Visita de busólogos a empresa Trampolim da Vitória de Natal-RN, (Autoria Andreivny Ferreira)
Fonte: Site Busão de Natal - http://www.busaodenatal.com/2011/07/visita-garagem-da-trampolim-da-vitoria.html
Muitos grupos de busologia, são convidados ou obtém visitas agendadas a garagens de ônibus, seja ela prestadora de serviços urbanos ou rodoviários. Mas aí chega o dia da visita, busólogos, bozologos e admiradores, tudo misturado vão na visita, alguns nem dormem na véspera, vão municiados de suas câmeras digitais, alguns fazem a pachorra de levar um celular mesmo e o evidente pão durismo de comprar uma câmera digital, e fazem a festa, alguns tem orgasmos múltiplos e tal, mas enfim aqui citamos alguns procedimentos a executar quando estiver em uma visita a uma empresa e pra ser bem sincero... Se você busca esses assuntos e vai e vem para tudo que é canto, você já é crescidinho, não é retardado, embora os bozologos que mancham a imagem do hobby pareça indicar o contrário, embora classifique as palhaçadas dos bozologos uma bichice e um imenso fogo no rabo.
Já fui a muitas visitas a empresas, vi absurdos por parte de bozologos filhos da puta, então to lhes dando de presente esses 22 passos de como se comportar em uma visita a uma empresa de ônibus. O certo seria vocês adicionar nos favoritos e refletirem antes de sair a uma visita e enviar aos colegas de hobby via email.
- Humildade: Um dos principais segredos do sucesso e felicidade é a humildade, então não vá
dando uma de filho da puta, dando pitaco adoidadose julgando o sabe tudo, o engenheiro, até porque não sabemos de tudo e se temos conhecimento aprimorado, não fazer disso um efeito contra si próprio não sendo exagerados, pois isso não agrada os representantes da empresa. E com humildade sabendo mostrar conhecimento, possa ser convidado a trabalhar na empresa ou participação de eventos futuros, seja renovação de frota com a chegada de novos carros, visita a alguma encarroçadora junto com pessoal da empresa, passeio beneficente e ter credibilidade da parte da empresa assim como garantir mais visitas a essa empresa no futuro.
- Passionite e frescurite: Muitas pessoas tem favoritismo, são apaixonadas por empresa tal (Boa ou ruim que a empresa seje, elas tem preferência). Puxa, legal, isso é bom. Ei, alguém valoriza a empresa, mesmo que não ganhe nada dela em troca. Mas não deixa essa paixão tomar conta por demais. Isso ASSUSTA os representantes da empresa, já vi gente que sai pra contar ordem e placa dos carros da empresa e vai usando roupa com as cores da mesma. Cara, isso é desastroso! Por favor, não sejam esse tipo de vergonha da classe bozólogica, além de assustar, quando a visita acaba, as pessoas gargalham de você e chamam de otário. Só basta dizer: "Vem dois ônibus indo pra um mesmo lugar, o da outra empresa não pego, só ando na de vocês, mesmo o outro estando vazio e o de vocês com gente pendurada na porta", vai parecer uma daquelas adolescentes retardadas (Exemplo: Fãs de Justin Bieber que se ele jogar uma cueca suja da sacada do hotel, vão lamber o freio de bicicleta e leiloar a cueca na internet). Não é porque você está na sua empresa favorita que vai lançar essa viadagem toda?
- Pense bem antes de falar e o que irá falar: Procure se informar um pouco sobre a empresa e espere sua hora de falar, ou seja: Você terá espaço para falar com representantes da empresa (Não precisa ficar cercando-os, deixe eles respirararem!!), NÃO FALE MERDA, controle seus esfincteres, se prenda, mas num defeque pela boca, o que você fala pode te favorecer como pode lhe fuder, e essa segunda é mais possível (Ainda mais com a Lei de Murphy agindo), os representantes da empresa podem rir da sua cara, como podem lhe odiar ou podem lhe "queimar"
- Não
solte a frangase empolgue demais: Não faça como os bozologos da nova geração, essa pirralhada que nem a catinga do mijo na fralda tirou direito, já se julgam os deuses da busologia, mas até quem diz ter "ânus de experiência" comete cagadas. Sair berrando feito porra louca no meio de um pátio cheio de ônibus fotografando em todos os ângulos que se olharmos todas as fotos dá pra fazer um 3d melhor que o Google Street View (E não fazer igual a um rapaz digamos... desmunhecado que no meio da reunião falou: "Ah, vocês podiam botar volkswagen no bairro onde eu moro? É porque me arrepio toda quando passa um na frente de casa"e na certa deve ter ficado toda molhadinha na calcinha)
Visita a empresa Noiva do Mar (Fonte: Busologia Papareia - http://busologiapapareia.blogspot.com.br)
- Evite falar sobre grupos e fóruns: Muitos grupos e fóruns acabam falando besteira principalmente sobre empresas, então sejam decentes e evitem falar neles, até mesmo porque depois da visita esses grupos serão fuçados, embora antes mesmo da visita vem sendo analisados, e dependendo da pérola arrotada, seu grupinho ou você pode ser barrado e o que lá foi dito é documentado e receberás o "Ah, falaram isso e aquilo daqui, NÃO ENTRA NÃO!".
