Objetivo: Andar mais, gastando menos. E qual é o melhor sistema?
Olá pessoal,
Hoje voltamos com os assuntos da fila de pautas, com longos textos e meus relatos, embora o assunto de ontem sobre o Wi-Fi, mesmo sendo um assunto já existente e copiado pra cá (Latino Feelings), foi bom pra enriquecer conteúdo, satisfazer conhecimento de leitores do Parada Solicitada e suprir minha falta de tempo que tive nesses dias devido a hora
Já é!
Hoje vamos comparar dois sistemas que melhoram o custeio do transporte urbano: O sistema integrado, que já existe em algumas cidades contra o bilhete único de duas horas, que é inserido na cidade de São Paulo. O objetivo é praticamente o mesmo:
Terminal integrado
Terminal integrado, no Recife: Um sistema muito interessante
Como é? Um sistema de integração fechada situado em um ponto da cidade permite a passagem de um primeiro ônibus para outro de outra linha de graça, sendo que essa mudança ocorre dentro do terminal, tal como ocorre numa dita "baldeação" troca de linha em uma estação de metrô onde há duas vias de destinos diferentes. Algumas cidades além de ligar gratuitamente duas linhas de ônibus só pagando a primeira passagem, permite também ligar o ônibus ao metrô ou trem sem custo adicional
Plataformas de embarque: Entra de graça, afinal já pagou a primeira passagem.
Como funciona? São Paulo, Belo Horizonte, Recife, além de outras cidades possuem estes tipos de sistema. O mais notável exemplo a se mencionar é o SEI (Sistema Estrutural Integrado) que é utilizado pela Região Metropolitana do Recife, onde consiste no seguinte:
Antigamente: Cada bairro tinha sua linha direto ao centro da cidade ou outros locais, com isso o número de ônibus transitando em determinados corredores era enorme, contribuindo para o congestionamento e caos no centro, demora no atendimento de algumas linhas devido a demanda específica e por alguns bairros serem bem distantes, o anel tarifário aplicado era o mais caro.
Se não entendeu, desenhei para ajudar: A esquerda era o antigo caos das linhas e a direita é a organização das linhas com a implantação das integrações, no sistema do SEI, em Recife.
Depois da criação da Integração: Após a criação de um terminal integrado em um ponto intermediário ao trajeto antigo fica divido em partes alimentadoras e troncais/radiais: Em vez de cada bairro ter uma linha para o centro e outros locais, a linha passa a ser apenas para o terminal de integração e voltando para o bairro, quem precisa ir ao centro ou outro local ao desembarcar na integração haverá outro ônibus para continuar o trajeto para o centro e outros locais, sem custo adicional assim como o processo é o mesmo, só que invertido no caso do trajeto de retorno, em casos, há terminais que permite o acesso ao metrô ou trem por um acesso fechado, também sem custo adicional
Vantagens:
Custo menor de tarifa: Devido a diminuição de quilometragem das linhas, alguns anéis tarifários são ajustados, ficando mais baratos o que resulta em menos gasto com passagem, assim como o pagamento só da primeira passagem (Para se ter ideia, na Região Metropolitana do Recife, dá pra ir da zona sul a zona norte pagando só a primeira passagem, e é possível passar por diversos terminais e metrô, antigamente para realizar esses trajetos teríamos que desembolsar de 3 a 4 passagens).
Menor intervalo entre viagens: Pelo fato de muitos bairros serem próximos do terminal integrado, mais rápido será a viagem e devido a maior demanda das linhas troncais/radiais partindo das integrações será adicionados mais ônibus para suprir a necessidade.
Menos aglomerados de ônibus no centro: Garante mais ordem e fluidez de tráfego além de em vez de 8 linhas disputando uma parada, uma só que valerá pelas 8
Expansão de destinos: Novas linhas são criadas, facilitando a mobilidade e viabilizando trajetos que antes não haviam
Mais bairros beneficiados: Alguns bairros do suburbio próximo ao terminal que não possuiam sequer linha para o centro, passam a ter linha para o terminal integrado, permitindo dali ir ao centro, metrô ou outras localidades
Tempo ilimitado: Diferente do bilhete único, dá pra ficar o dia todo rodando dentro do sistema fechado de integrações (Já fiz tal experiência, na minha passagem por Recife), só basta não sair do sistema fechado, pois é por passagem utilizada e não por tempo. Você pode pegar o transito mais lento, passar 2, 3, 4, 5 horas, não precisa se preocupar com a próxima passagem.
Desvantagens:
Nem tudo são flores...
Sobrecarregamento de demanda em algumas linhas: A mesma porta de vantagens é uma desvantagem. Antigamente cada bairro tinha sua linha e demanda certa para o centro, imagine juntar 8 a 14 bairros em uma unica linha para o centro. Fica sofrível e ônibus entupidos, principalmente em horários de pico, por mais ônibus articulado que tenham.
Filas e desrespeito nas mesmas: Os 8 a 14 bairros juntos terão que pegar um ônibus saindo da integração para o centro pra andar entupidos, para pegar o ônibus terão que enfrentar uma fila extensa, soma de 8 a 14 localidades, onde sabemos que o brasileiro em casos na sua qualidade de malandro irá fular fila, invadir os coletivos gerando o caos
Maior tempo gasto com deslocamento: Antigamente era pegar o ônibus saindo do bairro e ir direto pro centro, agora pense pegar 2, 3 ônibus, metrô, pegar fila. Isso tomará mais tempo, mesmo que você saia mais cedo pra chegar cedo ao local de destino, gastará mais tempo com o trajeto em relação ao que era antigamente.
Bilhete único de duas horas
TA DAAAA
Como é? Sistema implantado na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro que permite pegar diversos ônibus e metrô no prazo de duas horas após pagamento da primeira passagem (Rio só permite uma segunda viagem no prazo de duas horas). Sendo que São Paulo é pioneiro e por ter bastante conteúdo, as informações aqui mencionadas pendem mais para o lado Paulista, não estranhem e não estou me esquecendo ou esquecendo do Rio.
Como funciona: O cartão do Bilhete Único permite a integração entre os ônibus da cidade de São Paulo, e entre estes e o metrô (ou trem). O cartão possibilita até quatro viagens, sendo uma de trem ou metrô – até duas horas a partir da primeira validação no ônibus – e as demais no sistema de ônibus da cidade de São Paulo – durante o período de três horas da primeira validação, mediante o pagamento da tarifa de R$ 4,65 da integração. Isso vale para o bilhete comum e vale-transporte. Além disso, você pode aproveitar a comodidade do cartão do Bilhete Único, independente de fazer integração. Utilize seus créditos para passar pelos bloqueios da CPTM e do Metrô nas estações com validadores instalados.
O BILHETE ÚNICO OFERECE AS SEGUINTES POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO:
1ª viagem partindo de trem ou metrô: São debitados R$ 3,00 no cartão quando o usuário passa pelo bloqueio no Metrô ou na CPTM a diferença de R$ 1,65 é debitada no validador do primeiro ônibus. O usuário continua com o direito de embarcar mais duas vezes em ônibus sem pagar mais nada dentro do período de três horas entre a primeira e a última validação do bilhete.
1ª viagem partindo de ônibus: São debitados R$ 3,00 no cartão quando o usuário passa pelo validador no ônibus com direito a mais duas utilizações de ônibus até 3 horas da primeira validação, a diferença de R$ 1,65 é debitada no bloqueio do Metrô ou da CPTM no período de até duas horas a partir da primeira validação no ônibus.
COMO É O BILHETE ÚNICO NOS ÔNIBUS:
Nos ônibus, o passageiro paga R$ 3,00 e faz até 4 viagens durante 3 horas. Quando o usuário faz o primeiro embarque no ônibus, são debitados R$ 3,00 no cartão. A partir daí, no período de 3 horas, os três próximos embarques não são debitados.
Informações Adicionais:
1 - O Bilhete Magnético Unitário da Linha 5-Lilás não é mais comercializado. Se você ainda tem este bilhete, ele continuará válido e poderá ser utilizado.
2 - O Bilhete Magnético Integrado Metrô/EMTU é utilizado nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU.
3 - Nas estações Brás, Luz, Palmeiras/Barra-Funda e Santo Amaro são áreas de transferências gratuitas.
4 - No Metrô e na CPTM, são fornecidos bilhetes e passes especiais para idosos e desempregados.
TARIFA DO MADRUGADOR
Em 9 de março de 2009, foi implantada a modalidade de tarifa denominada MADRUGADOR, para quem se utiliza do sistema de metrô e trem metropolitano logo pela manhã.
