segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dicas para uma viagem mais segura

Olá meus amigos,

o nosso interesse pelos ônibus já dispensa apresentações, mas hoje considero importante abordar um aspecto muito importante que é a segurança. Tragédias como a que levou um monobloco da Itapemirim a ser reencarroçado, mesmo que acabem por não poder ser evitadas, podem ter proporções menos trágicas se alguns procedimentos forem tomados.

Ferramentas: podem fazer a diferença entre a vida e a morte

RescueTool: o próprio nome já indica a utilidade em procedimentos emergenciais

Eventualmente, pode ser necessário romper obstáculos para acessar as saídas de emergência, e até abrir rotas alternativas de fuga para evitar que alguns passageiros acabem dominados pelo pânico em tentativas mal-sucedidas de escapar pelos acessos principais. Um bom canivete pode ser útil para cortar cintos de segurança com rapidez, e alguns como o RescueTool da marca Victorinox contam até com um corta-vidros.


Facilidade de localização em condições de baixa visibilidade

Convém manter o equipamento de emergência sempre facilmente acessível, no entanto devidamente protegido para evitar que caia e se perca. No caso do RescueTool, merece destaque o brilho no escuro, facilitando a localização e o uso em condições de baixa visibilidade, como nas águas profundas do açude onde ocorreu o fatídico acidente com o monobloco da Itapemirim.

Evite o pânico

Para alguns passageiros, como deficientes físicos, crianças e idosos, pode ser mais difícil driblar o pânico, mas é essencial até para que sejam resgatados com sucesso. Passageiros que não saibam nadar com desenvoltura também são um caso bastante difícil, pois eventualmente acabam puxando o resgatista para o fundo quando tenta-se retirá-los da água.

Mantenha documentos facilmente acessíveis

Caso acabe sendo resgatado inconsciente e necessitando de atendimento médico de urgência, fica mais fácil comunicar familiares, amigos e eventualmente um médico de confiança. Se tiver alguma enfermidade crônica (hipertensão, diabetes, etc.) ou fizer uso de medicamentos anticoagulantes, é adequado manter alguma indicação para facilitar a ação das equipes de resgate e evitar um agravamento das condições de saúde.

Use sempre o cinto de segurança

Uma recomendação que pode parecer redundante, mas muitos passageiros ainda negligenciam. O uso do cinto de segurança é essencial para prevenir lesões que possam até dificultar a tomada de providências durante uma emergência, ou mesmo resultar em morte imediata.

Mantimentos: sempre é bom ter alguns

Até a chegada do socorro, aquele lanchinho pode fazer a diferença: o ideal é ter comidas prontas e de fácil consumo como barras de cereal, biscoitos tipo água-e-sal e frutas secas. Outros produtos como repelente de insetos e protetor solar também são úteis quando não for possível manter-se adequadamente abrigado, seja no interior do veículo ou em algum outro local como uma parada de ônibus à beira da estrada ou qualquer abrigo improvisado.

Por último, mas não menos importante: levar ao menos um casaco

Um fator que deve ser levado em consideração é o clima: por mais que um determinado local seja quente durante o dia, é sempre conveniente levar em consideração a amplitude térmica, e a queda das temperaturas durante a noite. Conjuntos de agasalho esportivos de nylon são uma boa opção devido a peso e volume reduzidos, e em alguns casos contam com forro antitranspirante que proporciona bom conforto térmico.

Nenhum comentário: