segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ônibus diferentes: Até quem não é busólogo gosta

Muitos não gostam de ônibus, como os busólogos, mas param para olhar um Irizar e seu visual moderno e futurista

Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre alguns ônibus diferentes que chamam a atenção até de quem não curte ônibus como nós busólogos.

São de diversas categorias com diversas configurações, adornos entre outras coisas que desperta a curiosidade das pessoas a andar neles, mostrando que todos temos um "que" de busólogo dentro de si.

Atração

Ônibus atração são aqueles que são projetados visando uma viagem diferenciada, geralmente direcionado aos turistas, possui diversas características conforme a versão do ônibus

Torino GV Jardineira com estrutura lateral e bancada em madeira. Não possui janelas.
Comil Svelto Jardineira em Curitiba: Esse modelo pode ser encontrados em outros locais e até para exportação.
Torino Jardineira em Salvador

Jardineira: Trata-se de um modelo urbano, embora com ampla área envidraçada, ou sem janela (Apenas um buraco, as estruturas internas e bancada são de madeira), existente em algumas cidades, em casos operam em linhas convencionais, em outras realizam passeios turísticos.

Urbanuss Pluss Tour: Versão de dois andares, destinado ao turismo. O deck superior é aberto
Nessa versão tem teto de lona, mas as laterais não tem janelas no deck superior
Thamco ODA: Diferente dos Pluss mostrados acima, ele não fazia passeios turísticos e sim linhas urbanas. Era uma cópia dos ônibus urbanos de dois andares de Londres, feito a pedido de Jânio Quadros.

Dois andares: Existente em duas versões. A primeira é voltada ao turismo, onde o deck superior é aberto (sem teto), como um carro conversível. Já a segunda possui teto e janelas. O Thamco ODA foi uma grande atração nas cidades onde rodou na época que era ativo, vale lembrar que o mesmo não fazia passeio turístico e sim, linhas normais. Outro destaque ativo são os Double Deckers rodoviários, que chamam bastante atenção. 

Paradiso GV "Cityrama"

Cityrama: Trata-se de um ônibus convencional, só que o mesmo não possui teto, um Paradiso GV como esse da foto pode ser encontrado no Rio de Janeiro, sendo que o ônibus usa dianteira e traseira de Paradiso G6. Dizem que em Recife há um Urbanuss Pluss com esse tipo de configuração, tentei pesquisar, mas nada foi encontrado sobre esse ônibus.

Temáticos / Comemorativos

Ônibus com adesivagem para o Festival da Uva
Paradiso G7 1800 DD com plotagem decorativa para o festival da Uva: Ficou lindo!

Os temáticos ou comemorativos são ônibus comuns, embora para certas épocas do ano, recebem decorações externas e/ou internas de acordo com a festividade que ocorra no momento. Casos comuns são Carnaval, São João (Principalmente nas empresas do Nordeste onde fica uma grande decoração na parte interna do ônibus com folhas de palmeira, bandeirinhas e adornos juninos) e Natal, também podemos citar como festejos locais, a Festa da uva que ocorre no Rio Grande do Sul

Urbanuss Pluss Tour, decorado para o São João da Bahia (E eu pensei que na Bahia só era AXÉ e Carnaval).
Essa foto é do exterior, mas tem locais no Brasil que usa dessa mesma decoração no São João
Decoração interna com adornos artesanais, remetendo a um evento

Falando no Natal, época na qual estamos passando, muitas empresas pelo Brasil decoram seus ônibus, algumas empresas colocam até o motorista trajado como Papai Noel, vamos mostrar algumas imagens desses ônibus que rodaram ou rodam nessa época com essa "roupagem", em casos usam até luzes luminosas, lembrando aquele comboio de caminhões da Coca-Cola no Natal que passavam em um antigo comercial









Com tanto tema de Natal, não podia faltar o Papai Noel.
Ah esse comercial... Veja que muito ônibus lembram os caminhões da Coca-Cola

Serviços diferenciados

Ideale 770, seguido do Senior (Foto abaixo)
Os micros e midibus são atrativos pelo conforto oferecido, além de ser considerados "bonitinhos"

Atribui-se esse título aos serviços opcionais geralmente operados por midibus ou microônibus, mesmo sendo mais caro que o ônibus urbano, as pessoas que usam gostam. Segundo elas, o ar condicionado aliado ao conforto das poltronas rodoviárias é uma coisa ótima, além de tudo acham o ônibus "bonitinho" e fazem questão de andar nele, separando umas moedinhas a mais.

Rodoviários

Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
Comil Campione DD
O requinte interno aliado ao design impressiona até quem não é busólogo.

Esses sempre chamaram a atenção pelo belo design que é comum desse segmento, qualquer pessoa olha diferente para um ônibus rodoviário, e se for um Double-Decker então... Sempre escapa de alguém não-busólogo um "é bonito", no mínimo ao se deparar com ônibus rodoviário da atualidade, tipo um Paradiso G7, Busscar Elegance ou Comil Campione novo (Impossível ficar indiferente).

Tunado

Ônibus tunado: Existe sim.
Acredite: É um Marcopolo Viale
Mazda RX-7 Veilside
Achamos o parente do Viale da Dimelthoz. Até as cores são iguais.

É... o tuning já veio algumas vezes para os ônibus, embora temos um exemplo notável: Esse ano a Dimelthoz pegou um Marcopolo Viale e o deixou todo tunado para exibir seus produtos na Fetransrio, o ônibus chama a atenção de todos pelo seu visual tuning e chega a lembrar um carro tunado: O Mazda RX-7 Veilside, que aparece no filme Velozes e Furiosos - Desafio em Tokyo, enfim, pra quem curte carro, esse ônibus também foi aprovado.

Configuração urbana diferente da convencional

Pois bem pessoal, tem sempre uns modelos que só basta não ser um cabrito convencional que já olhado com outros olhos, vamos conhecer alguns casos:

Caio Vitória Articulado: Na época de seu lançamento (Década de 90) havia poucos articulados e praticamente, dar uma volta de articulado era um programa.

Articulado: Hoje articulado é comum em muitos estados, mas no começo da década de 90, era uma atração e todos queriam conhecer e como havia poucos ônibus nessa configuração, virava um programa, dar um passeio de ônibus articulado.

Caio Millenium BRT Trólebus: Ultimo lançamento em SP

Trolébus (Ônibus Elétrico): Em São Paulo é o único local que atualmente dá para andar nesse tipo de ônibus, antes havia em mais lugares. Enfim, o visual diferenciado dos modernos ônibus elétricos impressiona, sem falar no silêncio desses ônibus.

Neobus Mega Piso Baixo

Piso Baixo: É interessante, pois tem grande área envidraçada, não possui degraus (exceção para os casos que a parte traseira é mais alta) e é dotado de grande conforto. Sem falar no aspecto de estar andando num ônibus Europeu, que já é nesses parâmetros.


BRT: Visual futurista, tanto externo como interno que lembra um metrô e conforto interno que nem parece um ônibus. Hoje podemos ver por aí muitas pessoas que babam se impressionam ao ver um BRT.

Realmente esses ônibus impressionam, nos convidam a dar uma volta e faz as pessoas soltar o busólogo que tem dentro de si...

Um comentário:

Marcos disse...

Gostei. me servem de inspiração para a compra de ônibus para as minhas valkírias, que serão uma espécie de segurança pessoal minha, isso daqui a uns dez anos, se tudo der certo.