O valor da tarifa do MADRUGADOR é de R$ 2,50 e beneficia os usuários que possuem o cartão do Bilhete Único do tipo Comum e utilizam os sistemas, nos seguintes horários:
1 - METRÔ: das 04:40 às 06:14
2 - TREM METROPOLITANO: das 04:00 às 05:34
Essa redução tarifária não se aplica para os usuários do Vale Transporte, Cartão Fidelidade, Cartão Lazer, Estudante e do Professor.
O usuário da tarifa MADRUGADOR pode também se integrar com os ônibus urbanos da cidade de São Paulo, com uma tarifa de R$ 4,21.
São debitados R$ 2,50 no cartão quando o usuário passa pelo bloqueio no Metrô ou na CPTM a diferença de R$ 1,71 é debitada no validador do primeiro ônibus. O usuário continua com o direito de embarcar mais duas vezes em ônibus sem pagar mais nada dentro do período de três horas entre a primeira e a última validação do bilhete.
São debitados R$ 3,00 no cartão quando o usuário passa pelo validador no ônibus, a diferença de R$ 1,21 é debitada no bloqueio do Metrô ou da CPTM no período de utilização da tarifa integrada.
ATENÇÃO: sempre que o usuário sair de uma estação de trem ou metrô e retornar ao trem ou metrô, será debitada uma nova tarifa no cartão, e recomeça a contagem do período de integração.
Após a leitura do seu cartão, feita nos validadores instalados nos bloqueios das estações, você tem até 20 segundos para ultrapassá-lo. Tempo suficiente para fazê-lo com calma.
O Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência é aceito em todas as estações do Metrô.
Os valores máximos para carregamento no Bilhete Único são:
Comum: R$ 150,00 - máximo acumulado R$ 200,00
Vale-Transporte: R$ 320,00 - máximo acumulado R$ 500,00
Escolar: Valor da Cota - máximo acumulado R$ 200,00.
Vantagens:
Liberdade de escolha: Você não fica preso a um unico sistema de linhas, pode fazer o trajeto a sua maneira com as linhas que quiser pegar
Diminuição de gastos ao usuário: Em vez de pagar 4 viagens, pagar apenas uma. Vamos levar na conta do lápis a economia, com base a tarifa aplicada em SP
Desvantagens:
Trânsito: O trânsito das cidades tá cada vez mais caótico e fica lento para todos, seja ônibus ou carro aí vamos pensar no tempo preso no trânsito e tempo não para. Então nesse meio tempo tem passagem grátis sendo perdida.
Outros tipos:
Terminal Integração do Varadouro - João Pessoa
Integração central: Exemplo disso é o Terminal Integração do Varadouro, em João Pessoa. Uma única integração no centro da cidade:
Como funciona? O Terminal de Integração do Varadouro é o primeiro e único terminal de integração urbano de passageiros da cidade de João Pessoa. Com a entrega da obra, o Governo Municipal iniciou a implantação do sistema de bilhete único nos transportes coletivos da cidade, dando ao usuário o direito de usar dois ônibus pagando apenas uma tarifa.
A implantação do Terminal, em abril de 2005, mudou o cotidiano e a paisagem da capital paraibana. Aproximadamente, 42 mil pessoas passam pelo local diariamente, sendo que 35 mil (mais de 80%) fazem a integração, economizando uma tarifa. O comércio informal também se beneficiou com o empreendimento que, além de valorizar o plano arquitetônico do Centro Histórico da cidade, viabiliza também o desenvolvimento econômico e comercial.
Uma pesquisa realizada pela equipe de fiscalização da STTrans constatou que, antes da inauguração do terminal, 70% dos usuários utilizavam dois veículos para se deslocarem pela cidade. Um dos maiores benefícios da obra foi incluir dentro do sistema 4,3% de pessoas que não usavam o transporte coletivo e diminuição do transporte clandestino (altenativo).
Apesar da ação dos vândalos, o Terminal de Integração virou ponto de referência na cidade. Antes, o local funcionava em condições precárias. Barracas desordenadas, prostituição e venda de bebida alcoólica eram comuns naquele espaço. Para manter o local em boas condições, o órgão gestor de trânsito vem realizando a manutenção permanente, trocando equipamentos danificados. A Guarda Municipal está presente 24 horas para manter a ordem e a segurança.
