Ônibus em São Paulo quebrado pelos torcedores, se é que podemos chamar de torcedores
Olá pessoal,
Hoje vou falar de um tema, que já virou um sério problema do nosso cotidiano: As torcidas organizadas.
O que são torcidas organizadas?
Torcida desorganizada ou torcida uniformizada é a denominação dada a uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil. A maioria das torcidas brasileiras são uniformizadas, ou seja, seus membros usam roupas com a marca da própria gangue torcida . No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi o Bambi São Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo — foi a primeira torcida uniformizada do Brasil. A torcida era conhecida por ser muito entusiasmada e por fazer comemorações por conta própria com serpentinas e confetes parecendo um baile de carnaval. Ela esteve presente, por exemplo, na Inauguração do Estádio do Pacaembu em 1940. No Sport Club Internacional, Vicente Rao, em 1940 criou a primeira torcida organizada do Rio Grande do Sul, hoje, Camisa 12. Normalmente, as associações dos torcedores organizados adotam um mascote próprio e é a partir daí que ele irá desenvolver diversos produtos com a marca da facção torcida. Alguns dos clubes esportivos repassam ingressos às suas respectivas torcidas uniformizadas incentivando a baderna e putaria, para que acompanhe os eventos e façam o uso dos ingressos para conseguir lucratividade sustentando a robalheira promovida pelos cambistas, isto é, vendem as entradas para outros torcedores com um preço maior. Durante os jogos, as torcidas organizadas utilizam diversos tipos de materiais, entre eles; bandeiras de grande porte, bandeirões, vibradores, armas brancas, armas de fogo, armas artesanais faixas com o nome da torcida e fogos de artifício. Dentro das torcidas organizadas há uma estrutura de hierarquia, os cargos mais importantes são: presidente, vice-presidente e tesoureiro (Se bobear tem um coitado de um estagiário pra morrer de tanto fazer o trabalho alheio). Na maioria das vezes esses cargos são remunerados, são pagos com a renda obtida das ações criminosas mensalidades pagas pelos meliantes membros e pela venda de produtos furtados ligados à torcida. Essas torcidas criam gritos de guerra (uii) e músicas para exaltarem seus clubes e implicarem a torcida adversária.
Geralmente é mais vista pelos jovens torcedores que querem dar um toque mais juvenil ao time e tem força em muitas capitais brasileiras.
A desorganização das organizadas.
Vejam que não é de hoje o problema
Futebol tem rivalidades, e as torcidas organizadas viram gangues caracterizadas e os jogos são como confrontos de uns contra os outros, pancadaria, ataques criminosos como assassinatos, ataques com bombas caseiras, pedradas, confrontos com a polícia e danos ao patrimônio público.
Alguns poucos (Diria raros, tão raros quanto um político honesto) torcedores de torcidas organizadas ainda tem a ideia primária de só torcer, embora em muitas capitais o foco mudou muito e isso é um enorme problema, pois o caos que se alastra a ponto de proibir torcidas organizadas a ir a jogos não é por motivo bobo, intriga ou falsas verdades.
É né? Umas musiquinhas para pagar de bom moço.
Vandalismo nos ônibus: Um dos principais problemas.
Ônibus em Curitiba, após um atletiba
Opaaa, agora entramos no foco principal deste artigo. O vandalismo dos ônibus! Esse é o problema mais sentido pela população que é refém desses marginais travestidos de torcedores, em cada capital tem um caso de depredação a ônibus em dias de jogos, brigas entre torcidas em terminais e estações de metrô, a tropa de choque sempre tem que estar posicionada. Muitas pessoas de bem, que não tem nada a ver é que pagam o preço por isso. Vivem com medo, as vezes são atingidas por pedras, estilhaços de vidros, fogos de artifícios e balas perdidas. Os ditos membros das gangues organizadas, forçam a entrada no ônibus sem pagar, seja pela porta de desembarque, janelas, quebram alçapões de teto e ficam surfando no teto do coletivo, as vezes realizam assaltos aos passageiros, agridem pessoas, intimidam mulheres entre outros fatores.
