quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Complemento da postagem de ontem sobre o monobloco

Monobloco O-370

Olá pessoal,

Ontem fiz uma postagem relatando sobre a possibilidade do reencarroçamento do monobloco eis que recebo um email do leitor Fernando Souza que gostou da publicação e enviou um conteúdo de complemento com imagens anexas, vamos ao texto.

Fernando, atribuo o texto auxiliar ao teu nome, pois gostei do texto explicativo e não seria honesto, da minha parte ficar com os créditos, sempre que quiser pode enviar sugestões e textos para o email do blog.

Complemento do texto

"Apesar de monoblocos serem veículos onde a carroceria é a única estrutura, e todos os componentes são presos diretamente a ela, ela tem uma base chamada "plataforma".

Plataforma na qual a Fiat e a Chrysler compatilham na fabricação de diversos veículos

Nos automóveis, a plataforma é o "fundo" da lataria, e nela as laterais e folha do teto são soldadas. A mesma base/plataforma/fundo-da-carroceria são utilizados para se montar vários automóveis de uma mesma linha, e até compartilhada entre fabricantes de um mesmo grupo ou por joint-venture. 

Plataforma do O-371 UP

Nos ônibus monobloco, a plataforma tem aparência um pouco diferente dos automóveis. É uma estrutura treliçada diferente das longarinas de um chassi, a plataforma é a base da própria carroceria.

Estrutura do O-370 RS: Plataforma é a base da carroceria

A Mercedes-Benz disponibilizou a plataforma de todos os seus monoblocos rodoviários e alguns urbanos para encarroçamento por terceiros. Busólogos usam o termo monobloco para designar veículos de fabricação de uma única marca, como os monoblocos Mercedes-Benz. Mas o conceito é por diferenças técnicas, sendo assim, um ônibus cuja carroceria (Marcopolo por exemplo) foi montada (unida) a uma plataforma de um monobloco, é também um monobloco. Apesar disso complicar a diferenciação dos modelos e parecer uma chatice.

Nos anexos, uma plataforma de automóvel Fiat, a plataforma do MBB O-370 RS, claramente separada da carroceria. Essa mesma plataforma foi comercializada sem entre-eixos para encarroçamento, e a foto da plataforma MBB O-371UP."

Conclusão

Fernando com seu texto explicativo confirmou uma coisa que já havia nas nossas certezas desde ontem: Monobloco é só mais um termozinho de busólogo, Mercedes Benz por sua vez fazia o chassi e uma carroceria, por isso que dá para reencarroçar e o Itapemirim além de outros por aí são uma prova que é um mito esse lance de monobloco ficar só numa carroceria.

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