Monobloco O-370 |
Olá pessoal,
Ontem fiz uma postagem relatando sobre a possibilidade do reencarroçamento do monobloco eis que recebo um email do leitor Fernando Souza que gostou da publicação e enviou um conteúdo de complemento com imagens anexas, vamos ao texto.
Fernando, atribuo o texto auxiliar ao teu nome, pois gostei do texto explicativo e não seria honesto, da minha parte ficar com os créditos, sempre que quiser pode enviar sugestões e textos para o email do blog.
Complemento do texto
"Apesar de monoblocos serem veículos onde a carroceria é a única estrutura, e todos os componentes são presos diretamente a ela, ela tem uma base chamada "plataforma".
Plataforma na qual a Fiat e a Chrysler compatilham na fabricação de diversos veículos |
Nos automóveis, a plataforma é o "fundo" da lataria, e nela as laterais e folha do teto são soldadas. A mesma base/plataforma/fundo-da-carroceria são utilizados para se montar vários automóveis de uma mesma linha, e até compartilhada entre fabricantes de um mesmo grupo ou por joint-venture.
Plataforma do O-371 UP |
Nos ônibus monobloco, a plataforma tem aparência um pouco diferente dos automóveis. É uma estrutura treliçada diferente das longarinas de um chassi, a plataforma é a base da própria carroceria.
Estrutura do O-370 RS: Plataforma é a base da carroceria |
A Mercedes-Benz disponibilizou a plataforma de todos os seus monoblocos rodoviários e alguns urbanos para encarroçamento por terceiros. Busólogos usam o termo monobloco para designar veículos de fabricação de uma única marca, como os monoblocos Mercedes-Benz. Mas o conceito é por diferenças técnicas, sendo assim, um ônibus cuja carroceria (Marcopolo por exemplo) foi montada (unida) a uma plataforma de um monobloco, é também um monobloco. Apesar disso complicar a diferenciação dos modelos e parecer uma chatice.
Nos anexos, uma plataforma de automóvel Fiat, a plataforma do MBB O-370 RS, claramente separada da carroceria. Essa mesma plataforma foi comercializada sem entre-eixos para encarroçamento, e a foto da plataforma MBB O-371UP."
Conclusão
Fernando com seu texto explicativo confirmou uma coisa que já havia nas nossas certezas desde ontem: Monobloco é só mais um termozinho de busólogo, Mercedes Benz por sua vez fazia o chassi e uma carroceria, por isso que dá para reencarroçar e o Itapemirim além de outros por aí são uma prova que é um mito esse lance de monobloco ficar só numa carroceria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário