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quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fanatismo por empresas, quando a coisa fica séria.

Pra não ficar sem imagens, arrumei essa

Olá pessoal

Na postagem de hoje vamos falar dos bozologos fanáticos por determinadas empresas: Onde comem, onde vivem, onde dormem, de onde vem... hauahuahauhauah, Brincadeiras a parte para começar descontraindo (Lembrei do quadro do Hermes & Renato da boa época da MTV: Documento Trololó)

Enfim, da parte de quem goste de ônibus, seja ele Busólogo/admirador ou Bozologo, sempre terá uma empresa favorita. O problema é quando essa admiração foge do controle...

O que é o fanatismo?


Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente (E tradicionalmente) associado a motivações de natureza religiosa ou política, mas também se aplica a futebol e ídolos da música/TV em casos dos bozologos, as empresas. É extremamente frequente em paranoides  cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
1. Agressividade excessiva ;
2. Preconceitos variados;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto há um determinado "sistema"
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.


O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.

Ok, agora sei sobre o fanatismo, e quanto as empresas?

O Fanatismo, obsessão, exagero, frescurite com um quê de viadagem se aplica em situações que a admiração virou obsessão. Vejamos alguns sinais:


  • Não pesa os prós e contras: É o que mais ocorre, a empresa pode ter os carros detonados, dando problema, renovar com carroças, sempre arrumará justificativa como se fosse o porta-voz da empresa, certa vez questionando com uma criatura fanática sobre quebras, recebi a resposta: -"Ah empresa grande é assim, muita atividade, isso acontece". Sei que o amor racional dosa qualidades e defeitos, enquanto o cego só enxerga as qualidades. PUTA QUE PARIU! esse tipo de comportamento é irritante até nos encontros de busólogos e de quebra será zombado (e com razão) pelos amigos do grupo e até nomeado como MUSA DA EMPRESA.
  • Defende cegamente, mesmo estando errado: Defende??? ele discurtirá, terá um pití, brigará com todo o grupo. Isso se chama frescura, vamos soletrar F-R-E-S-C-U-R-A, e "das brabas". Já vi muito marmanjo, de maior 23 anos com a mentalidade de moleque de 8 por conta desses comportamentos, usa características como argumento do tipo: Pelo menos a Empresa X (que tanto ama) nunca precisou comprar carro usado pra renovar frota (Já pensou em necessidade emergencial, ainda mais se for aumentar frota em vez de renovar?) e usa isso para dar uma indireta ao outro comentário que é de um sujeito que é fã da empresa Y
  • Menospreza as outras empresas: Xinga todas as empresas, agora vá falar da dele, pra ver como não arruma u minimigo para o resto da vida, pra ele só a dele é a que presta, por mais que apresentem defeitos sobre ela ou se a empresa compra carro com assento plástico em vez de cadeira estofada.
  • Só se interessa por ela: Se tira fotos e publica, só se for dé dessa empresa, já as outras ele nem quer ver
  • Veste, usa itens que lembrem a empresa: Ah sim, isso ocorre muito. Por exemplo, se a empresa tem a cor amarela, ele vai viver usando amarelo, terá caderno amarelo, adotará a cor amarelo como favorita.
  • Só quer viajar se for com aquela empresa quando há outras opções: Tipo vem o ônibus da empresa amada e o de outra empresa, ambos tão indo pro mesmo lugar, ele vai no ônibus entupido pendurado na porta, mas só porque é da empresa querida dele enquando outro da outra empresa vai só levando vento
  • Tem chilique quando um ônibus dessa determinada empresa é danificado: Tipo já vi esse tipo de gente fanática só faltando se atirar ao frente do ônibus ou entrar no fogo, porque o ônibus da empresa querida dele tá sendo incendiado, apedrejado, até desmaia quando vê um ônibus da empresa batido. (Recomendo procurar tratamento urgente)
  • Monitora todos os passos da frota em detalhes: Tem gente que faz um acompanhamento milimétrico no qual placas, escala de cada dia é verificado para ver que alteração houve naquele dia e anotado, quem quebrou, quem bateu, mas tudo daquela empresa.
  • Até o seu nome em perfil de rede social é modificado: Tipo incorpora nome da empresa, área de atuação ou tipo de serviço de empresa rodoviária (EX: John Normandy, John 06 ou John Premium)
  • Quer ser a estrela da visita, quando esta ocorre: Quer ser o sabe tudo, mostra parte das suas ações fanática acima mencionadas, isso falei em outro artigo que tratava sobre visitas em empresa e nem queira saber o efeito que isso causa nesse momento.
Não quero discriminar nem agredir ninguém, todo mundo tem seu determinado gosto, mas seja moderado. Tudo em exagero não presta.


4 comentários:

  1. Em alguns casos, o fanatismo por uma determinada empresa parece caso de hospício. Mas também tem o fanatismo por fabricantes de carroceria, basta observar a quantidade de fãs da Busscar que ficam descendo a lenha na Marcopolo como se isso fosse melhorar a situação financeira da Busscar...

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    1. As viúvas da Busscar estão descontroladas mesmo, mas já era. Já faz tempo que a Comil está sendo um player sério no mercado de ônibus, com qualidade pau a pau com a da Busscar e um design melhor e mais arrojado. Mesmo agora com o Campione regredindo e ficando mais simples, continua funcional e até bonito.

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  2. Rapaz to morrendo de rir com esse texto, pois sou um busólogo fã da Guanabara, mas um fã muito fã mesmo com direito a sair várias vezes em jornais por causa disso.

    Realmente, quando via um busão da Guanabara quebrado chegava a ficar com febre e das autas, mas depois fui reconhecido pela a empresa como fã número 1 no ano de 2005 e essa obceção melhorou muito, em 2007 criei meu primeiro blog e nunca mais tive essas reação de fanatismo.

    Além disso, hoje sou funcionário da mesma e gosto muito do que faço, pois gosto de ônibus. E como vi em outros post sou um BUSÓLOGO e não um BUZOLOGO.

    Parabéns pelas as matérias.
    Josenilson Rodrigues

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