O Terminal de Integração tem aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e é composto por três plataformas. A população dispõe de telefones públicos, banheiros, bebedouro e barracas para pequenas compras. Todas as paradas de ônibus estão sinalizadas com totens que possuem as identificações das linhas. Fiscais de transporte estão na cabine de apóio para dar informações aos usuários. A entrada do terminal, que fica na rua Padre Azevedo, é composta por seis cabines com oito catracas, enquanto que a saída conta com quatro catracas. Ao todo, 58 linhas radiais circulam pelo local. O transporte opcional, por ter tarifa diferenciada, não circula pela integração, assim como as linhas intermunicipais de Cabedelo, Conde, Santa Rita e Bayeux.
Integração temporal
Integração temporal só é feita no validador: Simples, mas bem eficaz
Como é? Feita por meio do sistema validador, funciona como uma alternativa a integração, fornecendo a 2ª viagem gratuitamente ou apenas um pequeno valor de complemento tarifário
A transferência de uma linha para outra pode ser feita em qualquer parada de ônibus onde as linhas se cruzam, dentro de um intervalo pré-determinado de tempo, sem precisar pagar por uma outra passagem. Com isso o usuário não precisa mais ir até o Terminal de integração para fazer a integração, é como se cada parada de ônibus fosse um pequeno terminal de integração
Como e feita a integração temporal? Só pode fazer a Integração Temporal quem usar o cartão da bilhetagem eletrônica. Quando o usuário pegar o primeiro ônibus e passar o cartão no validador (máquina ao lado da catraca), ele cobra o valor da tarifa de ônibus e registra no cartão a linha que está sendo utilizada e a hora exata.
O usuário desce na parada onde pretende pegar o ônibus da outra linha e, ao entrar no segundo ônibus e passar o cartão no validador, aparecerá o nome INTEGRAÇÃO e a catraca será liberada sem ser debitada uma nova passagem ou debitar um valor pequeno referente a complemento totalizando um anel tarifário próximo.
Depois que descer do primeiro ônibus, posso pegar qualquer um? Não. Existem algumas restrições entre as linhas que podem ser utilizadas na Integração Temporal. O objetivo da integração é fazer com que as pessoas possam ir de um bairro para o outro sem pagar duas passagens e sem precisar se deslocar até o Terminal de Integração para fazer uma nova integração.
O que não é permitido na Integração Temporal?
- Pegar ônibus da mesma linha (Nem para continuar a viagem e nem pra voltar).
- Pegar ônibus de qualquer linha que passe o vá para o terminal de bairro da primeira linha e pelo mesmo corredor.
- As linhas circulares, pela sua ampla área de cobertura, não estão integradas entre si. Porém, as linhas circulares estão integradas com todas as demais linhas do sistema.
- Se o passageiro fizer a transferência entre linhas que não estão integradas entre si, será cobrada uma nova passagem ao passar o cartão no segundo ônibus.
Tempo para fazer a Integração Temporal: O tempo total para fazer a Integração Temporal, é o tempo normal da sua viagem, do ponto que você pegou o ônibus, até o Terminal de Integração ou o terminal de bairro mais trinta minutos. Depois que descer do ônibus, o passageiro tem sempre, pelo menos, trinta minutos para trocar de linha sem pagar outra passagem.
Quantas integrações são possíveis fazer? Apenas uma, do jeito que funciona com o Terminal de Integração
Vantagens:
Facilitação de mobilidade: É uma alternativa à integração e facilita para algumas linhas e ponto que não podem ser integrados
Desvantagens:
Limitações: Já mencionado acima que é apenas uma integração diferente das múltiplas de um terminal e sentidos e destinatários. Acaba sendo um complemento e ajuda ao sistema integrado.
Corredores BRT
Praticamente como se usasse duas linhas de metrô
Funciona como uma estação de metrô, o usuário apenas desembarca na estação e nela permanece aguardando o próximo ônibus para outro destino sem a necessidade de pagar outra passagem, até porque as estações são fechadas e o pagamento é antes de entrar nas mesmas, mas tem a desvantagem de ser só naquele sistema fechado, não sendo expandido como um terminal de integração.
Conclusão:
Cada sistema tem suas vantagens, bem como suas desvantagens, mas todos são interessantes. Eu acredito que cada um deve ser aplicado conforme sua necessidade. Cada região pede uma, mas tendo duas ou mais opções ajuda muito na mobilidade do usuário.
Um comentário:
Um sistema de terminais integrados, associado ao BRT, me parece o mais adequado.
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