Hoje vamos analisar as encarroçadoras concorrentes e suas melhorias/inovações mediante a crise e a restrição da Busscar no mercado.
Segmento Minibus
Modelo: Mini Micruss
Analise do modelo: O Mini Micruss era um microônibus reduzido a competir com vans tendo o conforto interno melhorado, foi comercializado até o fim da Busscar, tinha como concorrentes o Marcopolo Volare, Neobus Thunder Boy, Caio
Volare: Lidera o segmento de miniônibus há anos, seja na versão atual, existente há anos... |
Ou a novíssima FLY, remodelada e com detalhes que remetem a Geração 7 da Marcopolo |
Segmento Microônibus
Modelo: Micruss
Análise do modelo: O Micruss já um Micro padrão, leva de 20 a 29 passageiros, conforma a versão escolhida (além da opção com interior urbano) com conforto, tem como concorrentes Marcopolo Senior, Comil Piá, Neobus Thunder +, Mascarello Gran Micro e Caio Foz
Senior lidera com folga, é o favorito das cooperativas |
Reação da concorrência: A Marcopolo tem o Senior reestilizado em 2005 com traços de Ideale, nada fez de inovador, já que ela lidera o mercado, Comil Piá é outro que parou no tempo, não fez lá grandes reestilizações... Mas uma revelação no mercado que veio recentemente foi o Iveco Cityclass e também foi lançada a encarroçadora IBRAVA no mercado.
Segmento Midibus
Modelo: Miduss
Analise do modelo: O modelo Miduss tem a proposta dos demais do segmento. Um micrôonibus, porem mais espaço interno e que proporcione uma viagem confortável
Os midis brigam pela liderança entre si |
Reação da concorrência: Em 2006 surge o Senior Midi, logo depois veio o Spectrum City e Svelto Midi além da reestilização do Caio Foz Super, em 2010. Esses modelos disputam mercado no qual fica acirrado entre Neobus e Marcopolo o posto de liderança. Utilizados por empresas em linhas de baixa demanda, serviço opcional e cooperativas de transporte complementar regulamentado.
Segmento Urbano
Modelo: Família Urbanuss
Analise do modelo: O Urbanuss era um ônibus sem igual, e quando a Busscar vivia a crise e a falência, lança os novos Urbanuss/Urbanuss Pluss com design inovador após 10 anos sem mudança estéticas no modelo.
Apache Vip e Torino são os que lideram o segmento urbano |
A preferência pelo Comil Svelto vem crescendo após o fim da Busscar |
Reação da concorrência: Quem aproveitou para deitar e rolar da ausência da Busscar foi a Comil e Mascarello. Que lançaram o Svelto V (Nomenclatura de busólogo) e o novo Gran Via, além do Gran Via Midi. Mas a grande fatia urbana está sendo da Caio, que eliminou o S22 em 2010, centrou tudo no Apache Vip e o remodelou recentemente há dois meses.
Segmento Intercity
Modelo: Interbuss
Analise do modelo: Foi um modelo que não teve grande destaque, pouca gente se interessou, também pudera, feio demais, com faróis roubados do caminhão constellation (Até o apelido de Bob Esponja foi junto)
O Ideale 770 já conquistou o mercado |
Com o Audace então... |
Reação da concorrência: Nem precisaram fazer força! Ideale 770 foi o primeiro da turma e lidera segmento, Neobus Spectrum Class e Comil Versatile remodelado em 2006 também vieram para somar, em 2010 a Caio lança o Solar, surpreendendo a todos e em 2012 vem a audacia do Marcopolo Audace para
Segmento Rodoviário Básico
Modelo: El Buss
Analise do modelo: O El Buss faz parte da linha rodoviária básica (que permite ter versões de motor dianteiro e alturas baixas de 3,10 a 3,40 metros de altura)
O Viaggio G7 agrada a quem comprava o EL Buss e quer algo a mais do que um Ideale |
Reação da concorrência: O El Buss tinha favoritismo forte entre os empresários, mas com a crise, a concorrência fez a festa. Comil, melhorou o campione, já reestilizado em 2007, Neobus ataca com o Spectrum Road, Mascarello Roma é lançado, mas quem "bota quente" é a linha G7 rodoviária da Marcopolo com o Viaggio, concorrente direto.
Segmento Rodoviário Luxo
Vissta Buss |
Modelo: Jum Buss/Elegance/Vissta Buss
Elegance 360 Exportação |
Analise do modelo: É a linha rodoviária mais bem quista pelas empresas, o Elegance foi lançado em 2007, mostrando um belo design. A resistência e qualidade desses ônibus é impressionante, muitos dos empresários faziam questão de ter Busscar na sua frota, isso por muito tempo causou uma briga com a Marcopolo pela liderança no mercado
Reação da concorrência: Todo mundo se mexeu após a crise da Busscar, novos modelos foram lançados, outros remodelados. A Comil reestilizou o Campione, Marcopolo em 2008-2009 mostra seu poder com o lindo e moderníssimo Paradiso G7 que torna-se líder absoluto no mercado, Mascarello Roma surge em versões maiores de até 3,70m de altura. Irizar lançou há poucos meses o I6. Neobus há menos de um mês revoluciona o mercado com o novíssimo New Road N10, mas ainda sim não chega aos pés do Paradiso e nem consegue desbancá-lo do mercado.
