Propaganda que anunciava o chassi Ford B-1618 do tempo da Autolatrina na carroceria THAMCO |
Olá pessoal,
hoje vamos contar a história da THAMCO e sua trajetória, seus ônibus e desenvolvimento...
Tudo começou numa retaliação
Ciferal Paulista: A encarroçadora em corcordata, os sócios no maior "arranca-rabo", daí começaria uma retaliação que iria dar origem a Thamco logo mais a frente |
Pouco tempo antes da concordata da CIFERAL, houve um racha entre seus sócios, dando origem à CIFERAL Paulista, empresa localizada em São Paulo que fabricava os mesmos modelos de carroceria que sua matriz no Rio de Janeiro - o mesmo ocorreu com a Reciferal, uma empresa-irmã, localizada em Recife. Ambas produziam o mesmo produto, porém com pequenas diferenças de acabamento - nos dois casos, a CIFERAL carioca possuía participação societária. Com a confirmação da concordata da matriz devido à situação econômica complicada que a empresa se encontrava após decisões atropeladas, houve o rompimento definitivo com o sr. Fritz.
Modelo Condor: a |
A CIFERAL Paulista trocou sua razão social para CONDOR, construindo um modelo de carroceria, derivado do modelo anteriormente fabricado, batizando também com esse nome a fábrica. Diz "a boca pequena" que esse sócio teria dado uma "volta" no proprietário da CIFERAL, pois continuou fabricando o modelo da CIFERAL Paulista, porém com outro nome, sem pagar royalties (taxa para direito de fabricação de um modelo). Os modelos da CONDOR não eram nomeados - nas plaquinhas internas constava apenas CONDOR - e em nenhum catálogo eles são identificados por nome. No passado, não havia o costume de identificar os modelos, basta lembrar o CIFERAL "Urbano", antecessor do CIFERAL Tocantins.
1983: Começa aqui a THAMCO
Falcão, Primeiro modelo da Thamco, mas aproveitando tudo da Ciferal |
O Padron Águia, aproveitava ainda alguns moldes do Falcão, mas se mostrava uma identidade mais individual |
Apesar de ter escapado da concordata da CIFERAL, no mesmo ano de 1983, mesmo com a produção alcançando a marca de 160 ônibus/mês, a CONDOR entrou em processo de concordata, sendo vendida para um grupo de investidores. A empresa teve seu nome alterado para THAMCO pois o sócio majoritário chamava-se Thamer (Thamer Comércio de Ônibus). Iniciada a produção, fabricava o modelo "Falcão" usando os mesmos gabaritos da extinta CONDOR, sendo sucedido pelo modelo "Águia", todos derivando basicamente do gabarito original do CIFERAL "Urbano", fabricado na década de 70 pela CIFERAL carioca.
Fábrica cigana
A THAMCO decide mudar sua fábrica para um barracão na Penha, e pouco tempo depois para Caieiras em um novo parque fábril aonde ficou por pouco tempo. Cigana, a THAMCO findou por construir uma nova fábrica no distrito industrial de Guarulhos, com incentivos fiscais municipais.
Desvendando a origem dos VOLKSBUS
Volksbus começou aqui, mostrando que o ônibus cabrito num é nada mais que um caminhão com uma carroceria de ônibus |
Essa é pra quem imagina que o primeiro chassi Volkswagen fosse o 16-180 CO em 1993, mostro-lhes que estão enganados. Em setembro de 1987, a THAMCO encarroçou cinco ônibus sobre chassi de caminhão Volkswagen 11.130, com modificações feitas pela Copauto Caminhões, em Presidente Prudente, SP que logo apresentaram excelentes resultados.