Quando surfam, eu fico na expectativa para ver um cair, infelizmente se um filho da puta desse cai, que fica de culpado é o pobre do motorista, um trabalhador e logo aparece o pai e a mãe do condenado pra dizer que ele era uma pessoa de bem (Bem descarado, só se for, e porque tava surfando no teto?)
Soluções: Alguém tem projeto pra resolver isso ou faz algo a respeito?
Curitiba: Agora todo mundo fica bonzinho. Cadê aquela marra?
Os clubes não mexem os pauzinhos porque não querem: Tem rabo preso e ganham rios de dinheiro com as torcidas marginalizadas, então se a putaria tá enchendo o caixa, porque vou cortar meu lucro?
O ministério público é lerdo: Tem a faca e o queijo na mão, mas agem quando tem vontade ou a putaria tá tão gritante onde até ocorre morte no período dos jogos, eis um exemplo de ação aqui. Já passou da hora de considerar essas atividades dessas torcidas um ato ILEGAL e banir de vez e aplicar penas duras, aliás, já passou da hora de rever todo o código penal, diminuírem a maioridade penal (Tanto que muitos membros dessa torcidas são menores, mas os filhos da puta já sabem o que fazem), aplicar pena de morte sob imensa tortura para quem comete muitos atos cruéis e acabar com essa porra de direitos humanos que só protege bandido.
Outra ação, seria a justiça obrigar os clubes a assumir a responsabilidade dos prejuízos nos terminais, ônibus e lesões em pessoas, pois é o nome do time que está sendo posto no meio e se o mesmo incentiva então pague a conta!
Eis alguns vídeos coletados da internet onde mostra a selvageria e deixa até um primata envergonhado a ponto de dizer: Uma ova que esses malditos são meus descendentes.
Recife
Recife
Recife
Rio de Janeiro
Documentário das torcidas organizadas do Rio e suas ações
Bahia
Recife (Caramba, como essa cidade é vitima deles), Quando a polícia pega,
de imediato viram "uma seda" e aprendem a falar Sim Senhor e Não Senhor.
Fortaleza
Atentem para o momento aos 1:06. Pena que não caíram no asfalto
E aí leitor, qual sua opinião?
EM TEMPO: Se alguém for defender essa raça maldita, tenha a decência de arrumar um bom argumento, se não gostou dane-se. Reclame a sua torcida organizada e tente fechar meu blog, ah lembrar que vai ter que mostrar alguma prova decente para um advogado que tentará pedir ao google o fechamento da página que só mostrou ações de vandalismo por parte das torcidas.
3 comentários:
Nossa mais que matéria amigo. Muito bom mesmo, gostei muito das pesquisas em vídeo que você fez. Meus parabéns pelo o texto.
Realmente, os atos de vandalosmos são uns dos grandes problemas do nosso transporte, até porque os vandalos destroem o nosso transporte encarecendo a nossa passagem.
Vandalo que é vandalo é pra ir preso, pois o ônibus é um meio de transporte público usado por todos, então quebrar um busão é um verdadeiro crime onde os verdadeiros usuários do transportes saem perdendo.
Esse problema parece ser maior em ônibus de linha que em fretados. O que parece ter mais em Porto Alegre é consumo de maconha nos ônibus, principalmente com torcedores ligados à Geral do Grêmio. Quebradeira nos ônibus eu não cheguei a ver desde 2008 quando voltei a morar em Porto Alegre, mas sempre tem algum maluco apertando um banza.
Há uma luz no fim do túnel, olha só o que vejo hoje publicado http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/esportes/futebol/noticia/2012/10/03/torcidas-organizadas-podem-desaparecer-no-recife-58507.php
Postar um comentário