paradas (comida, banheiro, preços, etc) e os atrasos e quebras, entre outras coisas. É certo que viajar de avião já foi muito mais glamoroso, mas ainda assim, quase sempre representa uma experiência anos luz a frente daquela oferecida pelos um ônibus.
Questão de desenvolvimento
Já o desenvolvimento de novos canais de vendas é um desafio para ambos os modais. Enquanto as viações ainda sofrem tentando se adaptar a uma nova realidade em que o cliente não precisa mais ir até o guichê da rodoviária para comprar sua passagem, para as áreas, o obstáculo a ser vencido é chegar até a nova classe consumidora, que tem hábitos diferentes dos clientes com as quais historicamente aprenderam a lidar.
Companhias aéreas como a Gol sempre expõe na mídia suas promoções. Chegam a ser mais em conta do que uma viagem de ônibus no mesmo trecho.
Estes são apenas alguns exemplos que mostram como ainda há um grande caminho a ser percorrido, do ponto de vista de Marketing, neste segmento da economia e em uma região do Brasil com grande potencial e que só agora começa a despertar. As empresas de ônibus precisam pisar no acelerador das boas práticas de Marketing se não quiserem ver seus clientes migrando rapidamente para outras alternativas mais convenientes ou simplesmente mais econômicas de transporte. Um grande desafio para os gestores destas companhias.
Medo de altura
Medo de altura e pânico em vôos levam muitas pessoas a optar pelo ônibus |
Geralmente alguns preferem o ônibus ao avião por ter medo de altura, pânico com medo de sofrer um desastre aéreo
A dona de casa Eli Tavares já viajou muito de avião. Ela reconhece as vantagens do meio de transporte. Porém, ela diz que gosta mais de usar o ônibus. “Primeiro, porque eu tenho medo de altura. Depois, porque os preços das passagens estão bons e alguns ônibus são bastante confortáveis”, afirma.
Ela preparava-se, na quinta, para enfrentar uma viagem de cerca de 14 horas de duração até a cidade de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul. Neste caso, Eli disse que ir de avião não compensava, porque teria de sair de Joinville, fazer uma conexão em São Paulo, para ir a Porto Alegre. De lá, ela precisaria de um novo voo, desta vez, até Santo Ângelo. Depois, seriam mais 60 quilômetros de ônibus até a cidade onde vive sua filha. “De qualquer jeito, eu passaria sete, oito horas viajando de avião e gastaria muito mais do que viajando de ônibus”, conta.
Vantagens e desvantagens de cada um
Vai viajar de quê? Vamos a análise das vantagens e desvantagens. De vista, só pelo tempo de viagem, já tem como pontuação positiva, o transporte aéreo. |
Analisaremos a seguir as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte. As vantagens estão escritas em verde e as desvantagens em vermelho.
Ônibus
- É lento (mas dependendo da distância, não é um grande problema).
- Tem mais locais de Parada que o avião. (Mais opções para embarque e desembarque)
- É relativamente perigoso (centenas de pessoas morrem em estradas todos os anos)
- É desconfortável (mesmo com ótimos assentos, se as condições da estrada estiverem ruins, de pouco adianta).
- Pode utilizar aparelhos eletrônicos e celulares à vontade.
- Não precisa de controlador de tráfego para seguir viagem (Lembram do apagão aéreo?)
Avião
- É mais rápido
- Não pode utilizar certos aparelhos eletrônicos
- O conforto é relativo ao espaço entre as poltronas (a grande a vantagem é que é estável a maior parte do tempo, o que cria um grande conforto)
- É extremamente seguro em comparação a meios de transporte que rodam em rodovias.
- Há fatores que possa fazer seu vôo ser atrasado ou até mesmo cancelado (No ônibus pode acontecer, mas já viu um caos no aeroporto, principalmente naquela época do caos aéreo em 2008?)
Conclusão
Emfim, se você morre de medo de avião, é melhor ir de ônibus, possa ser que sua viagem não seja muito longa (Então não passará muito tempo na estrada), o preço das passagens aéreas em certas temporadas vão às alturas (entendeu o trocadilho?), a não ser que consiga uma ótima promoção, fora que para alguns busólogos viajar de ônibus é um prazer, e não trocam uma viagem de 12 a 16 horas num leito DD para realizar a viagem em um avião durante 1 hora e 40 minutos, bem aí vai do gosto de cada um, mas eu prefiro o avião...
Fontes: Mundo do Marketing e Portal A notícia (Clicrbs)
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