Novos materiais e seguindo o estilo de Londres
Thamco ODA, conhecido como |
No final de maio de 1988, iniciou a comercialização das versões em aço das carrocerias Padron Águia, o TH260E executivo e o rodoviário Pégasus. Naquele momento, a empresa usava apenas o duralumínio. Curiosamente, a dobradinha 88-89 representou uma fase bastante peculiar para a THAMCO: a CMTC tornou-se sua grande cliente ao encomendar o re-encarroçamento dos seus monoblocos O362 antigos usando a carroceria TH260E (executivo) e a produção dos tão sonhados (pelo prefeito da época, Jânio Quadros) veículos de dois andares, oficialmente denominados como THAMCO ODA (Ônibus Dois Andares). Os dez primeiros carros foram fabricados pela própria CMTC (projeto do arquiteto Luiz Paulo Gião de Campos e do engenheiro Alvaro Szasz, baseado em um modelo Leyland inglês) e a MAFERSA quem deveria construir os restantes. Porém, devido ao alto preço pedido, a CMTC realizou uma nova licitação onde a THAMCO saiu vitoriosa. Seriam 10 carros por mês, de abril à julho, e 30 entre agosto e setembro. Três desses rumariam para a Transurb, de Goiânia - a produção geral já beirava 180 carrocerias (de todos os modelos) mensais.
Gemini: O pai de todos os DD
Essa é pra molecada porra loca que jura que o primeiro DD foi o Panorâmico da Busscar ou o Paradiso GV 1800 DD |
No final de 1989, a THAMCO anunciou para janeiro de 1990 o início da fabricação do primeiro ônibus rodoviário de dois andares nacional, batizado de Gemini. Com 12,86m de comprimento, 2,60m de largura e 4,25m de altura, capacidade de 76 passageiros (22 na parte inferior e 54 na superior) sendo espaçamento entre poltronas de 880mm e largura de 1,22m, a disposição seria semelhante à dos convencionais, duas poltronas entremeadas por um corredor de 440mm. Contaria também com um compartimento de bagagem na parte traseira inferior, com capacidade estimada de 12,19m³ e acesso independente. O banheiro, com 1,20m², situaria-se na parte inferior, próximo à escada. O chassis usado para a empreitada seria o K112TL com motor intercooler SCANIA de 330cv, longitudinal traseiro, suspensão à ar, freios pneumáticos, quadro tipo Heavy Duty com longarinas de 8mm de espessura e travessas de 6mm de perfil. Com raio de giro similar aos ônibus comuns, seria também um modelo econômico, afinal levando em conta a relação do consumo do combustível pelo número de passageiros transportados, concluía se que ele além de mais confortável, seria também mais econômico.
O ponto final da THAMCO.
Dinamus: Último modelo |
Cercada por altas dívidas devido ao interesse pela vanguarda tecnológica, a THAMCO teve alguns bens arrestados pela San Marino (a maior de seus credores). Fundada em 1999, a San Marino Implementos produzia componentes para a indústria automobilística e era formada por ex-funcionários de alto escalão da Marcopolo. Aproveitando os bens arrestados, formou a Neobus em 1999, mantendo a unidade de Guarulhos da extinta THAMCO - os últimos produtos produzidos na fábrica de Guarulhos foram os trólebus sobre chassis Mercedes Benz para São Paulo (que rodaram na Viação Santo Amaro/Eletrosul). Depois da entrega, a empresa mudou-se em definitivo para Caxias (próxima à Marcopolo).
Curiosidades
Pégaso era a versão rodoviária da Thamco, os modelos trucados e altos são raros |
Na versão básica mostrava que era apenas um Águia intercity |
O modelo rodoviário: Paralelamente com o Padron Águia havia o Pégaso, modelo destinado ao mercado de ônibus rodoviários, nas versões mais básicas (Principalmente se fosse cabrito), o Pégaso mostrava que num passava de um Águia Intercity
Taurus: Versão intercity do |
O Scorpion intercity: Poucos conhecem e maioria desconhece a existência desse modelo, o Taurus é uma versão intercity do Scorpion, baseado na versão reestilizada de 1993, o teto inclinado na frente do ônibus e a ausência do vidro com espaço para itinerário são seus diferenciais. Até como intercity, a Thamco copiou o Caio Vitória.
Bonito e inovador, mas o sucesso e fabricação em escala ficou para os Panorâmico DD e Paradiso DD, anos mais tarde... |
Inovação audaciosa que não vingou: O Gemini tinha um baita trunfo: Era o primeiro ônibus brasileiro rodoviário de dois andares, design moderno para a época, conforto de sobra... Sendo que os empresários não se empolgaram muito com a inovação, mesmo levando até 76 passageiros (Questionava-se também a estabilidade) Em outros países já havia ônibus rodoviários de dois andares há mais tempo no mercado. A idéia michou (Só veio a ser realmente atrativo em 1998 com os Paradiso DD, da Marcopolo e Panorâmico, da Busscar) Mas a ideia desse ônibus, mesmo tendo quem torcesse o nariz, teria dado certo, sendo que a Thamco com suas dificuldades financeiras levou o projeto e não deu... O Gemini, significa gemêos e fez jus ao nome: Só foram produzidas duas unidades: O preto, de exposição foi parar na mão de um dono particular, já o segundo, placa BMG-1673 já passou de mão em mão: Branca de Neve turismo, dono particular, Prefeitura de Hortolândia... Há quem diga que hoje só exista esse mesmo, já que não se acha o outro ônibus.
