O Campione tem uma bela história e é com a terceira geração que estão mostrando sua força no mercado |
Olá pessoal,
Hoje vou contar a história do Campione, modelo rodoviário produzido pela Comil e que vem ganhando destaque no mercado.
O princípio
1997: Fim da história do do Galleggliante... |
...E inicia a do Campione. |
Tudo começou em 1997, ano que o seu antecessor Galleggliante (Com uma traseira com um "quê" de Busscar) chega ao fim, a Comil já ganhado mais notoriedade no setor urbano após ter apresentado o Svelto reestilizado e este por sua vez, conquistado sucesso e colocação no mercado. Agora a Comil tinha a missão de repetir a receita de sucesso com um modelo rodoviário, então surge a linha Campione.
O nome Campione é forte, pois do Italiano significa "campeão". Ele pode não liderar o mercado de vendas, perder feio para Marcopolo e Busscar (Quando ativa), mas já tem aumentado a preferência, quem sabe um dia seja um Campeão nesse segmento.
Primeira geração: 1998 - 2006
Disponível com motor traseiro... |
...E dianteiro. |
Nasce a primeira geração do Campione nas versões rodoviária básica (Curtas a médias distâncias) 3.25; 3.45 (Essas versões também possibilitava ter motor dianteiro e concorrendo diretamente como Marcopolo Viaggio e Busscar El Buss) e as de luxo (Médias a grandes distâncias) 3.65 e 3.85 (Exclusivas com motor traseiro e concorrendo com Busscar Jum Buss e Paradiso GV)
Concorrência de peso... |
Páreo duro. |
Enquanto a linha Busscar EL Buss / Jum Buss junto com a linha Marcopolo Viaggio / Paradiso apresentavam um visual que já apresava seus sinais de cansaço (Embora ainda fossem bonitos) Veio o Campione, com um bonito visual, apresentando modernidade e inovação e logo conquistou o mercado rodoviário em todo Brasil. Suas linhas modernas conquistavam e seduziam. Era um projeto inovador e sem copiar dos outros (ou lembrar) e isso incomodou a concorrência.
Visual renovado, a casa caiu pro Campione. |
Já não bastasse a Marcopolo, a Busscar também muda o visual, daí, então o Campione passa a ser feio e ultrapassado. |
Em 1999/2000 surge a família Marcopolo Viaggio/Paradiso G6 e Busscar EL Buss/Jum Buss/Vissta Buss renovadas para brigar com o Campione. Os modelos da Busscar e Marcopolo vieram com visual inovador, moderno e muito lindos, com isso, o Campione passou de charmoso para Patinho Feio da noite para o dia, aí o Campione ficou deslocado, ainda tinha clientela, mas como no Brasil vale quem tem mercado e nome, Marcopolo e Busscar seguem liderando no mercado.
Segunda geração: 2006 - 2010
Demorou, mas veio um novo Campione... Mas que coisa horrível, embora com estilo futurista. |
A Comil lança uma nova logomarca e junto com isso, mostra um novo Campione, apelidado pelos busólogos de "Caveirão". Simpelsmente era uma coisa medonha, horrorosa, embora futurista. Os faróis eram no parachoque (Ô nostalgia de Viaggio G4, Gallegliante, Tecnobus...), as lanternas no formato de estaca. Sabe aqueles filmes da década de 80 onde aqueles filmes de Scwarzenegger, Van Damme projetavam um futuro bem moderno e os carros e ônibus bem modernos, mas com linhas retas??? O designer da comil deve ter assistido um desses filmes antes de projetar esse Campione, pois ficou na mesma linha de estilo.
Aí ficou difícil com esse visual, mesmo futurista, a Comil conquistar o mercado rodoviário, e as vendas foram bem fracas, afinal um modelo horroroso e não ser de uma marca de renome como Busscar e Marcopolo, aí necessitou de uma reação por parte da Comil e houve, aí lançaram a linha Vision e a versão HD com 4.05 de altura.
4.05: Uma visão mais do alto
4.05, a primeira versão HD do Campione |
A comil lança a linha Vision e uma versão HD, mas o visual que o cão botô pra nóis andar, segundo Jeremias Cabra Homi, persistia ali. Aí veio um tapa mais cruel por parte da Concorrência: Em 2007 a Busscar lança a linha Elegance e em 2009 a Família rodoviária Marcopolo G7 surge. Aí a Comil precisava agir, pois estava sem saída e para complicar mais ainda, surge na mesma época o Mascarello Roma e o Neobus Spectrum Road.