- Seja diplomático em relação a desavenças: A EMPRESA NÃO PRECISA SABER DAQUILO, Então ali evite falar sobre problemas, se o seu grupinho ou você tem atrito ou desafeto com outro grupo, ou pessoa evite atritos e provocações, se receber, ignore-as. Você não é obrigado a gostar dos outros, mas seja diplomático apenas cumprimentando brevemente e mostrando educação (Lógico se isso for em grupo), pois ninguém é obrigado a ir atrás para falar com seu desafeto que está no outro lado do pátio, não o fará má imagem e deixe esse assunto de problemas forá dali, a empresa não precisa saber daquilo, ainda mais se é as menininhas bozologas tiveram rasgação de calcinha. Além de fama de "barraqueiros", todos os grupos da região ficam mal vistos pela empresa.
- Peça permissão antes de ação: Seja fotografar, falar sobre o assunto debatido (E espere o palestrante terminar, evite interromper) dar opinião e principalmente entrar nos ônibus para fotografar, fazendo isso evita-se problemas.
- Segure a câmera até segunda ordem e respeite as normas de segurança: Não fotografe nada até ter permissão das pessoas responsáveis na empresa (É deprimente ver os bozologos que assim que cruzam o portão da empresa, sacam a câmera e já saem no meio do patio fotografando), isso irrita os representantes da empresa e como sabemos, a primeira impressão é a que fica. Além disso, empresa de ônibus não é
a casa da mãe joana, embora algumas abrem espaço demais que fica virando zonaplayground, onde as "crianças" chegam e saem correndo para lá e para cá. Trata-se de um ambiente de trabalho, onde existe normas, principalmente em relação à segurança e não é porque você é visitante que voce deve esquecê-las. Por acaso, já parou pra pensar porque que toda garagem é cheio de vigilantes e aparatos de segurança??? Pois é, se você não se tocou ainda, garagem de ônibus é como uma área militar, ou seja, existe toda uma sistemática de segurança contra assaltos, já que existe uma concentração de bens e dinheiro enorme e não fica interessante você sair tirando fotos de todos os recantos da garagem. Os vigilantes e os empresários "ADORAM" essas práticas. Outra coisa: você que adora sair feito uma porra loca correndo pelo patio, já dirigiu um ônibus??? Não??!!! Então, você não tem idéia da quantidade de pontos cegos e da dificuldade que o motorista tem para parar uma máquina dessas. Então, porra, respeita as normas de segurança interna e deixa de ficar correndo no pátio entre os ônibus e, pior, sentando nos cockpits e ligando os motores (muitas vezes, sem nem ver se o carro está em marcha, podendo avariar outros ônibus próximos e até mesmo fazer merda atropelar alguém!!) Se você quer por que quer dirigir um ônibus, ou você completa 18 anos, tira sua habilitação B e depois de 2 anos de definitiva transfere pra D e bota currículo nas tantas empresas que ai tem; ou estuda, vira alguém na vida, ganha uns trocados e compra seu ônibus usado pra colecionador. Cara, tem ônibus por ai, mais barato do que carro popular! Se quer ter sucesso, sempre pergunte se pode, e em caso afirmativo, o que pode ou não fotografar, pois como foi dito há áreas restritas e certas coisas não podem ser divulgadas, e não custa lembrar, você está em ambiente privado e nem tudo a empresa pode lhe conceder direito de fotografar.
Andem juntos, não andem feio baratas tontas fugindo de inseticidas, tipo cada um por si.
- Se identifique: Diga quem é você, de onde vem, o que faz ali naquele momento. principio básico de uma visita é a sua apresentação, evite relatório longos da sua vida e seus gostos, anseios e sonhos. Primeiro, que ninguém tá a fim de saber, segundo que só uma apresentação rápida de 10 segundos e sem rodeios (Exemplo: Meu nome é João, tenho 22 anos, sou operário e sou da comunidade de Flor alegre, na qual esta empresa atende e fui convidado para participar da visita de encontro ao cliente)
- Uma visita não é uma ida a uma agência de empregos: Puta que pariu! Já exclamo esse dizer, devido ao palhaços bozologos que já vi indo a visita com um currículo embaixo do braço. Porra! É meio humilhante, parece que tá em desespero. Até entendo que pelo hobby, muitos querem trabalhar em empresa de ônibus, mas na ocasião de visita é a justa ocasião que vais levar um currículo? Isso fica feio até junto dos teus colegas e passa a imagem de desesperado. Então se queres trabalhar em uma empresa de ônibus, faça o seguinte:
2º Volte a empresa em outro dia sem ser o da visita, preferencialmente em dia útil e no horário comercial e procure a portaria ou RH para deixar o seu currículo.
3º Discrição é tudo, evite até mesmo comentar com os colegas do hobby no dia da visita, até antes da visita ou após sobre o emprego e/ou vontade de trabalhar. Isso pode causar algum comentário e até alguma ação negativa por parte do colega durante ou após a visita
4ºTenha um pouco de noção Seja razoável, por favor: não pense que porque você entende um pouco mais de ônibus e/ou transporte (até porque gente assim tem aos montes, não pense que vc é uma raridade) que aquela empresa vai se curvar diante de você e lhe colocar num pedestal de cara numa direção ou numa gerência. Procure se informar, de acordo com sua escolaridade e idade, o que você pode oferecer para aquela empresa. Se você achou que o que aquela empresa tem pra vc é pouco (ou não está de acordo com as suas "especialidade"), procure outra ou então se qualifique mais e tente novamente.
3º Discrição é tudo, evite até mesmo comentar com os colegas do hobby no dia da visita, até antes da visita ou após sobre o emprego e/ou vontade de trabalhar. Isso pode causar algum comentário e até alguma ação negativa por parte do colega durante ou após a visita
4º
- O que você digita é o que lhe visa: Antes mesmo da visita, veja sua compostura. As empresas tem perfis falsos olhando grupos, fóruns, comunidades, redes sociais olhando tudo o que se digita sobre ela e outras empresas. (Podem até estar olhando aqui o PARADA SOLICITADA, se for, valeu pela visita, se pagar, pode anunciar aqui, kkkk, brincadeira. Tanto é essa questão que é uma das razões evito falar nomes, seja de empresa ou meu para não me comprometer) Então já veja bem o que digita e lembre-se que é o seu nome que vincula ao que se escreve e isso pode deixar a sua imagem e a do grupo mal visto na empresa. E dependendo da merda que você falar, da porta você não passa.
- Não seja um morto de fome no Coffee Break: Geralmente nas visitinhas tem um coffee break, salgadinhos, bolo, sanduiche e refrigerante, entre outras delícias são oferecidos aos visitantes. Por mais que tenha não comido o café da manhã pra madrugar e chegar cedo na visita, não dê uma maconheiro com larica, pensando apenas em si próprio. Não vou nem comparar a uma criança da Etiópia, porque se uma criança daquela ficar na frente de um banquete, ela comerá o mínimo, pois a fome e condição que ela vive, já atrofiou a dimensão do estômago, vá lá, pegue o seu, em quantidade adequada e lembre-se dos demais. Só repita se der mesmo e outros o fizerem, mas com discrição e modos. E POR FAVOR EU IMPLORO, só porque uma usuária, aquela tia gorda fez o pratinho pra levar, não faça.
Agir de maneira organizada, sem apontar, sem alardes é garantia de uma visita bem sucedida
- Usuário é leigo, entenda isso: No meio de Admiradores/Busólogos e a pirralhada da bozologia, muitas vezes haverá usuários e líderes comunitários (Presidente de associação de moradores) que são convidados pela empresa, geralmente essas pessoas querem conhecer a empresa para ter esclarecimentos sobre o serviço prestado, julgam em muitos casos a empresa como vilã, muitas vezes nem tem idéia que há um órgão gestor por trás de tudo, só querem culpar a empresa, vão debater, reclamar, xingar
e o caralho a 4. Não rebata, nem tente explicar, até porque essa é a função dos representantes da empresa ali presente. Você tomando as dores da empresa pode PIORAR (aliás, pode não, VAI PIORAR) a situação conflituosa ainda mais para a empresa. Usuário é leigo e não tem os mesmos conhecimentos que nós, fique bem alheio a isso.
- Aparência boa é fundamental: Não andar mal arrumado, cabelo despenteado, barba mal feita ou por fazer, ver quanto a roupas, afinal você é seu cartão de visita, como você irá define muito a visão que outros tem sobre você. Então não faça feio numa visita, já vi bozologo que parecia mendigo e que dava impressão de que tinha roubado a câmera digital de alguém. Ande arrumado, mas também não exagere a ponto de quase ir de terno.
- Linguagem: Não precisa necessariamente ser um lorde, até porque tem muito bozologo ridículo e ditador de grupo bozologico que fala difícil para se parecer inteligente
e também para se julgar superior as antas seguidoras, ainda mais quando está em uma visita a empresa, mas evitar gírias, termos baixos, pejorativos ao se dirigir aos representantes da empresa, ou falar com seus coleguinhas.