Genesis, até Micro a Thamco tentou fazer, mas não vingou no mercado. Vendeu pouco... |
Microônibus: A THAMCO fez um microônibus, chamado Genésio Genesis, design quadradinho, do mesmo jeito que um Scorpion copiava um vitória, o Genesis lembrava um Carolina, pela sua lateral, os Faróis e piscas eram do Gol quadrado 1991, e as lanternas, do Escort Tubarão
Lembra alguns modelos antigos, Jardineira dos anos 90, By Thamco. |
Como os modelos antigos: Lembram dos ônibus antigos, que tinham a dianteira bicuda de um caminhão, plenos tempos modernos, década de 1990, uma Junção Thamco + Ford pegou um caminhão F12000 e jogou um pedaço de carroceria Thamco em cima, o resultado está aí na foto acima: Bisonho!
Os bancos estofados da Thamco eram ótimos, muito confortáveis, mas de qualidade |
Conforto individualizado: O destaque da Thamco, ainda na época dos Águia, até o fim de carreira, eram seus bancos: Estofados, de espuma densa eram bem confortáveis, e em vez vez de assento/encosto inteiriço, era duas peças individuais (Uma para cada passageiro), só que para se soltar era muito fácil. Jogue a primeira pedra quem nunca viu um banco desse danificado (E era toda semana), tanto que muitas empresas preferiam o assento inteiriço de fibra.
Copiando para fazer sucesso: O Scorpion, ônibus da Thamco que mais vendeu e mais fez sucesso foi plagiado baseado no Caio vitória, olhando de lado e traseira houvesse quem se confundisse ao ver de longe
Lantena de Gol Quadrado, o Scorpion tinha... |
Conjunto ótico de automóvel: O Falcão usava lanternas de VW Brasília, O Genesis de Escort e o Scorpion usava lanternas de Gol quadrado...
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Bem, isso é tu-tudo pe-pessoal... Espero que vocês tenham gostado da história do É O TCHAMCO (Eu sei que vocês estavam sentindo falta desse humor escroto com as rasuras, voltei com tudo)
Abraços e bom fim de semana...
7 comentários:
Uma matéria dessas só engrandeçe mais o nosso Hobby
Senhores, boa tarde.
Só um comentário: O Genesis era na verdade o Microônibus Passeo que a Thamco passou a fabricar depois que a MOV fechou.
Att.
Marcos Ezequiel
Gostaria de saber aonde foi para o Gemini?
Só teve o protótipo?
Está em algum acervo bem guardadinho?
Ótima matéria, não sabia da historia da Thamco e até achava que eram importados por causa do USA que tinha dentro dos ônibus em cima na parte onde tem o letreiro do lado de fora.
Muito esclarecedor, obrigado!
Muito legal a matéria, parabéns. Só faltou comentar que o GENESIS na realidade era o MOV PASEO, a Thamco comprou os gabaritos e direitos de produção do micro da MOV quando esta parou a produção em meados de 1994. O que mudava de um para o outro basicamente era o parachoque. No caso da MOV, só existiam opções no chassi MBB, no LO-812 e no OF-812 (versão do LO sem painel de fábrica). Já na Thamco ele teve versões Volkswagen, como o da foto que ilustra a matéria. Abraços!
Sinto muita saudade da Thamco, especialmente do Águia e do Scorpion, na primeira versão.
O único ônibus Thamco que eu andei, foi o Thamco Scorpion, o meu pai tinha um Thamco Scorpion Mercedes-Benz OF-1318, que se não me engano, era ano 1992, que posssuía portas sanfonadas e bancos inteiriços de fibra, desconfortáveis que só eles, os bancos inteiriços de fibra do Thamco Scorpion eram mito desconfortáveis.
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