Segmento Rodoviário Double-Decker
Modelo: Panorâmico DD
Analise do modelo: Apareceu após o Paradiso GV DD, mas o Busscar Panorâmico DD foi quem revolucionou o segmento e conquistou o mercado, logo foi incomodado pelo Paradiso 1800 DD G6, em 2009 reestiliza com aparência do Elegance na dianteira, mas a crise já existia, daí nem chegou a vender muito (Embora os empresários o queriam)
Mesmo que a Marcopolo lidere o mercado, a Comil viu nesse segmento uma oportunidade e vem ganhando espaço, principalmente para exportação. |
Reação da concorrência: Começou a correria, o único Double-Decker disponível no mercado era da Marcopolo e para fincar forte, ela lança o DD na Geração nova (G7), mas ainda sim, não há concorrente para brigar com a Marcopolo e a Busscar enfraquecida lutando para não morrer, eis que a Comil lança o Campione DD, um modelo bastante modeno, inovador e bonito e que vem sendo exportado. E não para por aí com o lançamento do Neobus New Road N10, podemos especular (Leia-se, sonhar) com uma versão DD.
Conclusões sobre cada encarroçadora e suas ações para aproveitar o vazio deixado pela Busscar
Comil: Fez o dever de casa direitinho, para aproveitar a oportunidade, Remodelou o Svelto, se lançou no segmento DD, Midibus, Piso baixo e BRT ganhando cada vez mais destaque e preferência no mercado.
Mascarello: Ainda engatinha, seus produtos ficaram a desejar devido a qualidade não tão boa, esta qual, uma má-fama que estão aos pouco tentando tirar para limpar seu nome no mercado, reestilizou o Gran Flex, Gran Via, Gran Midi e lançou o Gran Via Midi
Marcopolo: Lidera o mercado rodoviário, com a ausência da Busscar, ganhou mais espaço no mercado, reestilizou o Volare, lançou-se no segmento BRT, mas ainda mantendo paralelamente a versão antiga. Mas relaxou no mercado urbano. Tem uma grande procura, mas o Torino ainda é lançamento de 2007 baseado no Gran Viale de 2006 e ainda matem o Viale de primeira geração modelo 2000, enquanto Svelto (Comil), Apache Vip (Caio), Gran Via (Mascarello) remodelaram o visual para pegar um pedaço ou ainda ficar com as migalhas da fatia do mercado urbano deixada pela Busscar. Sem falar no Senior que é de 2005, baseado no Ideale 770. Esses modelos tão na hora de remodelar o visual e um Senior baseado no Audace seria muito bem vindo.
Neobus: Lançou o New Road N10, com detalhes modernos, melhor acabamento e opção de chassis com 3 eixos para melhorar sua colocação no mercado rodoviário, lançou o conceito das versões BRT com o modelo Mega BRT, mas em conpensação tá pior do que a Marcopolo no termo de descaso com o resto da linha. O Mega atual é de 2006, o Thunder remodelado é de 2007. A Neobus tem que mudar o visual desses carros como fez ao lançar o N10 se quiser ganhar força no Mercado.
Caio: Tem grande presença no mercado urbano, com grande destaque para o Apache Vip que foi reestilizado recentemente pela 2ª vez, impressionou ao lançar o Solar Foz, mas no setor rodoviário deveria fazer um lançamento marcante, pois não tem força nesse segmento. O Caio Giro não é feio, mas também não possui visual empolgante, então se quiser pelo menos vender como o Spectrum Road ou Mascarello Roma, vai ter que se mexer.
Conclusão geral
Aos frotistas, só basta escolher. As encarroçadoras que se empenhem e vendam seus peixes |
A Busscar teve seus dias de glória, faliu (Tenta recorrer na justiça, mas pra voltar tá difícil quase impossível). A concorrência viu no vazio deixado pela Busscar uma oportunidade de crescer no mercado, muitos modelos foram remodelados e os empresários que antes compravam Busscar estão analisando outras encarroçadoras ou migrando para as grandes já conhecidas pelo mercado. Nessa crise toda Mascarello está sendo um pouco mais reconhecida. Comil está cada vez mais presente e cada vez mais ganhando a preferência, tanto que lançou o DD que até já vem sendo exportado. Os próximos capítulos dessa fase Pós-Busscar vamos vendo aos poucos
2 comentários:
Não acho ruim a Marcopolo manter o Viale de 1ª geração ainda em linha, apesar de visualmente envelhecido oferece uma boa relação custo/benefício. Mas realmente a Comil vem crescendo bastante e ganhando uma boa evidência.
Mascarello para ser boa tem que fechar as portas. Seus proprietários envolvidos com grilagens de terra, pistolagem, fraudes documentais para obter centenas de milhões de reais no Brasil e nos Estados Unidos acarretando processos da Justiça do Estado do Piauí e de particulares contra essa gente e os crimes de pedofilia e pejotização de vendedores que são roubados com proteção da Justiça da Comarca de Cascavel - eu fui vítima deles enquanto vendia ônibus para eles no Mato Grosso do Sul, merecem cadeia e coisa pior, porque sabem o que fazem. E gostam de ser assim. Exploradores de seres humanos, defraudadores, ladrões, quadrilha, envolvidos com Requião e Gleisi Hoffmann.
Cristiano Arruda
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