- Veja bem quem você leva de acompanhante: Seja parente, namorada, vizinho ou amigo de hobby, não importa... Veja bem quem você leva, pois visão de usuário é diferente da visão de busólogo/admirador e gestor. Por não ter o conhecimento, pode julgar demais e falar o que não deve ser dito, as vezes o colega de hobby é uma hater daquela empresa, e isso lhe trará problemas. Tem gente que leva alguém com problemas de deficiência intelectual a visita (Nada contra, nem vamos restringir, mas dependendo do caso e do que a pessoa que se leva irá falar, tipo: Vou criar a empresa tal que comprará todas as outras empresas e será a incrível, isso em pouco tempo. Sei que ninguém é doido de rir disso ou levar a sério, mas gera uma situação desconfortável)
Prestar atenção nas palestras é crucial (Fonte: Site Expresso Guanabara - http://www.expressoguanabara.com.br)
- Prestar atenção e evitar conversas paralelas: Algumas palestras e burocracias são chatas e entediantes, reconheço. Mas procure, nem que seja por fingimento e compostura educada fazer de conta que presta atenção, olhando para as projeções na tela, olhar para os lados mostra vontade de ir embora dali, evite conversar com o colega ao lado, ou dar pitaco, mesmo que seja sobre a projeção ou setores apresentado, isso deixa você e o grupo mal visto na visita por parte dos representantes da empresa.
- Veja bem o que publicará depois: As fotos que você tirou no ambiente da garagem, certamente ganharão publicação na internet e relatório em fóruns. Então por favor, confira o conteúdo antes de ir para internet, se a foto tem algum conteúdo comprometedor, mostra algo restrito e principalmente, se você tem autorização prévia da empresa para divulgar a foto. Quanto aos relatórios confira o que vai dizer, suas impressões, mesmo que não tenha gostado, mas certas coisas é melhor guardar pra si do que defecar pelo teclado e sair mal falado depois e não conseguir visitas futuras a esta empresa ou conhecer outras.
- Empresas tem o poder e muitas vezes tem parceiras: É meu caro, as empresas tem o poder de
fuderprejudicar um ou um grupo todo dependendo do que é feito ou dito. Se existe pessoas que foram demitidas de uma empresa por justa causa que depois da demissão, nunca mais se ajeitaram na vida e ficaram queimadas em tudo que é empresa e as demais que nem sequer querem ver as fuças dessas pessoas nem pra visita. Resumindo: Cuidado com suas ações mesmo sendo contra uma empresa, outras tomarão as dores.
- Se ligue nas artimanhas das empresas: Muitas vezes tem passeio, ou visita promovida tanto pros bozologos, os que xingam nos foruns e grupos e usuários que é meio que um "Cala a boca" nos outros, então procure um meio termo, nem exalte como oitava maravilha do mundo, nem esculache.
- Respeite os horários e lembre-se que é uma "visita": evitar chegar atrasado (isso em qualquer situação é crucial na moldagem se seu caráter e integridade) ou "em bandos" é muito importante (Se vai com os coleguinhas, marca já no local), e evitar estender demais a visita também!!! Há certos bozologos que mesmo após a recepção, explanação, Coffee break, sessão fotográfica e o escambau ainda ficam nos pátios batendo papo, olhando o movimento, mesmo após os gestores da empresa terem ido embora. É a mesma coisa que você receber a visita de uma pessoa, recebe-lo e quando você precisa sair, pedindo educadamente para a pessoa sair, a pessoa fica puxando conversa e lhe atrasando mais e mais. Pega bem?? Claro que não, né? (Ainda mais com o fato de algumas empresas abrir o espaço para visitas nos dias de Sábado, pela manhã, portanto não faça a filhadaputice de segurar gestor pra conversar mais um pouco, já no fim da visita, pois quando dá meio dia, acaba o expediente dos gestores e burocracia e todo mundo tá louco pra largar, você queria que lhe segurassem no trabalho, justo na hora que você encerrou o seu expediente e tá cansado, querendo ir pra casa ou algum compromisso???) Então, se você quer esticar o momento de confraternização entre os admiradores, é só sair da empresa (evite plantão na frente do portão antes e depois da visita, lembre-se das normas de segurança!!!) e procurar um local apropriado pra isso!!!
- Agradecer: Esse é fundamental, em qualquer situação e lugar, nem precisa ser uma visita, mostrar que é uma pessoa educada é o mínimo que você deve saber fazer na vida. Pedir desculpa se houve algum problema (mesmo que não haja, isso fecha a visita de uma maneira boa e ponto positivo pra você.
Um comentário:
Meu amigo... essa matéria foi uma das melhores que eu li, além de ser um belo manual de comportamento, sem falar do projeto, que é muito bom.
Parabéns pelo texto e pela iniciativa =D
Postar um comentário