Terceira geração: 2011 - Atual
Lindo, mesmo com esse aspecto de G6 Remodelado... |
... E essa traseira "Mamãe, quero ser Monobloco O-400", o visual casou bem e deu um bom destaque para a Comil no mercado, coisa que não se via há anos. |
DD: A Comil por cima de outro andar
A maior jogada da Comil foi o lançamento do Campione DD, deu certo. |
Já estando no novo caminho, retomando o mercado, surge mais uma carta na manga da Comil: A crise da Busscar estava impossibilitando as plenas atividades da mesma e se alguma empresa quisesse versão Double Decker ou comprava o Paradiso DD, da Marcopolo ou o Panorâmico DD, da Busscar. Esta já estava mal das pernas, aí a Comil abraça a oportunidade e lança o Campione DD. O modelo ainda não está tão popular no Brasil, ainda vem surgindo aos poucos, mas rendeu a Comil prêmios de design, ocupação mais significativa no mercado de ônibus rodoviário (Principalmente de quem comprava da Busscar)
Curiosidades
Será que esse OF-1721 corre? Pequeno e leve. |
Micrão: Houve em 1999 / 2000 uma curiosa versão micrão com capacidade para 33 passageiros, chassi curto e motor MBB OF-1721. Pelo tamanho e peso, devia ter um bom desempenho pelo motor que se aplicava.
Olhe nas molduras da caixa de roda, é um 2008! |
2008, qual a diferença? A linha Vision, de 2008 é fácil de reconhecer: Olhe nas molduras da caixa de roda, no 2008 são arredondadas e salientes para fora, como num modelo G6 da Marcopolo, já na versão de 2006 e 2007 era rente e quadrada, embora houve alguns 2008 que ainda vieram com a moldura da caixa de roda da versão de 2006
Exportação |
Exportação: A atual geração, de 2011, principalmente dos Campione DD vem ganhando mercado no exterior, sendo exportado para África e América Latina. No Chile e Uruguai já vemos alguns Campione, embroa já era exportado desde sua primeira geração.
Olhem a frente e janela do motorista, além das caixas de roda... Parece um Campione, mas olhem o teto quadrado e com um ressalto no final e as janelas antigas. É um Galleggliante, acreditem. |
Vista de outro ângulo: A traseira ainda é a original do Galleggliante, mas tem quem mude até a traseira |
Modelo atual? Não, é só um 2006 modificado, mas foi uma excelente mudança tirando aquela frente medonha. |
Os mutantes: Não é só em Marcopolo e Busscar que dá pra fazer essa façanha de modificar. Tem muito Galleggliante com dianteira de Campione da primeira geração, alguns são mais ousados que conseguem pôr porta dianteira e janelas de motorista, chegando a enganar alguns leigos. A Vale do Tietê, de São Paulo foi nessa onda já com o Campione e usando um modelo mais moderno: Colocou frente do modelo atual num modelo 2006 (A traseira ainda é a mesma horrorosa, deveria ser mudada também)
Píá e Bello: Frutos originados do design do Campione de primeira geração |
Design inspirando outros lançamentos: A primeira geração do Campione foi um grande marco na história da Comil, do mesmo design do Campione, sugiu o Piá (Primeiro microônibus da Comil), Bello (Miniônibus) e Svelto 2000 (Embora no Svelto, houve umas mutações no conjunto ótico, gerando assim um estilo mais isolado)
Conclusão
De volta a boa fase. |
O Campione foi uma aposta alta da Comil para ter seu destaque no setor rodoviário, de um certo modo deu certo, com muito esforço a Comil lutou e conseguiu se consolidar neste nicho e vem melhorando a cada dia, o lançamento do DD foi crucial e o aumento da participação dela no mercado melhorou bastante. É um desenvolvimento crescente!
Bem pessoal, esta foi a história do Comil Campione, espero que vocês tenham gostado.
2 comentários:
Já viajei muito de Campione de 1ª geração, com chassi Volkswagen 17-210 OD, e algumas vezes de Caveirão com chassi Scania K310 4x2. Diga-se de passagem, sempre gostei do design do Campione Vision apesar das polêmicas.
Eu amava o 1º geração, ainda era meio criança me 1998 e visitei a Comil naquele ano. Era um design lindo para a época que matava GV e família Buss... Alterações na grade dianteira e lateral ali por volta de 2000 estragaram o visual. Da 2º geração, não gostava das partes metálicas da grade frontal (escrito COMIL), lateral (modelo)e da traseira terrível. Gostei do caimento lateral, saia de rodas quadradinha e diferente (sem plágio)e as lanternas dianteiras. No 3º somente gostei da traseira. Juntando os dois últimos modelos daria 1 BONITO.
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